segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Faça Você Mesmo: Pintando Miniaturas (Parte 3)

Tintas são tecnicamente parte do material necessário para pintar, mas são tão importantes que merecem ser tratadas à parte. Incluo aqui também algumas linhas sobre vernizes.

Tintas

Existem muitos tipos diferentes de tinta, e praticamente todos os tipos servem para pintar miniaturas. No entanto, a menos que você já seja um artista experimentado, disposto a utilizar algum tipo de técnica diferente ou obter algum resultado especial, é melhor se ater à tinta acrílica.

Tintas acrílicas são atóxicas, quase não tem cheiro, são solúveis em água, e secam rápido. Também são fáceis de utilizar e fazem menos sujeira.

Existem pelo menos três tipos de tintas acrílicas: fosca, brilhante e metálica. A menos que você esteja realmente querendo um acabamento com aspecto brilhante, prefira tintas acrílicas foscas para pintar suas miniaturas. Tinta brilhante pode ser usada para pintar gemas e jóias, mas não é necessário: você pode utilizar um verniz para esse resultado. Tintas metálicas serão necessárias para pintar partes que pareçam com metal, como ouro, prata, cobre, aço, etc. E nós sabemos que miniaturas de RPG estão cheias dessas coisas!

Existem tintas acrílicas específicas para uso em miniaturas, de marcas como Citadel, Vallejo e Reaper. Alguns especialistas costumam afirmar que essas tintas são bem superiores a tinta acrílica comum, no entanto, é possível atingir resultados quase tão bons quanto com tintas acrílicas para artesanato comum, desde que sejam de boa qualidade. No Brasil temos duas marcas de tinta acrílica de artesanato que são muito boas e fáceis de encontrar: Decorfix e Acrilex. São relativamente baratas (menos de R$ 3,00 o pote de 37g), e tem uma grande gama de cores. São essas que eu uso.

Em geral, gasta-se muito pouca tinta para pintar miniaturas, então um pote de tinta dura por realmente muito tempo. Sendo assim, o custo da tinta não deveria ser realmente um problema, já que não é necessário tanta tinta assim e desse modo o investimento valeria a pena. Só que moramos no Brasil, e além da tinta importada ser mais cara, em geral não é fácil de ser encontrada. Claro que dá pra encomendar pela internet, mas eu prefiro muito mais ir até a loja e escolher as tintas que eu preciso vendo as cores pessoalmente.

Para começar, você precisa de poucas cores. Sugiro amarelo, azul, branco, cor de pele, marrom, preto, vermelho e verde. Entre as metálicas, prateado e dourado. O restante das cores você pode obter misturando as tintas. Claro que é mais fácil ter a cor certa pronta, mas você pode ir adquirindo as cores aos poucos, conforme for precisando ou querendo.

Tinta spray

Tinta acrílica em spray pode ser utilizada para aplicar uma base de pintura na peça (comumente chamado de primer). A vantagem de se utilizar tinta spray para isso é a rapidez do processo e a maior aderência da tinta spray às diversas superfícies. A desvantagem é que serve apenas para primer em uma única cor.

Existem tintas específicas para primer, mas não é exatamente necessário seu uso, apesar destas possuírem grande poder de aderência. Caso utilize tinta acrílica em spray, utilize a versão fosca, e não a tinta brilhante.

Verniz

Para preservar a pintura de suas miniaturas, é importante a aplicação de um verniz. Existem uma variedade de vernizes tão ampla quanto há de tintas, mas aqui também podemos nos restringir aos vernizes acrílicos de início. Vernizes acrílicos são solúveis em água antes de sua secagem, tem alta transparência, baixo grau de refração de luz, e são resistentes a amarelamento.

Verniz acrílico pode ser líquido ou em spray. O líquido precisa ser aplicado com um pincel sobre a miniatura; a vantagem do verniz acrílico é que como é solúvel em água, dá pra limpar mais facilmente o pincel. Ainda assim, tenha um pincel especificamente pra isso, para não correr o risco de estragar um bom pincel de pintura. Verniz em spray é mais fácil e rápido de aplicar, economizando muito tempo e trabalho.

O verniz acrílico pode ser fosco, semi-brilho, ou brilhante. A grande diferença entre estes três tipos é a quantidade de resina acrílica presente em cada um: quanto mais brilhante, mais resina. E quanto mais resina, maior proteção, resistência e durabilidade. Assim, verniz brilhante protege mais, mas verniz fosco normalmente resulta num acabamento mais próximo do desejado. Sugiro a aquisição dos dois: brilhante e fosco.

Mesmo que se utilize verniz em spray, eventualmente pode ser útil possuir um pote de verniz brilhante líquido, para aplicar sobre pontos específicos da miniatura aos quais se quer realçar o brilho, como gemas e pedras preciosas, ou os olhos de alguns monstros. Quando for o caso, esta aplicação é sempre feita com pincel.

2 comentários:

  1. Parabéns pela série, realmente muito boa. Entrei em contato com você pelo orkut e lendo seus posts agora percebo que não conversamos nem 10% do que eu precisava pra começar a pintar miniaturas, rsrs!

    Gostei da parte que você menciona valores, achei que pintar miniaturas era um hobby caro, mas vejo, pelo que você passou, que da pra começar a "brincar" com um investimento pequeno.

    Sorte nossa que as miniaturas sem pintura que estão sendo comercializadas agora são mais baratas que as da linha normal. Podemos dar um toque pessoal a nossa coleção pintando-as de um jeito que nos agrade.

    Particularmente a minoria das minis pre pintadas me agradam (as que vem com uma pintura melhor são as grandes e as enormes, a maioria das minis médias comuns vem com um pintura porca).

    ResponderExcluir
  2. @Kenay: Realmente, a maioria das minis pré-pintadas são bem mal pintadas. Vale a pena perder um tempo fazendo uns retoques.

    E diferente do que parece, se você não quiser um padrão de qualidade altamente profissional, com tintas especiais e coisas do gênero, dá pra começar a pintar com um investimento bem pequeno.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...