quarta-feira, 7 de julho de 2010

AD&D 3.5: O Bárbaro

Dando prosseguimento às postagens sobre os Homens-de-armas, agora é a vez de falar do Bárbaro. Esta classe não representa todo e qualquer membro de tribos não-civilizadas, mas sim apenas os guerreiros desses povos. O mais clássico exemplo desse arquétipo não poderia ser outro senão Conan. Mas óbvio que não é possível utiliza-lo como exemplo para uma classe, já que Conan representa o indivíduo quase perfeito, hábil em todas as áreas: guerreiro mercenário, ladrão, pirata, soldado, general, rei...

O Bárbaro faz parte do grupo dos Homens-de-armas (ou Warriors), e como tal, tem a capacidade de realizar vários ataques por rodada, independente da forma de ataque. Além disso, recebe o mesmo +1 de bônus de acerto por nível que os demais membros deste grupo.

Entretanto, o bárbaro é um combatente menos treinado do que o guerreiro, que luta de modo mais livre, menos preocupado em defender-se. Por isso, apesar de poder utilizar qualquer arma, bárbaros não utilizam armaduras pesadas. O estilo de vida de seus povos, longe das grandes civilizações e suas regras rígidas e intermináveis, também faz com que um bárbaro nunca abrace o caminho da ordem. Essas duas características (preferencia do ataque à defesa, e natureza contrária à ordem) permite que o bárbaro seja capaz de entrar num estado de selvageria em combate que lhe concede várias vantagens, como bônus de acerto e dano, bônus de pontos de vida, e ataques extra (a habilidade berserker rage).

Esses guerreiros selvagens também são muito hábeis para lidar com as situações extremas das regiões selvagens onde seus povos vivem. Além das perícias Conhecimento da Natureza e Profissão: Montanhista (dadas pela habilidade barbarian training), eles possuem a capacidade de encontrar água, alimento e abrigo em regiões selvagens (a habilidade survival) e conseguem esconder-se eficientemente nesses ambientes (wilderness stealth).

A natureza caótica dos combates entre as tribos bárbaras resulta no desenvolvimento de várias habilidades por seus guerreiros. Seus combates tendem a ser rápidos, brutais e desorganizados, assim, uma movimentação rápida, que só pode ser obtida com armaduras mais leves, é essencial (fast movement). Do mesmo modo, devido a essa desorganização e velocidade ao avançar sobre os oponentes, um bárbaro pode facilmente se ver cercado de oponentes, e nessas horas é bom que ele saiba como se proteger eficientemente mesmo nessas situações difíceis (combat sense).

Por fim, os combatentes das tribos bárbaras são sempre indivíduos extremamente resistentes, produtos da Seleção Natural, e por isso se saem muito bem em todo o tipo de tarefa que exija resistência física, e continuam de pé mesmo depois que a maioria já teria desmaiado (qualidade representada pela habilidade resilience).

O preview da classe em .PDF pode ser baixada aqui, e já sabem, opiniões, sugestões e críticas nos comentários, por favor.

Um comentário:

  1. Concordo que o Conan é um mal exemplo como personagem de RPG. Com um membro que pode realizar quase tudo, não é possível criar o clima de cooperação tão importante para um jogo de AD&D.
    E o bárbaro é uma das minhas classes preferidas.
    Continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...