quinta-feira, 2 de junho de 2011

Descreva a Cena em Detalhes, Mas Não Exagere

Lendo uma tradução de um artigo de “Dave The Game” no Paragons, eu me deparei com o seguinte trecho:

Descreva os monstros e os ataques dos monstros nos termos que os personagens vêm [sic], não apenas os nomes que constam no livro. Faça com que os monstros inteligentes gritem insultos aos personagens [sic] ou gargalhem quando outros monstros acertam seus golpes. Eles podem até mesmo fornecer pistas do que pode haver na próxima sessão com suas descrições: “Os kobolds parecem ter queimaduras de ácido, como se eles tivessem sido punidos por alguma criatura que cospe ácido por sua desobediência”.

Uma dica excelente, de verdade. Eu aplaudo de pé este modo de ver (e descrever) as coisas. Tudo perfeito mesmo, tudo menos um único detalhe:

“Os kobolds parecem ter queimaduras de ácido, como se eles tivessem sido punidos por alguma criatura que cospe ácido por sua desobediência”.

Sério, como assim “como se eles tivessem sido punidos por uma criatura que cospe ácido”? Se os kobolds mostram marcas de queimadura por ácido, julgar que as marcas foram feitas por um processo punitivo sem um exame cuidadoso já seria meio complexo, imaginem então definir exatamente que aquele ácido foi cuspido e não simplesmente derramado por alguém!

Sendo um mestre legal e julgando que as personagens sejam capazes de diferenciar queimaduras de ácido de queimaduras de fogo, ainda assim não é um pouco exagerado supor que todas as personagens possuem a capacidade dedutiva do Sherlock Holmes?

No exemplo acima, caso o mestre quisesse dar uma dica maior do fato de que os kobolds servem a um dragão negro, ele poderia simplesmente dizer: “Os kobolds parecem ter queimaduras de ácido, como se eles tivessem sido punidos ou torturados por alguém”. Isso daria margem para a interpretação correta, de que uma criatura que cospe ácido comanda as criaturas, mas também pode significar que algum ser sádico captura e tortura os kobolds, seja este ser o líder deles ou não. Um mago ou alquimista realizando experiências, talvez?

Ou então, o mestre poderia simplesmente dizer que: “Os kobolds parecem ter queimaduras de ácido em seus corpos”. Na minha opinião, uma opção muito melhor e mais realista. Além de manter possível todas as interpretações anteriores, também pode ser interpretado como sugestão de que em algum lugar à frente há uma armadilha de ácido, ou então que um cubo gelatinoso ronda os corredores da dungeon.

Uma descrição correta e bem feita, sem exageros, além de dar dicas sobre o que as personagens vão encontrar pela frente, também mantém o suspense da aventura, permitindo que elas se preparem para o desafio sem torná-lo óbvio demais.

A minha dica é: descreva a cena em detalhes, mas não diga mais do que o necessário. Restrinja-se àquilo que as personagens são realmente capazes de ver e perceber, e não vá além disso. O resto é trabalho dos jogadores. Caso contrário, a aventura ficará com jeito de programa de TV ruim, daquele que pressupõe que o espectador não é capaz de pensar por si próprio.

4 comentários:

  1. O mestre poderia dizer tbm: "Os kobolds tem queimaduras de ácido, acho que vou colocar um dragão pra vcs enfrentarem sessão que vem", pelo menos não ofendia a inteligência de ninguém. (hauhauhauhauha)

    ResponderExcluir
  2. Cara, realmente muito boa a materia, eu tambem penso nessas questões ae, mas de vez em quando o unico modo de descrever algo é comparando com outras coisas, mas nesse caso o modo mais resumido está ótimo.
    XD

    ResponderExcluir
  3. Eu preferi a terceira descrição: “Os kobolds parecem ter queimaduras de ácido em seus corpos”. Pronto. Os jogadores que façam suas conjecturas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Como eu não sei a diferença estética entre uma queimadura de fogo e uma de ácido, e suponho que os personagens também não, então talvez eu nem dissesse de que tipo de queimadura se trata, pelo menos até que os PJs (provavelmente o mago do grupo) fizessem uma análise mais detalhada. Uma dedução errada poderia render um baita problema aos personagens (e um possível TPK).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...