quarta-feira, 13 de abril de 2011

AD&D 3.5: O Bardo

Bardo AD&D Após um longo hiato, volto a falar das classes do AD&D 3.5, e agora é a vez do último membro restante do grupo dos Ladinos: o Bardo (Bard).

O bardo pode ser um músico, um trovador, um menestrel, um poeta, um contador de histórias, ou qualquer outra coisa que jogador e mestre quiser. Podemos afirmar com certeza apenas que o bardo é um artista de alguma forma, um faz tudo e também um repositório de conhecimento. O bardo é uma personagem versátil, focado em artes e conhecimento, e para manter essa versatilidade devem sempre ser de alguma forma neutros em seu alinhamento.

Bardos, assim como os demais membros do grupo de classe dos Ladinos, recebem o segundo pior bônus de acerto entre todos os grupos de classes. Além disso, também recebem d6 como dado de vida. No entanto, são capazes de utilizar qualquer tipo de arma, armaduras leves e escudos pequenos, o que os torna combatentes um pouco melhores do que os ladrões.

O treinamento básico de qualquer bardo envolve aprender a ler e escrever, conhecimentos sobre história, e línguas estrangeiras (bardos recebem as perícias knowledge: literacy, knowledge: history, e knowledge: language como bônus). O contato com diversas canções e histórias de lugares distantes também faz com que os bardos tenham mais aptidão para aprender novas línguas.

Todo esse contato com culturas diversas e contos fabulosos faz com que os membros desta classe sejam capazes de reconhecer caracteres e decifrar escritos mesmo de línguas que eles desconheçam, ainda que entendam apenas o significado geral, e não o texto como um todo (Decipher Script). Os bardos também possuem uma memória fantástica, guardando muita informação obtida através de contos, canções e histórias ouvidas em suas viagens, a respeito de todo o tipo de coisas. Algumas vezes essas informações podem ser úteis e ajudar o grupo de aventureiros em suas missões (Lore).

Todo esse contato com informações perdidas, lendas antigas, e a habilidade natural dos bardos para pesquisar e aprender, facilita que eles aprendam um pouco de magia. Eles não possuem um treinamento formal nas artes arcanas, mas conhecem o suficiente para tentar se aventurar pelo mundo dos magos. A partir do 2º nível, bardos podem começar a lançar magias, desde que encontrem uma fonte de onde retirar essas magias para escrever em seu grimório (Bard Spells). Eles também são capazes de utilizar sua habilidade de decifrar escritas para utilizar pergaminhos, o que pode ter conseqüências devastadoras caso ele decifre erroneamente o que está escrito.

Por fim, no 10º nível o conhecimento dos bardos é tanto que eles são capazes de tentar ativar itens mágicos que de outra forma seriam de uso proibidos a eles, seja por limitações de raça, classes, ou outra natureza qualquer. Ele é capaz de conseguir essa façanha simulando as condições necessárias para o item funcionar, o que é possível devido a conhecerem as várias nuances de comportamento das pessoas e criaturas, aliado a seu conhecimento básico sobre magia (Use Magic Device).

Todos os bardos são pessoas atentas, sempre de olhos e ouvidos abertos ao que se passa à sua volta, em busca de uma boa história (Perception). Além disso, para entreter alguns públicos é bom saber uns poucos truques de mãos, como fazer desaparecer moedas, ou truques com baralhos (Sleight of Hands).

Mas a maior habilidade dos bardos é com certeza sua arte. Além do treinamento em história e línguas, os bardos aprendem diversas formas diferentes de arte (5 tipos diferentes de performance). Além disso, eles são capazes de realizar feitos incríveis com suas músicas (Bard Music), que vão desde fascinar e encantar seus oponentes, implantar sugestões nas mentes de seus ouvintes e manipular suas emoções (Fascinate e seus usos especiais); inspirar coragem em seus aliados (Inspire Courage), assim como inspirá-los a fazer o seu melhor (Inspire Competence); chegando a efeitos fantásticos como anular efeitos mágicos baseados em som (Countersong), e libertar a mente de seus aliados de encantamentos mágicos (Song of Freedom).

Como de costume, o preview da classe em .PDF pode ser baixada aqui. Dúvidas e sugestões sempre são bem recebidas.

6 comentários:

  1. Que classe bem feita, um bardo que dá vontade de jogar, isso me lembra o bardo de Bard's Tale!

    Apesar que sempre achei que o bardo devia ter pelo menos uma especialização em algo pra combate, sei lá um bônus com rapier...

    ResponderExcluir
  2. @Pablo: Muito obrigado pelo elogio, Pablo!

    Eu pretendo utilizar a mecânica de kits, que vou começar a adaptar mais pra frente. Eu vejo o bardo como o candidato perfeito à versão dos ladrões do kit "Swashbuckler", que permite ao ladrão atacar como um guerreiro quando utiliza uma arma de esgrima.

    ResponderExcluir
  3. @Igor: Uhm é bem isso mesmo, que eu queria dizer...

    Já tem uma ideia de quais serão os kits?

    E o fastplay em tupiniquim, se for o caso a gente junta uma galera, aqui no blog do clerigo sei lá, e montra uma equipe pra fazer uma tradução/versão (digo por versão uma tradução resumindo algumas coisas, na intenção de deixar o trabalho mais leve mas ainda assim sem lacunas) do seu AD&D 3.5!

    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  4. @Pablo: Tenho alguns poucos kits em mente que com certeza existirão, mas ainda não decidi todos.
    Mas pode contar com o swashbuckler, o berserker, o bladesinger, o asceta e o stranger.

    ResponderExcluir
  5. O que seria o asceta e o stranger?

    Não há chance de uma coluna lateral com kits orientais sempre sinto falta disso (ninja, monge, samurai e wujen já estaria de excelente tamanho)

    tem como compilar seu material e me mandar por email (pablo_sephiroth_@hotmail.com)em formato doc.? Vou começar um esforço pra traduzir pelo menos as classes, e eu nunca vi as raças do AD&D 3,5? vc fez Igor?

    ResponderExcluir
  6. @Pablo: o asceta é alguém que faz votos de pobreza e de outros tipos, geralmente mas não necessariamente pessoas bondosas. O Stranger é alguém que veio de outro mundo (alguém falou Caverna do Dragão?).

    Entrarei em contato com você por e-mail sobre a tradução.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...