segunda-feira, 21 de junho de 2010

AD&D 3.5: O Ranger

Tanis_half_elven Eu tenho plena consciência de que o ranger do AD&D é uma classe concebida tendo como base os Guardiões do Norte de O Senhor dos Anéis, um grupo bondoso de guerreiros dedicados a proteger as terras do norte da Terra Média das forças do Senhor do Escuro, e inteiramente formada de elfos, meio-elfos e altos-homens.

No entanto, por mais que eu ache a ideia interessante, acho que ela funciona melhor em alguns cenários do que em outros, resultando em uma classe com um comportamento muito específico. Ao mesmo tempo, o ranger possui várias qualidades que servem para caracterizar arquétipos mais genéricos, nem sempre bondosos, e de uso bem mais flexível em qualquer cenário ou campanha.

Por essa razão, eu prefiro encarar a classe ranger não como uma ordem bondosa dedicada a um propósito específico, mas sim como um guerreiro de selva, o soldado especializado em guerrilha, o caçador perito em rastrear suas presas, um desbravador apto a sobreviver sozinho nos ermos selvagens.

Assim, no AD&D 3.5 o ranger é um membro do grupo de classe dos Homens-de-armas (ou Warriors), e como todos eles tem a capacidade de realizar vários ataques por rodada, independente da forma de ataque, além de receber melhores bônus de acerto que os membros dos demais grupos de classes.

Sua especialização em sobrevivência e habilidade em terrenos selvagens são representadas pelo fato de ganhar gratuitamente as perícias Conhecimento da Natureza e Montanhismo, e as habilidades de rastrear (track), sobrevivência (survival), percepção apurada (perception), e habilidade de se esconder em ambiente selvagem (wilderness stealth). Conforme avança em sua carreira. O ranger adquire conhecimento de como se deslocar mais facilmente dentro de regiões com vegetação cerrada (woodland stride).

O encontro frequente com animais nas regiões selvagens confere ao ranger conhecimento sobre o comportamento e temperamento dos animais (animal empathy). Devido a esta experiência, os membros desta classe são capazes de melhorar a reação de animais e até mesmo fazer amizade com estes.

Rangers comumente também desempenham o papel de protetores de seus povoados contra os povos fronteiriços. Os embates frequentes contra os mesmos tipos de oponentes gera um tipo de familiaridade que permite que ele receba vantagens ao combater tais oponentes, mas também produz uma inimizade intrínseca do ranger a tais espécies que dificulta sua habilidade de reagir amigavelmente ou de forma diplomática a membros dessas raças.

Para combater de forma eficiente em regiões selvagens, os ranger precisam confiar em táticas de combate rápidas e eficientes. Portanto rangers preferem armaduras leves, armas rápidas e ataques à distância. Sempre que estiverem com armaduras leves ou sem armaduras, os rangers podem se beneficiar dos estilos de combate Combate à Distância e Combate com Duas Armas, que funcionam igual às habilidades de mesmo nome dos Guerreiros.

Por fim, rangers de nível alto são capazes de utilizar algumas magias similares às dos druidas, mas apenas as relacionadas com plantas, animais e viagens, que o auxiliam a sobreviver nos ermos. Confesso que essa habilidade foi mantida mais por tradição do que por qualquer outra razão, pois pessoalmente eu provavelmente ignoraria as magias se jogasse com um ranger. Mas é sempre mais simples um mestre retirar uma habilidade do que tentar incluí-la depois, por isso ela está aí.

O preview da classe em .PDF pode ser baixada aqui, e os comentários, opiniões e sugestões, como sempre, serão bem vindos.

5 comentários:

  1. Ranger, infelizmente, foi a classe com que eu menos joguei em minha carreira Rpgistica. Para tu ter uma idéia, já joguei mais vezes com um Bardo do que com um Ranger. =D

    E olha que não existem muitos bardos por aí.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. @Trapaceiro: Bardos e rangers, duas classes que eu acho demais!

    ResponderExcluir
  3. Como eu já disse pro Igor, esse Tanis, o meio-elfo, da foto tá muito acabado coitado... xD

    Sobre os rangers.. eu não acho muita graça neles, acho que eu sou mais os bardos entre os dois aqui de cima.

    ResponderExcluir
  4. Há previsão de quando sai o livro e se ele sai em português ou só em inglês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas na vida real tem estado meio complicadas, então sem previsão para a versão final. E por enquanto apenas em inglês mesmo.

      Mas aguarde que em breve trarei novidades sobre o projeto!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...