terça-feira, 27 de julho de 2010

As Várias Edições do D&D: O Século 21 (Parte 2)

Conforme prometido, mesmo após algum atraso, trago a vocês a segunda parte da lista das edições do D&D no século 21. Desta vez, falando praticamente só da Old School Renaissance e em sua grande maioria de versões “não-oficiais” do Dungeons & Dragons (ou seja, versões que não pertencem à editora que detém os direitos da marca).

Todas (ou quase todas) essas versões do jogo, e de certo modo a própria OSR, devem sua existência principalmente à Open Game License (OGL) e ao System Reference Document (SRD), licensas criadas pela Wizards of the Coast que permitem e regulamentam a publicação de material utilizando o sistema do Dungeons & Dragon.

2001 – HackMaster, by Kenzer and Company - Jolly R. Blackburn e David Kenzer

O Hackmaster é de certo modo uma paródia do D&D, pois trata-se do RPG jogado pelos personagens da série de quadrinhos “Knights of the Dinner Table”. O jogo foi criado a partir dos vários pedidos dos fãs da série, após o que a Kenzer & Co. obteve licensa da Wizards of the Coast para a publicação.

O jogo é muito similar ao AD&D, mas cheio de regras variantes, mais classes, raças, magias diferentes, etc. No entanto, apesar de ser uma sátira o jogo ficou muito bom e funcional. Uma curiosidade é que a primeira edição do Hackmaster chama-se “Hackmaster 4ª edição”.

2004 - Castles & Crusades, by Troll Lord Games - Davis Chenault e Mac Golden

Possuindo regras inspiradas pelo AD&D 1ªed e D&D 3.0, mas com um forte apelo old school e uma certa busca pelo design rules light, Castles & Crusades é um sistema comercial que recebia grande apoio do próprio Gary Gygax. Se o jogo não fosse verdadeiramente bom, isso por sí só já seria um ponto a seu favor.

O Castles & Crusades usa uma mecânica própria chamada SIEGE Engine, que utiliza-se de atributos primários e secundários, e dificuldades únicas paras os testes. É um dos sistemas da OSR que possui maior número de módulos e suplementos lançados.

2006 - OSRIC, ou Old School Reference and Index Compilation - Stuart Marshall
Old School Reference & Index Compilation, ou simplesmente OSRIC, é provavelmente o melhor exemplo do termo "retroclone". É um compêndio de regras do AD&D 1ª edição, praticamente sem nenhuma alteração, apenas um ou outro ajuste ocasional para melhorar a coerência do sistema.

Idealizado para ser utilizado como um sistema de regras que poderia ser utilizado como referência para a publicação de módulos e suplementos, sem que houvesse a necessidade de utilizar a marca Dungeons & Dragons (e portanto, não estando preso à edição da vez).

O livro possui mais de 400 páginas, e comporta tanto o livro do jogador, quanto o manual do mestre e lista de monstros. É de distribuição gratuita, e o .PDF pode ser baixado em seu site oficial.

2006 – Mazes & Minotaurs, by Legendary Games Studio – Paul Elliott

Este é provavelmente um dos mais curiosos artefatos da OSR. Trata-se de uma espécie de “o que aconteceria se” o Dungeons & Dragons tivesse sido inventado usando como inspiração o filme Fúria de Titãs e as lendas gregas, ao invés das histórias de Espada & Magia.

As regras não são exatamente iguais às do D&D, mas o livro é escrito como se nunca houvesse existido um D&D, e Mazes & Minotaurs fosse o primeiro RPG da história. É uma espécie de recriação do D&D, usando a mitologia grega como fonte de inspiração para suas classes de personagem básicas, equipamentos e monstros, e não a Europa Medieval e as obras de autores como Tolkien.

2006 – Microlite20 – Robin V. Stacey

O Microlite20 é um RPG minimalista, que visa ser completamente compatível com a maioria dos materiais produzidos para o sistema D20. O documento básico possui 3 páginas, sendo que uma comporta apenas a OGL.

Particularmente, eu não considero este sistema verdadeiramente como uma versão do Dungeons & Dragons, já que as regras são diferentes demais, ao ponto de não seguir aquilo que eu acho como o mínimo necessário para que um jogo possa ser considerado D&D. Por exemplo, nesse sistema há apenas 3 atributos (Força, Destreza e Mente), ao contrário dos 6 atributos clássicos. Ainda assim, ele é completamente compatível com o sistema D20, ao ponto de que a conversão é muito simples.

A distribuição em .PDF é gratuita no site do jogo, e há vários suplementos disponíveis, além de versões pocket book para impressão.

2007 - Labyrinth Lord, by Goblinoid Games - Daniel Proctor

Este é provavelmente o mais bem sucedido retroclone do BD&D de todos. Com muitos adeptos e grande aceitação da comunidade de jogadores, possui muitos suplementos, módulos, e outros materiais de suporte lançados para este jogo.

Suas regras são praticamente as mesmas do BD&D, com apenas alguns poucos ajustes para eliminar discrepâncias e facilitar a apresentação das regras.

Apesar de ser possível adquirir uma versão física do livro, uma versão PDF sem ilustrações é disponibilizada gratuitamente no site oficial da Goblinoid Games.

2007 - Basic Fantasy Role Playing Game - Chris Gonnerman

Este jogo é considerado um retroclone do BD&D, apesar de possuir várias diferenças nas regras, como classe de armadura ascendente e separação entre raça e classe. O livro básico é bastante completo, e há diversos suplementos e aventuras para esse sistema.

A distribuição do .PDF é gratuita no site oficial, mas também é possível adquirir uma versão impressa através do Lulu.com.

2008 - Swords & Wizardry, by Mythmere Games - Matthew J. Finch

O Swords & Wizardry é um retroclone do OD&D que traz diversas diferenças das regras originais. Entre estas diferenças está a presença de um valor de teste de resistência (saving throw) unificado. O livro é bem completo e organizado.

Em 2009 foi lançada uma segunda versão do jogo, o Swords & Wizardry White Box, que traz ainda mais variantes nas regras. Ambas versões do jogo podem ser adquiridas em versão impressa, ou em .PDF gratuitamente no site da editora.

2008 - Advanced Dungeons & Dragons 3rd edition – Chris Perkins

Deste eu já falei bastante aqui no Dungeon Compendium. Um dos poucos da lista que não respeita a OGL e portanto não é um jogo lançado "oficialmente" por nenhuma editora. Por isso também é o menos popular de todos os jogos apresentados aqui, já que devido a seu status extra-oficial nenhum suplemento pode ser lançado comercialmente para estas regras.

Trata-se de uma versão ideal de como a 3ª edição deveria ser, de acordo com o autor. Ele segue o estilo do AD&D e incorpora regras do D&D 3.5, Castles & Crusades, e do AD&D 1ª e 2ª edições. O livro também usa trechos e imagens retirados de outras edições do D&D.

2008 - Mazes & Minotaurs Revised Edition, by Legendary Games Studio – Paul Elliott

Ainda seguindo a idéia original do Mazes & Minotaurs, o autor Paul Elliot lançou a “Revised Edition”, como se fosse uma segunda edição do jogo lançada 15 anos depois. É como se fosse o AD&D do Mazes & Minotaurs, lançado no mesmo modelo, separado em 3 livros: um livro dos monstros (Creature Compendium), um livro do jogador (Player’s Manual), e um livro do mestre (Maze Masters Guide). Curiosamente, mesmo em sua Revised Edition, o jogo não abandona o estilo de raças-como-classes, o que o diferencia razoavelmente do AD&D.


Daqui a alguns dias, a próxima e (quase) última parte desta série de postagens.

8 comentários:

  1. otima materia, indispensavel para quem quer ter uma ideia sobre os retroclones!

    o hackmaster tem uma coisa bacana tb: varias capas sao inspiradas em modulos de AD&D, ou ate mesmo nos core books.

    parabens pela materia!
    acho uma pena que aqui no brasil nao é barato fazer copias, ou ainda, nao existe em preço acessivel serviços como o do lulu

    (ah, e "minimalista" quer idzer detalhista,acho que vc quis dizer o contrario :P)

    ResponderExcluir
  2. Fala, Igor.

    Voltei de férias e encontrei o DC cheio de coisas boas! Essas matérias sobre retroclones estão ótimas.

    O que eu acho legal no Labyrinth Lord é que existe um Advanced Edition Companion, que expande as regras do módulo básico e dá um ar de AD&D 1st edition (com separação de classes e raças e revisão os feitiços).

    Outro que parece legal (mas acho que está parado) é o For Gold and Glory que é basicamente um OSRIC para AD&D 2nd Edition

    Por falar em retrocolnes e similares, dia 06 de julho chegou minha encomenda da Troll Lord Games! Os hardcovers do C&C Players Handbook 4th Edition e o do Monsters & Treasures. Estou pensando em montar um grupo de Old School aqui em Brasília. Vamos ver no que vai dar.

    Até.

    ResponderExcluir
  3. Igor, arquivo realmente bom. Os suplementos para Labyrinth Lord só existem a venda ou eles disponibilizam gratuitamente? Porque eu dei uma olhada por cima no site e achei apenas o download do manual e daquele avançado que lançaram recentemente.

    ResponderExcluir
  4. @Rafael: É rafael, você tem mesmo razão! Mas eu utilizei o termo "minimalista" pensando no movimento artístico e de design minimalista, que tinha como preocupação se exprimir através de seus mais fundamentais elementos.

    Mas bom que deu pra entender a idéia: só o básico e mais nada!

    ResponderExcluir
  5. @Edorass: Há muitos módulso e suplementos feitos pra LL. Eu acredito que hajam alguns gratuitos, além dos que são vendidos. Dê uma pesquisada em lojas virtuais como a RPGNOW.

    ResponderExcluir
  6. @Jorge Leandro: Eu não conhecia esse "For Gold & Glory". É só comigo ou não dá pra baixar do blog os arquivos com os capítulos do jogo?

    ResponderExcluir
  7. Igor, o responsável pelo FG&G (Giff) postou em um fórum do Dragonsfoot a razão de os links estarem quebrados. Segue o texto:

    "For those that don't know, I'm forward deployed in the Navy and internet connection is downright horrible. We had to fight for a T1 line and you have to take into account that it's servicing 400+ people at any one time. It really makes you appreciate modern connectivity when in 2010 you're reduced to what's basically a 56k connection.

    I hosted the files on a different server than the website and I forgot to pay this year's costs so it was taken down. Being on a government computer I can't upload files to a private FTP server. I'll find a work around eventually. Progress is slow and steady and I'm wrapping up the magical weapons section."

    Por enquanto ele ainda não passou o endereço novo, mas já é bom saber que o projeto não foi abandonado.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o retroscpeto, como será a lista na próxima década?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...