terça-feira, 28 de setembro de 2010

AD&D e Seus Pergaminhos Estranhos

Vasculhando os livros do AD&D em busca de informações sobre magia e ítens mágicos, me deparei com uma regra do AD&D 2ª ed que eu nem sabia que existia. Da página 196 do Dungeon Master Guide do AD&D 2ªed revised:

"If a scroll isn't immediately read to determine it contents, there is a 5% to 30% chance it will fade."

Traduzindo:

"Se um pergaminho não é imediatamente lido para determinar o seu conteúdo, há uma chance de 5% a 30% que ele desapareça."

Não fica claro se é o pergaminho ou a escrita que desaparece, mas eu julgaria pela segunda alternativa. Essa regra é no mínimo inusitada, para não dizer bizarra.

Para mim, é claramente uma forma de fazer os jogadores se exporem ao efeito de pergaminhos almadiçoados e forçá-los a decorar read magic, e não exatamente uma opção de metafísica da magia. Mas, caso prefira-se enxergar dessa outra forma, implica em pergaminhos sendo objetos bem estranhos, quase com vontade própria. Afinal, eles ficam ali esperando algum aventureiro, e se alguém pegá-los e não os ler, só então seus escritos desaparecem.

Enfim, uma regra bizarra. Quem disse que todas as regras do AD&D eram perfeitas?

5 comentários:

  1. Vai ver eles são feitos do mesmo material que extrato bancário... depois de um tempo desaparecem, rsrsrsrsrs.

    Mas realmente é uma regra tosca.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, isso é uma coisa bastante comum no AD&D, geralmente as pessoas metem o pau sem conhecer as regras e elas existem, poucos mestres realmente leram o Dungeon Master Guide e geralmente falam que ele não serve pra nada, sendo que possui várias regras interessantíssimas para o jogo. Sobre essa do pergaminho me parece bem razoável levando em consideração que pergaminhos podem ser comprados (dependendo da campanha) e que a chances dele desaparecer são menores que 50%, ou seja, requer do jogador prudência quando for ler um pergaminho, ele não é simplemento um pergaminho de game que o heroi chega perto e "absorve" ou usa, além disso o fato dele ficar inutilizado insentiva a novas aventuras. Em minhas partidas eu sempre utilizeio o conceito de que ele perde as caractarísticas mágicas. AD&D não é perfeito, não acho que exista sistema de RPG perfeito, mas sim sistema que atenda e ao meu ver essa regra não deixa nada a desejar.

    ResponderExcluir
  4. @Luiz Henrique: Pois é, concordo contigo de que o DMG não tem nada de inútil, tá recheado de coisas interessantes.
    Mas faz tanto tempo que eu li o livro de cabo a rabo (acho que a última vez foi lá pelos idos de 1997) que não lembro mais de um monte de coisas, principalmente porque nunca usei todas as regras.
    Quanto a essa regra dos pergaminhos "desaparecerem", eu até acho interessante existir um tipo de chance deles "estragarem", só não vejo muito sentido em porque eles só tem chance de desaparecerem se não forem decifrados. Uma vez que você decifra o pergaminho, ele não tem mais chance de sumir!

    ResponderExcluir
  5. Bem doida mesmo, pra mim esta regra caducou. Justamente pq era um saco tar tendo q ler os pergaminhos e fazendo testes.

    Acho que vou fazer é o contrário, se um pergaminho amaldiçoado por pego ele terá uma chance de 5 a 30% de ser acionado mesmo sem ser lido, a não ser que voce use Ler magias antes de desenrola-lo..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...