sexta-feira, 5 de agosto de 2011

As Personagens, Ilusões, e o Mundo em Que Vivem

Folheando o Livro do Jogador do AD&D 2ªed em inglês, encontrei uma passagem interessante no capítulo sobre ilusões, que me fez considerar várias coisas sobre essa forma tão poderosa de magia, assim como qual deveria ser a relação das personagens com seu mundo.

AD&D Player's Handbook 2ªed, página 82, sobre ilusões:

"The presence of magic in a fantasy world makes victims more willing to accept things our logic tells us cannot happen. A creature appearing out of nowhere could be an illusion or it could be summoned. At the same time, you must remember that a properly role-played character is familiar with the laws of his world. If a wall of flames appears out of nowhere, he will look for the spellcaster. A wall blocking a corridor may cause him to check for secret doors."

Traduzindo para o português, de forma livre:

A presença de mágica em um mundo de fantasia torna as vítimas mais suscetíveis a aceitar coisas que nossa lógica nos diz que não podem acontecer. Uma criatura surgindo do nada pode ser uma ilusão ou pode ter sido conjurada. Ao mesmo tempo, você deve lembrar que uma personagem adequadamente interpretada é familiar com as regras de seu mundo. Se uma parede de chamas aparecer do nada, ela irá procurar por um conjurador de magias. Uma parede bloqueando um corredor pode levá-lo a procurar por portas secretas.

Percebam que o simples fato de existir magia no mundo torna as ilusões muito mais versáteis e poderosas, pois quase qualquer coisa passa a ser possível, e assim ampliando o leque de possibilidades de uma ilusão crível (e consequentemente, negando um teste inicial para desacreditar a ilusão).

Em segundo lugar, esse treco nos lembra que as personagens vivem em um mundo mágico, onde mesmo aqueles que nunca presenciaram a magia já ouviram falar e provavelmente acreditam nela. Se o mago diz que pode arrancar sua alma e queimar seu corpo com uma explosão de chamas, você acredita! Não importa se ele é um mago de primeiro nível, já que provavelmente sua personagem não tem como saber disso só olhando.

Parecem coisas óbvias, mas depois de tanto tempo jogando, eventualmente acabamos nos esquecendo desse tipo de coisas. Para nossa sorte, sempre existem os velhos livros para nos relembrar!

3 comentários:

  1. Este é um ótimo texto, eu também já andei pensando neste tipo de assunto. Como o mundo de fantasia e magia muda o jeito de pensar das pessoas que vivem nele.

    ResponderExcluir
  2. Isso vai de encontro a velha discussão sobre o poder de magos de nível baixo. Em questões de intimidação e poder político, criar do nada uma tijela que seja representa um feito impressionante, quanto mais botar para dormir um ogro.

    ResponderExcluir
  3. É algo realmente digno de nota.

    Depois dos "níveis e mais níveis" as vezes nos esquecemos das descrições, sendo que elas, sãso as responsaveis pela vivacidade de um determinado tema.

    Mas automaticamente, é estranho para nós, crer "interpretar" a quebra de um dos nosso paradigmas, como a INEXISTENCIA DA MAGIA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...