terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tecnologia Medieval: Pontes Vivas

É comum nos cenários de fantasia que elfos e outras criaturas fortemente ligadas à natureza vivam nas florestas e construam suas cidades em perfeita harmonia com o meio. Algumas vezes, esses assentamentos chegam mesmo a serem formados de construções vivas feitas com as árvores da floresta. Mas é claro que isso é algo puramente fantasioso. Ou será que não?

Tree bridge 1 Na região de Cherrapunji, no estado indiano de Meghalaya, os moradores locais utilizam as raízes de árvores da espécie Ficus elastica para construir pontes vivas sobre os rios da região. Cherrapunji é uma área muito chuvosa, considerada a região mais úmida do mundo, e pontes de madeira comum apodreceriam muito depressa. Pontes vivas não sofrem esse problema!

Tree bridge 2Para construir estas pontes, os moradores locais criam estruturas de troncos ocos, espécies de pontes de madeira precárias, por onde eles colocam as raízes ainda pequenas das árvores. As raízes então crescem por sobre a estrutura, chegando ao lado oposto onde são permitidas a se fixar no solo.

Este vídeo mostra como as pontes são construídas.

Em média, estas pontes vivas levam de 10 a 15 anos para se tornarem funcionais. Algumas dessas pontes chegam a 30 metros de comprimento, e são capazes de sustentar o peso de mais de 50 pessoas.

Tree bridge 3 Um detalhe do entrelaçamento das raízes na estrutura das pontes.

Como as raízes que formam as pontes estão vivas e continuam a crescer, quanto mais tempo passa, mais resistentes estas pontes se tornam. Acredita-se que algumas das pontes usadas ainda hoje pelo povo da região tenham cerca de 500 anos, o que faz com que tenham sido construídas logo após o fim da Idade Média.

Tree bridge 4 Estas pontes são construídas sem praticamente nenhuma tecnologia, o que torna a técnica perfeita para um cenário de fantasia medieval, e como atestam os fatos, não há nada de “irreal” nestas estruturas. O tempo que elas levam para ficar prontas não é realmente grande nem para humanos, para seres longevos como elfos seria praticamente insignificante; e a durabilidade delas se encaixaria perfeitamente com os parâmetros élficos.

Tree Bridge 5 Além disso, as fotos e imagens dessas pontes do mundo real são perfeitas para auxiliar a formar uma imagem mental da descrição de um vilarejo élfico com construções “vivas”.

Tree bridge 6

2 comentários:

  1. Nunca imaginei que realmente pudesse existir essas pontes !
    Fantástico !
    Obrigado por trazer essa informação !

    ResponderExcluir
  2. Ideia ótima! Perfeita para as ambientações elficas.

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...