quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Importância das Ilustrações

Paul_Jaquays-Draconic_TriptychQuando eu estava pesquisando umas imagens para a postagem de anúncio do falecimento de Frank Frazetta dias atrás, acabei pensando no assunto da importância das ilustrações no RPG, e me lembrando de uma coisa: na verdade, o grande fator responsável pelo meu interesse no RPG foi uma ilustração.

Não era uma grande ilustração, apesar de bem feita. Apenas uma ilustração de personagem numa planilha de GURPS. Um guerreiro/bárbaro de bigode, com um machado, em preto e branco, feita a nanquim. Mas posso afirmar que, naquela altura da minha vida (por volta dos 10 anos de idade), ela me chamou mais atenção do que a rolagem de exemplo que eu fiz naquele dia.

Eu acredito que as ilustrações tem um importante papel em atrair novos jogadores. Quantas vezes alguém já não abriu um livro novo numa loja de RPG, só porque a ilustração da capa lhe atraiu a atenção?

É certo também que as ilustrações de RPG mudaram bastante ao longo do tempo, possivelmente retratando uma mudança no estilo de jogo (ou no tipo de jogadores) pretendido pelas editoras, um assunto interessante que já foi tratado em outros blogs.

O fato é que as ilustrações acabam ficando para sempre em nosso imaginário, nos influenciando, servindo como parâmetro para nossa imaginação, sendo responsáveis por grande parte dos componentes de nossos jogos.

6 comentários:

  1. Ah, as ilustrações! Sem dúvida foram elas que me levaram para o RPG.

    Me lembro bem quando haviam aqueles maravilhosos calendários de Dragonlance! Dava pra sentir uma carga épica em cada imagem, mesmo se ela retratasse apenas um grupo de aventureiros, como a capa do Tales of the Lance.

    Outro cenário que tinha ótimas ilustrações era Greyhawk. A capa do From the Ashes é fantástica.

    Do Al-Qadim eu gostava das capas do Golden Voyages e do Land of Fate.

    Dentre os artistas que mais gostava estavam: Clyde Caldwell, Jeff Easley, Tony DiTerlizzi, pelas ilustrações de Planescape, e o incrível Larry Elmore.

    Que saudades daquele tipo de arte!

    Hoje parece que é tudo anime ou mangá. Não é meu estilo.

    ResponderExcluir
  2. Me lembro de como era a sensaçãode entrar nas lojas de RPG e se vercercado de capas de livros de AD&D 2ªed, com suas capas maravilhosas!

    Esse tipo de ilustração realmente é incrível, não entendo porque abandonaram esse visual. Hoje em dia, ou é tudo pendendo pro mangá, ou então ilustrações feitas em programas de modelagem 3D.

    ResponderExcluir
  3. Vida longa as ilustrações da velha guarda! Por mais que concorde com o autor sobre a sedução inerente das belas capas, inclusive a de jogos recentes, nenhum jogo ainda conseguiu tomar o lugar da "magia" que exalava e transbordava das ilustrações da era AD&D. Até hoje são minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  4. As ilustrações não só me motivaram como ainda motivam muitas compras de livros de RPG :D

    ResponderExcluir
  5. igor, seee der pra atualizar, coloca esse link ao inves do Vorpal: http://modulosrpg.blogspot.com.br/2009/11/read-magic-estetica-mutante-do-d.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...