sábado, 13 de agosto de 2011

Faça Você Mesmo: Pintando Miniaturas (Parte 5)

Agora vamos começar a falar da pintura propriamente dita!

Aplicação do primer

Com a miniatura limpa, montada e pronta para a pintura, a primeira coisa a fazer é aplicar o primer. Fixar a miniatura em sua base antes de aplicar o primer é opcional, já que é possível preparar base e miniatura em separado e juntá-los depois de prontos.

O primer é uma camada de tinta que é aplicada na miniatura antes de se iniciar a pintura propriamente dita, cuja função é facilitar a tinta a aderir à miniatura. Alguns materiais não aceitam muito bem a tinta, causando descascamentos, e a situação piora quando a área a ser coberta de tinta é pequena. O primer acaba servindo como uma espécie de película contínua sobre a peça e portanto mais bem aderida ao material, e desse modo a tinta da pintura propriamente dita acaba sendo aplicada sobre o primer, e não sobre o metal ou plástico.

Por isso, é importante sempre que o primer seja tinta fosca, que é melhor para ser coberta por outras tintas. Se aplicado com pincel, deve-se ter em mente que o primer tem de ser uma camada fina e uniforme. O melhor mesmo é aplicar com tinta spray, que é mais rápido e adere melhor a quase todos os materiais. Quando for trabalhar com spray faça isso em um local aberto e arejado, longe de chamas e equipamentos elétricos, para evitar acidentes. Aplique mantendo a lata de tinta a uns 30cm da miniatura, para não produzir uma camada de tinta muito grossa.

Quanto à cor, o primer pode ser de qualquer cor, mas tenha em mente que ele interfere um pouco no tom da tinta que será aplicada por cima. O melhor sempre é cores mais neutras e que ajudem a fortalecer o tom das tintas a serem aplicadas depois. O mais comum é preto (quando tintas de cores fortes serão aplicadas) ou branco (quando a miniatura será pintada em cores mais claras). Cinza é uma boa opção pois aceita bem tanto cores escuras quanto claras.

Carregador 3Miniatura de plástico com primer preto, aplicado em spray.

Algumas pessoas aplicam primer preto sobre a peça inteira e então uma camada de primer branco sobre partes que representam pele exposta, lâminas e outras áreas claras da pintura final. Se for utilizar essa técnica, a camada branca deve ser aplicada sempre com pincel, e não é necessário que ela esconda completamente o primer preto abaixo.

Escolha o esquema de cores

É necessário esperar o primer secar para começar a pintura. Enquanto isso vá escolhendo como pintar sua miniatura. Você já manuseou ela bastante até esse momento, então conhece seus detalhes e pode imaginar que cores vai querer utilizar. Caso esteja com dificuldades em decidir, procure referências na internet, em seus livros de RPG, quadrinhos, etc.

O esquema de pintura da peça pode ser tão simples ou tão complexo quanto você desejar. Se você estiver começando, tente primeiro o mais simples, e depois vá avançando em complexidade conforme for pegando prática.

Se já tiver um pouco de prática e desejar tentar efeitos de luz e sombra, esse é o momento de decidir quais os pontos de incidência de luz e quais os pontos de sombra da miniatura.

Fixe sua miniatura em um suporte

Após o primer secar, você pode se quiser fixar sua miniatura em um suporte, ou “porta-miniaturas”, como eu expliquei na segunda parte da série. Não é necessário, mas se for fazê-lo, faça-o agora.


Começando a pintar

Agora já está tudo pronto para você pintar sua miniatura. A seguir, darei uma lista de dicas básicas que ajudarão você a já começar a pintar caso deseje. Essas dicas são o básico que precisa ser lembrado independente do que você estiver fazendo. Nas próximas partes dessa série falarei um pouco sobre técnicas um pouco mais avançadas de pintura.

A pincelada

O ideal ao pintar é sempre utilizar a lateral superior das cerdas do seu pincel. Use a ponta do pincel apenas para detalhes muito pequenos, como olhos, botões, ou locais muito difíceis de alcançar.

Quando for aplicar mais de uma pincelada de tinta no mesmo local, tente utilizar o pincel em várias direções diferentes, mesmo aplicando pinceladas perpendiculares umas às outras. Isso serve para dar mais homogeneidade à cor e evitar que a pintura fique com aparência de riscada.

Ao dar pinceladas, o pincel toca a superfície da miniatura, é puxado sobre a superfície e então retirado desta. O ponto onde o pincel toca a miniatura é o ponto onde ocorrerá menor acúmulo de tinta. Onde o pincel escorrega sobre a superfície acumulará uma quantia intermediária de tinta, e o ponto onde o pincel abandona a miniatura terá o maior acúmulo de pigmentos. Use isso a seu favor ao criar áreas de luz e sombras. Encoste o pincel onde as cores devem ser mais suaves, e retire o mesmo onde as cores devem ser mais fortes.

Por onde começar a pintura

Alguns preferem começar pelo rosto da miniatura, outros deixam o rosto para o final. Tem quem pinte a miniatura do corpo para a roupa, outros das roupas para o corpo. A verdade é que tanto faz. O importante apenas é ter bom senso e observar se há alguma área de difícil acesso que valha a pena ser pintada primeiro para evitar sujar de tinta uma parte onde o trabalho já esteja terminado.

Mantenha as mãos firmes

Isso é importante, e nem é tão difícil assim. Tremer durante a pintura vai arruinar seu trabalho. Caso sinta um pouco de dificuldade, apóie os cotovelos sobre a mesa e segure a miniatura firme. Apóie uma mão na outra e mexa apenas os dedos que seguram o pincel. Fora isso, apenas tenha calma e relaxe.

Use a paleta

Evite usar a tinta direto do pote sobre a miniatura. Tire um pouco de tinta do pote e espalhe sobre a palheta, para testar a consistência e retirar o excesso de tinta do pincel. Tinta em excesso pode alagar sua miniatura e estragar um trabalho já feito.

Dilua a tinta se necessário

Tinta muito grossa pode esconder os detalhes de sua miniatura, então evite seu uso a todo custo. Se a tinta estiver muito grossa, você pode diluí-la com um pouco de água limpa. A proporção mais comum é 50% de tinta e 50% de água, mas pode variar de tinta para tinta. Entretanto, dificilmente você precisará colocar mais de 50% de água, exceto para efeitos específicos de pintura.

Alguns pintores preferem sempre diluir suas tintas, e aplicar duas ou mais camadas finas a uma única camada grossa. Um conta-gotas pode ser muito bem vindo para controlar a diluição das tintas.

Espere a tinta secar

Nunca aplique tinta por cima ou próximo de uma área com uma pintura ainda úmida. Se fizer isso, as tintas irão se misturar e alterar o tom da cor, fazendo um belo estrago no seu trabalho. A parte boa é que tinta acrílica seca muito rápido. Caso você seja alguém muito ansioso pode utilizar também um secador de cabelos para secar a tinta mais rápido.

Cuidado com os limites das áreas de pintura

Quando estiver pintando suas miniaturas, uma coisa importante para obter um bom resultado é pintar as diversas áreas da miniatura de forma uniforme. Não deixe espaços sem pintura (ou seja, aparecendo o primer), e tente evitar que a cor de uma área invada uma área que deve ser pintada de outra cor.

Mas não se desespere! Se por acaso você invadir uma área com outra cor, ou deixar o pincel tocar uma área que não devia, apenas espere a tinta secar e pinte por cima escondendo o erro. Acredite, isso acontece com mais freqüência do que parece.

Respeite também os detalhes da miniatura! Não os ignore pintando tudo de uma única cor como se eles não estivessem lá. Atenção à pintura dos detalhes é uma das coisas que faz mais diferença no resultado final da pintura.

5 comentários:

  1. otimas dicas, igor!
    depois vc poderia compilar tudo num pdf, oq acha?

    ResponderExcluir
  2. pode me dizer qual a marca do primer que vc utiliza? estou com duvida nesse prime pq tem pra vários tipos de superfícies e até pra uso geral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Rodrigo, eu não uso primer específico pra essa finalidade. Na verdade, apesar de eu utilizar com ose fosse um primer, eu costumo usar tinta acrílica fosca comum, que é muito mais em conta

      Mas há vários relatos de uso de spray em miniaturas da linha plástica D&D Miniatures, em que a tinta fica pegajosa, mesmo depois de seca.

      Se você for utilizar primer especifico, sugiro procurar os especificos para miniaturas plásticas e metálicas, como o da marca Tamiya, por exemplo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...