domingo, 3 de julho de 2011

Faça Você Mesmo: Rochas, Estalactites e Estalagmites

Como eu já comentei em outra postagem, para usar miniaturas em RPG é legal possuir também algumas peças de cenário. Sempre é possível comprar essas peças de empresas especializadas, mas às vezes é bom economizar um pouco e fazer você mesmo aquilo que conseguir.

Hoje eu mostro como fazer algumas peças úteis para representar as clássicas explorações de cavernas: pilhas de rochas, estalactites e estalagmites.

Materiais:

- massa de biscuit ou epoxi
- estecas, estilete, ou palito de churrasco
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- pincéis

Como fazer as rochas:

Pilha de rochasAs rochas são as coisas mais fáceis de se fazer. Basta pegar pequenos pedaços de massa de biscuit ou epoxi e fazer formas irregulares com eles. Aí é só ir empilhando essas “pedras” até obter a formação desejada para a sua pilha. Não é necessário colar as pedras umas nas outras, pois se você empilhá-las antes da massa secar, elas irão acabar colando uma na outra naturalmente.

O segredo é manter a irregularidade das formas, e não deixar as pilhas com formatos muito não-naturais. O melhor de tudo é que não é preciso muito cuidado ao esculpir, pois quanto mais imperfeições mais reais parecerão suas rochas. Rachaduras da massa, ranhuras e outras marcas acabam beneficiando a escultura.

Como fazer as estalactites e estalagmites:

Estalactites 4Estalagmites e estalactites são formações rochosas comuns em cavernas, que se formam pela ação da água que ao pingar do teto das galerias carrega consigo minerais das rochas que vão se depositando e formando estes objetos em forma de colunas. Estalagmites são as formações que ficam no chão, e estalactites são as formações que crescem do teto.

Para recriá-las para seus jogos, comece primeiro fazendo uma espécie de cone com a massa. Já escolha o formato aproximado da estalagmite ao moldar esse cone.

Essas formações costumam ser bem irregulares e se formar em espécies de “camadas”. Para simular isso, pegue um objeto roliço como um palito de churrasco ou esteca usada para esculpir e comece a usá-lo para fazer vincos no cone.

Não utilize a ponta da ferramenta, mas sim seu corpo. Comece da base do cone para a sua ponta, e proceda de forma a não só criar um vinco circundando o cone, mas também pressione a ferramenta levemente de cima para baixo, empurrando um pouco de massa para formar as “abas” que se vê nas fotos. Repita o procedimento até criar vincos e abas em todo o comprimento do cone.

É possível parar por aí, criando uma estalagmite mais lisa, ou então adicionar mais texturas à sua escultura. Eu utilizei a lâmina de um estilete (na verdade, o lado sem fio da ponta) para fazer pequenos sulcos por toda a volta de algumas peças.

É possível criar também colunas, que é o nome dado a quando estalactites e estalagmites se encontram. O processo é basicamente o mesmo, mas ao invés de começar com um cone, molde uma forma similar a dois cones, um sobre o outro, se encontrando através de suas pontas, que fique estável (ou seja, que pare de pé). Só através dessas colunas também é que é possível esculpir estalactites, já que é dificil fazer algo que pende do teto sem possuir um teto!

Você pode também variar, esculpindo estalagmites em pares, com rochas do lado, em vários tamanhos, e todas as outras coisas que sua imaginação desejar.

Pintura:

Depois de prontas as esculturas, é só deixar secar, e então aplicar um prime. Quando o prime secar, você pode pintar da forma que desejar, usando tons de cinza, marron, tons esverdeados, ou qualquer outra cor que você deseje para as rochas de suas cavernas. Um washing escuro é bom para salientar as irregularidades das peças. Não esqueça de envernizar as peças após a pintura secar, para melhor proteger o seu trabalho.

Está pronto! Com algumas dessas peças você terá um cenário completo para representar as cavernas que as personagens de seus jogadores estão explorando.

Estalactites 2Aqui é possível ver bem a diferença de textura. As duas estalagmites em primeiro plano são lisas, a estalagmite em segundo plano, no centro, apresenta as ranhuras feitas com o estilete.

Estalactites 6 Estalactites 8 Aqui, com uma miniatura do D&D para escala.

Estalactites 1 Wulfgar explora a caverna… (com tiles da Kimeron Miniaturas).

Ropper com cenárioO estrangulador tentando se disfarçar no meio das estalagmites.

6 comentários:

  1. Gostei bastante do prop. Faltou dizer que com a massa de biscui não é necessário pintar, você pode tingir as massas diretamente e misturar de forma irregular para ter pedras com cores mistas. Só que para a coluna de biscuit dar certo tem de moldar com um palito no meio para que fique firme.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Ótima categoria de postagens! Já tomei nota da lista de materiais. :P

    ResponderExcluir
  3. @Gracilariopsis: Realmente, biscuit não precisa pintar, mas eu prefiro pintar, pois assim é possível dar um acabamento melhor, usar uns efeitos de pintura, sombras, essas coisas.

    Quanto à coluna, eu não coloquei palito nenhum no meio e a minha ficou bem firme, sem problema algum.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o tutorial, especialmente o das estalactites!! Vou fazer umas no blog Miniatura em Tagmar!!

    ResponderExcluir
  5. A um tempo eu venho mexendo com biscuit, e somente agora achei um blog com dicas para modelagem.
    Parabens.
    Espero mais dicas...

    ResponderExcluir
  6. @Kenay: Continue seguindo o blog que sempre vai aparecer mais alguma coisa nova.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...