domingo, 29 de agosto de 2010

Descrições de Ítens

EquipamentoSempre gostei de jogos de RPG que possuem boas descrições das coisas. E não falo apenas de estatísticas de jogo, mas sim de descrição de como as coisas se parecem, o que fazem ou pra que servem. Pensando bem, isso talvez explique meu gosto pelo GURPS.

Trabalhando nas listas de equipamentos para o AD&D 3.5, eu notei que, por mais que minha memória dissesse que as descrições no AD&D 2ªed eram mais completas do que as do D&D 3.5, na verdade a edição mais recente tem muito mais descrições no seu capítulo de equipamentos do que a anterior.

No Livro do Jogador do AD&D 2ªed revisada, há 27 entradas de descrições de armas, 15 de armaduras, 10 de barcos, e apenas 11 entradas para outros tipos de ítens (um total de 63 entradas).

Já no Livro do Jogador do D&D 3.5, há 70 entradas de descrições de armas, 19 de armaduras, 10 de veículos, 7 de serviços, e 91 entradas para outros tipos de ítens (num total de 197 entradas)!

Não resta dúvidas de que o D&D 3.5 possui muito mais descrições de ítens do que o AD&D, no entanto, em minha opinião, as descrições do AD&D 2ªed são muito melhores. Grande parte das descrições do D&D 3.5 preocupam-se apenas em explicar mecânicas de jogo,enquanto as poucas descrições do AD&D estão lá para conceituar o objeto e explicar sua aparência.

Outras edições também tem suas particularidades. O D&D 4ªed, por exemplo, tem uma lista de equipamentos não-mágicos extremamente reduzida, com descrições curtas praticamente sem conter estatísticas de jogo.

A melhor edição nesse quesito, para mim ao menos, talvez seja o Rules Cyclopedia, que possui uma extensa lista de equiapmentos, contendo 54 entradas de descrições de armas (no entanto, com várias apenas se referenciado a outras entradas), 7 de armaduras, 14 de veículos, 3 de serviços, 12 de máquinas de cerco, e 35 entradas para outros tipos de ítens (totalizando 125 entradas). Ainda menos do que a quantia existente no D&D 3.5, só que além de extensas explicações de mecânica de jogo, trazem excelentes descrições da aparência e função dos ítens.

Bem, com isso, vocês já sabem que podem esperar um capítulo de equipamentos extenso, com boas descrições para a maioria dos ítens, no meu AD&D 3.5.

7 comentários:

  1. Aé?
    Quero ver a descrição do baldinho de madeira. Se tiver menos de 5 linhas vc vai ver...

    ResponderExcluir
  2. Huahauahua,eu nem ia descrever o balde....

    Mas não haverá uma arma ou armadura sequer sem descrição.

    ResponderExcluir
  3. Além das descrições eu acho que imagens são absolutamente necessárias também. (Mas acho que isso é de praxe).

    Coloquei seu blog no meu blogroll, se puder me adiciona aí também.

    http://oclerigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha só, resolvi começar a comentar aqui também hehe

    Baldinho de madeira? Estou ansioso pela descrição dos talheres, tochas e afins, todos com mais de 5 linhas :)

    ResponderExcluir
  5. Baldinho de Madeira
    "Diferente dos baldes comuns, o baldinho é uma versão menor do já então popular e corriqueiro balde. Sua forma permanece a mesma, diferindo apenas na capacidade de carga. Feito de madeira, o baldinho pode vir acompanhado de uma alça, utilizada para facilitar a locomoção do indivíduo com o baldinho, uma vez cheio. Como reforço, alguns baldinhos de madeira apresentam de uma a duas tiras de ferro em volta, diminuindo o risco de perda do conteúdo presente no mesmo."

    :D


    otima analise referente aos itens, igor. nao tinha me dado conta, mas lembro q sempre gostei de ler o que fazia um "espigão" ou uma "clepsidra". alias, quantos de vcs aprenderam o q é uma clepsidra atraves do 2ed?
    (uma sugestao de post: uma comparação de imagens do "paladin in hell", pq sei q esse tem varias versoes!)

    ResponderExcluir
  6. @Rafael: Pois é, eu também aprendi com o AD&D o que era uma clepsidra.

    E o "Paladin in Hell" já tá engatilhado!

    ResponderExcluir
  7. Falando em descrição de objetos uma coisa um pouco diferente mas que descreve alguns itens legais (mágicos) é livro Books of Artefacts que adquiri a poucos dias,ele tem uma descrição e história bem interessante dos artefatos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...