quinta-feira, 29 de julho de 2010

As Várias Edições do D&D: O Século 21 (Parte 3)

E, finalmente, a última leva de "versões" do Dungeons & Dragons.

2008 – Microlite74 – Randall S. Stukey

O Microlite74 é uma versão do Microlite20 que visa recriar o estilo de jogo do OD&D, ao contrário do jogo original que visa apenas a compatibilidade com o sistema D20.

Em 2009 foi lançada também a versão 2.0 do Microlite74, com algumas modificações de regras e expansão de opções. O documento original do Microlite74 tem 10 páginas, contendo todas as regras necessárias para jogar, e pode ser baixado gratuitamente em .PDF.

2009 – Aventura e Magia – Marcelo Frossard Paschoalin

O Aventura e Magia é uma versão brasileira do Microlite20, mas que utiliza a mecânica de rolagem D18 (que utiliza 3d6 ao invés de 1d20 para realizar os testes). Por isso, acabou se tornando um jogo OGL independente do Microlite20 original.

2009 - Pathfinder Roleplaying Game, by Paizo Publishing - Jason Bulmahn

Este é uma espécie de D&D 3.75, já que usa como base a plataforma D20 e toda a estrutura do D&D 3.5. Desenvolvido pela Paizo como uma espécie de resposta ao D&D 4ªed, numa tentativa de acolher os órfãos da 3ª edição. O jogo foi desenvolvido com grande intervenção da comunidade de jogadores, que fizeram os playtestes e tiveram acesso às versões alfa e beta-teste.

Apesar de alguns clamarem que o Pathfinder é também um jogo old school, sinceramente a impressão que eu tive não foi essa. No entanto, ele traz muitas diferenças do D&D 3.5, incluindo opções de progressão de XP para atrasar um pouco a evolução dos personagens e alterações que diminuem os problemas do sistema de perícias. Em geral, todas as classes ficaram mais poderosas, ganhando novas habilidades, e tornando-se praticamente “mais do que humanos” ao 20º nível.

2009 - Hackmaster Basic, by Kenzer and Company - Jolly R. Blackburn, Steve Johansson, David Kenzer e Mark Plemmons

Após conseguir uma licensa que não forçava mais a empresa a publicar uma paródia do D&D, a Kenzer & Co. decidiu lançar o Hackmaster Basic, uma versão séria do Hackmaster.

Seguindo ainda a mesma linha do antigo título, esse novo livro é um AD&D repleto de regras diferentes, de escrita bem humorada e altamente funcional. Apesar de ter "Basic" no nome, esse jogo é tão ou mais complexo do que o Hackmaster 4th edition, e o "básico" vem do fato de que é um jogo introdutório, com 4 classes, 4 raças e evolução apenas até o 5º nível.

O jogo também é uma introdução a um futuro Advanced Hackmaster, que ainda não foi lançado, ou mesmo oficialmente anunciado.

2009 – Searches of the Unknown – Nicolas Dessaux

Não tenho exata certeza de quando foi lançado este sistema, mas acredito que tenha sido em meados de 2009. Searches of the Unknown é uma opção de regras para se jogar os módulos e aventuras das edições mais antigas do D&D, utilizando regras que cabem em apenas uma página. Um jogo ainda mais minimalista do que o Microlite20.

A idéia é utilizar um sistema de estatísticas simplificado, igual ao que é usado para descrever os monstros (AC, MV, DV, pv, nºAT, Dano), para descrever as habilidades das personagens dos jogadores. A história das regras caberem em apenas uma página é só parcialmente verdade, já que as regras originais só permitem a criação de guerreiros, e há outros documentos que trazem regras adicionais, como utilizar magias por exemplo, aumentando o número de páginas do sistema.

O sistema é gratuito, e aparentemente tornou-se muito popular, com vários adeptos, já que existem diversas expansões e variantes das regras para outras ambientações.

2009 - Old Dragon Fast Play Test - Antonio Sá Neto (Mr. Pop), Daniel Ramos e Fabiano Neme

O Old Dragon é o primo brazuca dos jogos da OSR. Pode ser considerado o primeiro retroclone brasileiro, apesar de usar as regras do BD&D com algumas alterações importantes, entre as quais diferenciação entre raça e classe e classe de armadura crescente. Em 2009, o que foi disponibilizado era apenas a versão simplificada de teste, e mesmo assim já obteve grande aceitação do público RPGista. Também, não é pra menos, os caras do Old Dragon mandam muito bem no seu material.

O jogo recebe suporte do Vorpal (excelente blog mantido por um dos autores), mas também possui seu site próprio, onde os materiais produzidos para o jogo podem ser baixados gratuitamente.

O projeto do OD permite que qualquer um utilize seu sistema e sua marca para produzir seu próprio material, com a condição de que os autores sejam avisados para poder disponibilizar estes materiais no site oficial. É previsto ainda para 2010 a versão final completa do Old Dragon.

2009 – Spellcraft & Swordplay, by Elf Lair Games – Jason Vey

Este é talvez um dos menos conhecidos dentre os jogos da OSR baseados no D&D. Assim como acontece com o Microlite20, as regras são tão diferentes que pessoalmente eu não considero ele como uma verdadeira versão do Dungeons & Dragons.

Ele é um re-design do OD&D, utilizando o “sistema de combate original” (as regras do wargameChainmail”) como padrão, ao invés do “sistema alternativo de combate” (as regras que acabaram tornando-se o padrão do D&D). Ele também utiliza 2d6 para realizar as rolagens dos testes, ao invés de 1d20.

Versões em .PDF e impressas podem ser compradas através do Lulu.com, mas uma versão básica do sistema, em .PDF, também pode ser adquirida gratuitamente.


2010 - Advanced Edition Companion, by Goblinoid Games - Daniel Proctor

Uma espécie de suplemento para o Labyrinth Lord, este livro traz regras para transformar o feeling do jogo em algo mais próximo do AD&D do que do BD&D. Sendo assim, possuir o livro original de Labyrinth Lord ainda é altamente recomendado para jogar.

Apesar de ser um material escrito para LL, traz muitas informações e tabelas úteis, mesmo para quem joga outras versões do Dungeons & Dragons ou retroclones.

Da mesma forma que o livro de regras original, o Advanced Edition Companion pode ser adquirido em versão impressa, ou gratuitamente no site da editora, em uma versão PDF sem ilustrações.

2010 – Dark Dungeons - Blacky the Blackball

Tendo seu nome inspirado por uma publicação em quadrinhos religiosa que visava combater o RPG através de desinformação e mentiras deslavadas, o Dark Dungeons é um retroclone do D&D Rules Cyclopedia, um dos melhores e mais completos manuais do BD&D de todos os tempos.

Distribuído gratuitamente em .PDF, este conjunto de regras possui pequenas diferenças do material original,mas ainda é um manual muito completo, recheado de informações úteis para mestres e jogadores. Versões impressas em capa dura e brochura podem ser também adquiridas através do Lulu.com

2010 - Myth & Magic Starter Kit, by New Haven Games - Tom Ryan

De acordo com o editor, Myth & Magic não é um retroclone, mas sim um retro-remake do AD&D 2ª edição. Contendo diversas regras diferentes do sistema original, tudo o que foi lançado até o momento foi um Starter Kit com 128, mas que já é bem completo, apesar de trazer apenas informações para evoluir personagens até o 5º nível.

Enquanto a versão completa não é liberada, pode-se adquirir o .PDF do Starter Kit gratuitamente no fórum do jogo, para aqueles que se cadastrarem, ou então baixar diretamente aqui.


Provavelmente, essa lista não cobre todas os retroclones, retro-remakes e variações do Dungeons & Dragons produzidos pela OSR, mas com certeza já dá uma boa idéia da produçãoatual de jogos baseados nas regras originais do D&D.

Além disso, esse ano ainda promete muitos outros conjuntos de regras, como as versões completas do Old Dragon e do Myth & Magic, o espanhol Aventuras en la Marca del Este, o Adventures Dark and Deep (antigo Emprise!), o Dungeon Crawl Classics RPG da Goodman Games, e quem sabe a versão final do meu AD&D 3.5!

6 comentários:

  1. muitos desses jogos eu nem conhecia. o fabiano do vorpal disse q o OD naoé um retroclone, mas sim um jogo baseado no D&D (q se vc for ver, pela sua propria descrição, é o caso do microlite e outros- nao sao rtroclones, ou sistemas que emulam outros, mas sim baseados na mecanica do D&D). ah e as boas novas, para quem nao viu: o Old Dragon ja esta pronto! veja no www.vorpal.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o pathfinder é um ótimo jogo, gosto muito dele, principalmente das ilustrações do tio reynolds. Mas a proposta do sistema e do estilo de jogo não são old school. Tá mais pra heróis com superpoderes, do que aventureiros exploradores com algumas habilidades especiais, tal qual acredito que seja num Old Dragon e B/XD&D.

    Claro que o clima e o estilo de jogo old school podem ser emulados pelo mestre e pelos jogadores.


    Quanto ao Dark Dungeons, é impressão minha, ou aquelas imagens do livro são as ilustrações que o William Blake fez pra Divina Comédia do Dante?

    Ou então é muito parecido.

    E uma última pergunta: você tem alguma compilação do seu AD&D 3.5 num único arquivo, ou por enquanto são só aqueles arquivos das classes que coloca no blog?

    ResponderExcluir
  3. Correção: algumas das imagens internas parecem da divina comédia, nem todas.

    ResponderExcluir
  4. @Rafael: Pessoalmente, eu concordo com você (e com o Fabiano). Mas, se vc for parar pra ver, a grande maioria dos auto-intitulados retroclones na verdade são "um jogo baseado no D&D", já que tem variantes de regras.

    ResponderExcluir
  5. @Thiago Prietto: Sim, todas as ilustrações do Dark Dungeons são peças que cairam em Domínio Público.

    ResponderExcluir
  6. @Thiago Prietto: Quase esqueci de responder à última pergunta! Eu tenho o arquivo "completo" no qual eu estou trabalhando, mas ele ainda tem muita coisa a ser alterada e ajustada.

    Pretendo em breve colocar o capítulo de combate disponível aqui para apreciação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...