domingo, 22 de maio de 2011

RPG: Um Jogo de Velhos

Um de meus amigos perguntou a Chris Pramas em sua palesta na World RPG Fest: “A maioria das pessoas presentes aqui hoje estão na faixa dos 20 e poucos, 30 anos. Você acha que o RPG é um hobby que está envelhecendo?”.

Pois é, essa pergunta surgiu de uma constatação que tínhamos feito pouco antes, no salão do evento. Uns 70% dos presentes eram pessoas com mais de 20 anos (alguns até bem mais do que isso), e várias das crianças presentes eram na verdade filhos do pessoal que estava lá não apenas para acompanhar os pirralhos, mas também para curtir o evento (ou seja, os filhos dos rpgistas).

Curioso que Chris Pramas disse que sim, ele acredita mesmo que o RPG está “envelhecendo”. Não é um hobby em expansão, e poucos novos jogadores surgem, logo os rpgistas estão ficando mais velhos. RPG está se tornando um jogo de velhos (tá, nem tanto...)!

É curioso, porque eu mesmo comecei a jogar tinha uns 10 anos de idade, com um grupo mais ou menos na mesma faixa etária. Hoje parece que só adultos jogam RPG. Isso leva a outro comentário de Pramas: é nossa a responsabilidade de trazer novos jogadores para o hobby.

Sei que pela própria temática do Dungeon Compendium, a maioria dos leitores devem ser um pouco mais velhos (o pessoal que curtiu a caixa preta da Grow), mas a título de curiosidade, eu gostaria mesmo de saber quantos dos leitores deste blog estão abaixo dos 20 anos. Então, por favor, caso algum de vocês fiéis frequentadores, encaixam-se nessa categoria, me deixem saber, postando um recado nos comentários.

10 comentários:

  1. Isso é verdade: em minha mesas, creio que só tem uns 2 abaixo dos 25 anos, todos os demais são mais velhos do que isso. É uma realidade cruel, mas é isso que nós, blogueiros de RPG, temo que combater, divulgando o hobby.

    Abraço e Sucesso!

    http://www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br/

    ResponderExcluir
  2. tenho 14 , comecei no ano passado sozinho .

    ResponderExcluir
  3. 18 aq xP

    comecei aos 9, + frequento o blog pq do pessoal com quem jogo (quase todos na minha faixa etaria) um dos poucos que ainda gosta do AD&D sou eu xP

    ResponderExcluir
  4. 16 o/

    Comecei aos 11, e conheço um povo que começou nessa mesma faixa de idade. Mais do meu grupo atual, sou o único menor de idade...

    ResponderExcluir
  5. 17

    Comecei aos 12 com 3d&t. Gosto e mestro vários sistemas. Os jogadores da minha mesa tem entre 13 e 15 anos. Estou fazendo minha parte XD. Mas parabenizo o blog pelo conteúdo muito legal.

    ResponderExcluir
  6. @ Fenrir X: É a mais pura verdade meu amigo!

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz em ver que há um bom punhado de jogadores mais novos frequentando o blog! Isso mostra que ainda há esperanças em garantir o futuro do bom e velho RPG Old School!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho 22, começei com 9 com o Gurps. :D

    ResponderExcluir
  9. eu tenho 15 :P

    sobre o RPG estar envelhecendo, eu concordo. a maioria das pessoas da minha idade está mais interessada em passar a tarde no pc jogando MMOs, não tem paciência para fazer o próprio jogo :o

    ResponderExcluir
  10. Na minha mesa atual tem dois jogadores que são menores, meu sobrinho(14) e minha cunhada(17, meu sobrinho as vezes age como se estivesse em um MMO e eu as vezes quero sacudir ele e gritar...um pouco mas ele é o responsável pela veia cômica da mesa hehehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...