sexta-feira, 11 de junho de 2010

AD&D 3.5: O Cavaleiro

equites Dando continuidade à análise das classes do AD&D 3.5, agora é a vez do Cavalier. À primeira vista, esta classe é pouco mais do que um guerreiro montado, mas o que diferencia um cavalier de alguém que simplesmente monta a cavalo é o fato de que o combate montado é a vida do Cavaleiro.

Cavalaria é uma unidade militar de elite, e aqueles que dedicam sua vida a essa atividade são muito mais do que simples guerreiros a cavalo. E é aí que eu preciso explicar minha opção por mantê-la como uma classe distinta do guerreiro. Apesar das similaridades, seria necessário criar várias regras para conferir a um guerreiro especializado em combate montado as mesmas vantagens que um cavaleiro deveria possuir. Muito mais possibilidades de customização do que eu estou disposto no momento. Por outro lado, optando por ser apenas mais um Estilo de Combate, seria provavelmente muito mais vantajoso que os demais Estilos. Por essas razões, preferi manter a classe em separado e conferir vantagens diferentes das do guerreiro.

Assim como os demais homens-de-armas, o cavalier pode realizar vários ataques por rodada, independente da forma de ataque e recebe melhores bônus de acerto que os demais grupos de classes. Ele também tem total liberdade de escolha de armas e armaduras.

Cavaleiros podem se especializar em armas (weapon specialization) assim como os guerreiros, mas ao contrário destes, sua escolha das armas nas quais se especializar é restrita às armas associadas ao combate montado.

Cavaliers não são obrigatoriamente membros de uma Ordem de Cavalaria (apesar de poderem ser), mas sempre servem a algum poder hierárquico superior, seja uma ordem religiosa, lorde feudal, guilda ou exército. Isso o prende a um código de conduta e limita seu alinhamento às variantes ordeiras (lawfull). Apesar disso, cavaleiros podem ser malignos, neutros ou bons, indistintamente, o que também afeta os preceitos do seu código de conduta e determina a que tipo de estrutura eles servem.

Essa relação com os poderes políticos do cenário e a dedicação intrínseca aos cavaleiros confere a eles bônus nos testes de resistência contra feitiço, confusão e medo (a habilidade valor) e permite que ele se beneficie de seu status perante a sociedade. Além disso, seu treinamento confere as perícias Profissão (cavalariço) e Conhecimento (etiqueta) além dos pontos de perícia iniciais normais.

Mas a principal habilidade dos cavaleiros é com certeza sua habilidade a cavalo (horsemanship). O cavaleiro é capaz de realizar a maior parte das atividades montadas sem necessitar um teste de montaria, inclusive combater montado. Por ser muito mais hábil em manejar seu cavalo, ele também pode realizar um conjunto de manobras que as demais classes não é capaz, como realizar grandes saltos e utilizar a montaria para se proteger em combate. Além disso, cavaliers iniciam o jogo com um cavalo de guerra leve.

O preview da classe pode ser encontrado aqui, e sugestões, opiniões e críticas são bem vindas.

3 comentários:

  1. interessante!

    seria possivel um cavaleiro mongol, especialista em arco?

    ResponderExcluir
  2. Legal =)... embora eu não irei usar.
    É que assim. É raro eu conseguir reunir o grupo, então quando o faço, geralmente são com uma história simples e um dungeon crawl. É meio dificil meter um cavalo em uma mesmorra hehe.

    ResponderExcluir
  3. @Rafael: É sim, na descrição da classe, se não me engano, cita que a um cavaleiro élfico poderia ser permitida especialização em arco. Um mestre sábio entenderia que isso pode ser extendido a outras culturas onde o arco é importante.

    @Edorass: realmente, cavaleiros não são bons personagens pra dungeon crawls...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...