quinta-feira, 28 de julho de 2011

Faça Você Mesmo: Aproveitando Sua Massa de Biscuit

Hoje não vou trazer para vocês nenhum tutorial mostrando como fazer alguma miniatura nem nada do gênero. Ao invés disso darei apenas uma dica para aqueles que como eu estão se aventurando a trabalhar com massa de biscuit.

A massa de biscuit, seja comprada ou feita em casa, tem um prazo de validade que se bem conservada, envolta em filme plástico e guardada em um pote plástico tampado, é de 6 meses em média. Um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do clima e da umidade do local. Após esse período a massa começa a secar e endurecer, perdendo a maleabilidade.

Isso não quer dizer, no entanto, que você precisa jogar fora o restante da sua massa. O biscuit é suscetível a umidade e calor, assim é só molhar e/ou esquentar a massa que ela volta a ficar maleável.

Não é nada complicado, apenas coloque a massa no microondas por alguns segundos, em um pote com um pouco de água, e pronto. Aí é só amassar e misturar o biscuit para que ele recobre a maleabilidade desejada. Só cuidado para não queimar os dedos no processo, pois a massa ainda deve estar quente. Você pode também misturar um pouco de cola branca tipo PVA nesse momento.

Dependendo do quão seca a massa estiver, nem sempre ela retorna à mesma maleabilidade original, mas ainda assim permite que você volte a trabalhar com ela, ao menos para esculpir coisas com menos detalhes.

Fica a dica!

2 comentários:

  1. nossa, foi muito boa está dica, a algum tempo atrás eu comprei um pouco de biscuit mas uma parte dele endureceu, agora sei como fazer ele voltar ao normal.

    ResponderExcluir
  2. Show, anotada a dica. Sempre tive curiosidade de conhecer o processo de criação de miniaturas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...