quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Especialização de Mago para Old Dragon: Encantador

Outra coisa que eu notei lendo o Old Dragon é que além de também não haver uma especialização ordeira para magos, as especializações existentes para os magos são possivelmente as mais poderosas dentre todas as especializações existentes. Isso me leva a crer que, assim como no D&D, no Old Dragon o mago também é a classe mais poderosa de todas.

Mas, deixando isso de lado, e atendendo a um pedido d'O Clérigo, vai aí a minha segunda contribuição para o Old Dragon: O Encantador (especialização para magos ordeiros).

Encantador/Encantatriz:
alguns magos com o passar do tempo tornam-se obcecados com a idéia de ordem e tentam utilizar seu imenso poder para controlar tudo à sua volta. Vários destes acabam tornando-se encantadores, e a partir do 5º nível são capazes de enfeitiçar pessoas, como a magia de mesmo nome, uma vez por semana. Entretanto, diferente da magia, esse efeito dura indefinidamente, mas o alvo tem direito a uma nova jogada de proteção a cada dia para tentar se livrar do feitiço. No 8º nível, o encantador torna-se capaz de colocar um alvo sobre um efeito similar à magia divina missão. Ele pode utilizar essa habilidade uma vez por semana, e o alvo tem direito a uma jogada de proteção modificada pela Sabedoria para negar este efeito. No 16º nível, o encantador ganha a habilidade de enfeitiçar multidões, como a magia divina de mesmo nome. Essa habilidade pode ser utilizada uma vez por semana, e diferente da magia a duração é de 1 dia por nível do mago. Os alvos têm direito a uma jogada de proteção modificada pela Sabedoria para negar o efeito.

9 comentários:

  1. Valeu Igor! Gostei muito da idéia. Com certeza um cara desses seria muito forte, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Cara isso é errado, um cara ordeiro também seria bom pelo conceito do old dragon, uma pessoa boa jamais tomaria o livre-arbitrio da outra! Achei esquisito, cito o Théoden de Rohan para o Saruman, assim que se livra do dominio mental "Fosse você dez vezes mais sábio e ainda assim não teria o direito de controlar a mim e aos meus, em meus dominios!"

    Clérigo consegui te mandar a parte de Magias, eu tinha ela quase toda pronta e nem sabia, tava aqui no serviço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente. Não é que o ordeiro no old dragon seja bom, mas é que ele segue regras. A pessoa pode muito bem ser muito ruim e ainda assim seguir as leis da cidade. Um um ditador, por exemplo, ele segue as leis (as leis que ele dita), mas ele faz o que bem entender com o povo. Um ditador seria alguém ordeiro, por seguir as regras, e ainda assim ele seria alguém mau. O ordeiro pra mim, é mais parecido com o Leal do D&D.

      Excluir
  3. o massa das suas ideias é q a "Ordem" é uma coisa meio "do mal", hehehe

    ResponderExcluir
  4. @Rafael: Hehehe... talvez seja minhanatureza "chaotic good", ou então influência de eu estar lendo muito Conan atualmente...

    Mas nenhuma das duas especializações que eu fiz são realmente "más", apenas um pouco opressoras.

    ResponderExcluir
  5. @Pablo: Talvez algum dos autores do Old Dragon possa me corrigir se eu estiver errado, mas apesar de haver sim alguma associação entre ordem e bondade, não é algo estritamente necessário a ser seguido. Na tabela de personalidades ordeiras dos anéis mágicos, duas das personalidade são "inquisidor" e "tirano", comportamentos que podem facilmente ser malignos.

    Além disso, só porque alguém enfeitiça um alvo isso necessariamente não significa ser maligno. Talvez um pouco anti-ético, mas não maligno. Imagine a situação: você tem a opção de dizimar completamente uma tribo de bárbaros que ameaça sua vila, matando homens, mulheres e crianças indistintamente, ou então utilizar um "enfeitiçar multidões" e convencê-los a tornar-se amigáveis ou então a irem embora. Qual das duas opções é mais maligna?

    Como expliquei no fórum OD, montei o encantador porque encantamentos existem para que se controle as coisas de forma absoluta, e este tipo de controle é uma característica da ordem. Encantamentos também tiram a liberdade do indivíduo, que ao menos para mim, seria uma característica do caos.

    ResponderExcluir
  6. @Igor; Sua explicação é realmente boa, mas não a usaria em minha mesa, dominio ainda é dominio...
    Mas deixo aqui uma alternativa e peço ajuda para criar uma habilidade descente de 16 nivel...


    Sábio (Ordeiro): a partir do 5º nível, o mago não se dedica mais apenas a magia, mas intensificam seus estudos, sobre política, história, geografia, sociologia e todas as ciências disponíveis na época, ele se dedica ao bem e a manutenção deste como um todo. O sábio recebe +2 em suas Jogadas de Proteção de Sabedoria. A partir do 8º nível, o sábio é bem vindo e tido como um bom presságio nos reinos e locais onde ele chega e permanece. Ele recebe +10% no seu ajuste de reação social. A partir do 16º nível, o sábio também recebe o titulo de conselheiro ele viaja de reino em reino e se dispõe a sanar as questões dos reis e nobres honrados que recorrem a sua inteligência e sabedoria. Estes são sempre gratos a ele e por isso bancaram as viagens e pesquisas do mago, fornecendo a este, contatos e suprimentos sempre que ele precisar.

    ResponderExcluir
  7. pablo, posta la no forum do od!
    www.olddragon.com.br/forum

    ResponderExcluir
  8. Hitler era um cara extremamente ordeiro, porém era mal. Não sei se o conceito de ordem está tão ligado assim ao bem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...