quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1º Encontro MicroNerd

Toda a história tem um ponto de partida. Um exemplo é a clássica frase “vocês estão em uma taverna…” que já ouvimos tantas vezes em tantas aventuras e em tantas mesas de RPG diferentes, e com o microevento não seria diferente.

Patrocinado pelo ProJogA RPG – Produtores e Jogadores Associados de RPG, e com o apoio da Gibiteca de Curitiba, o I Encontro MicroNerd de RPG será o pontapé inicial dessa nova história.

Micronerd

O primeiro encontro será formado por mesas das três editoras fundadoras da Associação ProJogA: RetroPunk Publicações, RedBox Editora, e Editora Bárbaras Magias.

Quem estiver interessado em mestrar os jogos de uma das três editoras, é só entrar em contato com as próprias e reservar uma mesa. Mas nada impede de chegar lá e tentar a sorte na hora!

Além disso, enquanto estiverem se divertindo os jogadores poderão aproveitar para adquirir produtos das três editoras, alguns inclusive a preços promocionais.

O I Encontro MicroNerd de RPG acontecerá no próximo dia 10 de dezembro de 2011 em Curitiba/PR, na Gibiteca de Curitiba, à partir das 10h da manhã.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bazar das Maravilhas: Elixir do Sono

Soníferos sempre foram grandes ferramentas de plot em histórias de espionagem e traição. Seria uma falha enorme não haver uma versão para preencher essa lacuna nas aventuras do nosso RPG de fantasia predileto.

Elixir do Sono

Esta poção quando bebida faz com que o alvo caia automaticamente em um sono profundo, como se afetado por uma magia sono (nenhum teste de resistência é permitido). Esta poção pode ser misturada a outras bebidas, ou mesmo alimentos, sem perder sua eficácia. Caso seja misturada a outra substância, há apenas 20% de chance de que alguém perceba alguma alteração na bebida ou alimento enfeitiçado.Potion Bottles 2

Poção de Gás do Sono

Uma Poção de Gás do Sono é muito similar a um Elixir do Sono, só que muito mais volátil. Assim que a tampa do frasco desta poção é retirada e o líquido entra em contato com o ar, ele transforma-se em um gás esverdeado com os mesmos efeitos da magia sono (nenhum teste de resistência é permitido), afetando quem estiver próximo da boca do frasco (normalmente a mesma pessoa que retirou a tampa). Esta poção também pode ser utilizada como uma arma de arremesso. Ao atingir um alvo, o frasco se quebra transformando o líquido em uma nuvem esverdeada que causa o efeito da magia sono na criatura atingida. Caso erre o ataque, o frasco se quebra no chão e a nuvem de gás se dissipa sem efeito algum.

Em sua campanha: Essas duas poções mágicas podem ser encaradas tanto quanto um ítem amaldiçoado, já que beber um Elixir do Sono por engano ou abrir um frasco de Gás do Sono pode vir a ser desastroso, como quanto um ítem de grande utilidade.

As Poções de Gás do Sono alteram o paradigma de que poções devem ser sempre bebidas, transformando uma poção mágica em uma arma similar a uma granada. Já o Elixir do Sono é uma poção muito útil, mas em geral necessita de um pouco mais de sutileza para ser utilizada.

Gancho de aventura: Imagine um ladrão ou assassino que se utilize desse tipo de poção para realizar seus serviços. Quanto não aumentaria sua eficiência, já que tudo o que ele necessita é se esgueirar até a cozinha ou adega e despejar um frasco em uma garrafa de vinho ou em um prato de comida para colocar os guardas para dormir. Talvez a guilda de ladrões local tenha contratado os serviços de um mago e esteja distribuindo essas poções para seus afiliados…

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Crypts & Things Em Pré-Venda

Outro jogo da OSR que está sendo financiado através de crowdfunding é Crypts & Things, da editora D101 Games.

CT-frontcover-v3-web

Escrito por Newt Newport, Crypt & Things é uma variação das regras de outro retroclone, o Sword & Wizardry, mas voltado para tentar reproduzir o clima das histórias de fantasia pulp sword & sorcery.

O livro, além das regras básicas para se jogar, traz também a descrição do mundo de Zarth, o cenário oficial e totalmente original do jogo, fortemente baseado nas inspirações literárias de Robert E. Howard, Clark Ashton Smith e Michael Moorcock.

Apesar da campanha de financiamento ainda durar por mais 9 dias, o montante esperado já foi atingido e superado, e por isso todos que participarem desta pré-venda receberão também a primeira aventura oficial do jogo, Blood of the Dragon, totalmente de graça!

Além disso, o PDF de Crypts &Things já está pronto desde o dia 8 de Novembro, e todos os que comprarem o jogo já o estarão recebendo.

Caso você tenha dúvidas sobre adquirir ou não este jogo, um preview de 15 páginas dele pode ser baixado gratuitamente aqui.

Se após botar os olhos nesse preview você decidir dar uma chance ao jogo, corra e compre o livro aqui, enquanto ainda há tempo de ganhar a aventura Blood of the Dragon de graça!

Labyrinth Lord Referee Screen no Kickstarter

KS_header Parece realmente que o crowdfunding está se consolidando como forma de financiamento entre as pequenas editoras de RPG, até mesmo na OSR.

Agora é a Goblinoid Games que está com uma campanha no Kickstarter para financiar o lançamento do escudo do mestre para o Labyrinth Lord.

O escudo terá três painéis com arte de Steve Zieser, o mesmo artista que fez as incríveis capas do Labyrinth Lord e do Advanced Edition Companion.

Há duas opções de financiamento, a mais barata que dá direito apenas ao escudo, com frete incluso, e uma mais cara que dá direito ao escudo autografado. Também há diferença de valores entre frete doméstico ou internacional.

Se você deseja aproveitar a chance, corra, pois restam apenas 15 dias para ajudar a financiar o projeto.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pergunte ao Gary Gygax!

gygax-futurama Talvez alguns de vocês já conheçam, mas para aqueles que não sabem, havia um tópico no fórum EN World intitulado “Pergunte a Gary Gygax”, onde o co-criador do D&D respondia questões postadas pelos frequentadores do fórum.

O tópico ainda está lá, no entanto a parte ruim é que são mais de 500 páginas, já que Gygax respondeu às perguntas dos curiosos de 2002 a 2008.

A boa notícia é que o pessoal do Blog of Holding juntou todas as respostas de Gary Gygax e reuniu todas elas em uma única página, fácil de consultar! E sim, são só as respostas, já que Gary tinha um incrível costume de citar em suas postagens as perguntas que lhe faziam.

Então, caso você deseje saber um pouco mais sobre a história do RPG, pode ir lá e dar uma olhada no que Gary Gygax tinha a dizer sobre os mais diversos assuntos.

domingo, 20 de novembro de 2011

Nova Página no Blog: D&D Timeline

Seguindo em parte uma sugestão do Rafael Beltrame, decidi transformar minha postagem com a timeline de todas as edições e versões do Dungeons & Dragons em algo mais acessível e dinâmico.

Assim, agora a timeline transformou-se em uma página própria dentro do blog, onde conforme novos jogos forem sendo lançados e descobertos por mim, irei atualizando. Nessa página também encontram-se links para os sites de muitos destes jogos, vários dos quais podem ser baixados gratuitamente nestes links.

Visite a página da timeline e confira! E se souber de algum jogo que está faltando lá, não deixe de me avisar, que terei prazer em atualizar a lista.

p.s.: Há um link para a página ali em cima, logo abaixo do título do blog. Se eu descobrir como, prometo trocar a cor do link para algo mais visível.

Mais Imagens do Ídolo

Continuo garimpando novas versões da ilustração de David Trampier que praticamente virou o símbolo do D&D. E vamos a elas!

Notem o pequeno ídolo preso à mochila do aventureiro com a lança:

spider_small - Mark Allen Ilustração de Mark Allen

Nesta o ídolo ganhou um cultista só para ele:demon_crop - Andy ATOM Taylor Ilustração de Andy ATOM Taylor

Essa versão faz parte da tirinha Bolt and Quiver presente na página 4 da revista Polyhedron nº 154:

Bolt and Quiver - Polyhedron 154 Ilustração de Stan! (agradecimentos ao Rod por achar esta!)

E prestando atenção aos detalhes do OD&D Wandering Monster Poster que está sendo vendido pelo Blog of Holding, o que nós encontramos? Veja você mesmo:

OD&D Wandering Monster Poster detail Ilustração de Paul

E por fim temos um logotipo ainda um tanto misterioso aparecido no blog Grognardia:

Grognardia games black_on_white_WEB

sábado, 19 de novembro de 2011

2ª Temporada de Journey Quest Garantida!

Journey Quest é uma web-série extremamente divertida, produzida pela mesma equipe dos filmes The Gamers e The Gamers 2: Dorkness Rising.

A primeira temporada foi bancada inteiramente pela equipe de produção, mas a segunda temporada dependia do financiamento dos fãs. A boa notícia é que após incluírem o projeto no Kickstarter eles conseguiram os fundos necessários!

Mais do que isso! Como atingiram a meta dos US$ 100.000,00 (eles precisavam de US$ 60.000,00), a nova temporada será em longa-metragem!

O vídeo abaixo fala um pouco do projeto e da produção das temporadas:

Mas nem por isso é que não é mais possível ajudar este excelente projeto! As doações no Kickstarter podem ser realizadas até o dia 26 de Novembro, e dependendo de quanto você estiver disposto a doar, as recompensas vão desde conteúdo exclusivo dos bastidores, passando pelos DVDs da 1ª e da 2ª temporada, criar uma palavra no idioma orc utilizado na série, ou mesmo estrelar um papel com falas!

E se você não tem dinheiro para ajudar na produção, mas sabe falar inglês, você ainda pode contribuir traduzindo as legendas da primeira temporada.

O Forte das Terras Marginais Ganha o Mundo!

O australiano David Macauley postou em seu blog, o There’s Dungeons Down Under, uma chamada para o lançamento do PDF do módulo O Forte das Terras Marginais, incluindo um pequeno resumo dos conteúdos do livro.

Além disso ele também fala um pouco sobre o Old Dragon, e de quebra ainda cita este humilde blog!

É o Old Dragon conquistando terras além das nossas fronteiras!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bazar das Maravilhas: Tocha da Chama Perpétua

Uma tocha acesa presa na parede raramente atrai muita atenção. Talvez essa mesma tocha acesa caída no chão gere maior interesse; quem sabe seja uma pista? Mas pode ser que a tal tocha seja mais do que um simples detalhe do cenário…

Tocha da Chama Perpétua

burning-torch Esse objeto aparenta ser uma tocha normal, mas é sempre encontrada já acesa. Apesar de sua aparência simplória, essa tocha mágica nunca é consumida pelo fogo e ostenta uma chama que nunca se apaga. Apesar de eterna, a chama não é mais quente do que uma chama de tocha comum, e não apresenta nenhuma propriedade especial além de nunca poder ser extinguida. Objetos incendiados por esta tocha pegam fogo normalmente, fogo este que pode ser apagado de forma convencional. Caso esta tocha seja submersa em água ou outro líquido não inflamável (ou outro ambiente suprimido de oxigênio), a chama se apagará enquanto estiver nesse estado, mas reacenderá tão logo seja exposta novamente ao ar.

Em sua campanha: Uma fonte de luz infinita pode ser algo bem útil para um grupo de aventureiros, principalmente se a maioria deles for humano, assim a Tocha da Chama Perpétua é um ítem bem vindo na maioria dos grupos. E ainda pode ser muito útil ter à mão uma fonte de fogo infalível!

Uma das vantagens dessa Tocha em relação a uma magia luz, por exemplo, é que não chama nenhuma atenção num primeiro momento. Afinal, a um observador casual trata-se apenas de uma tocha comum, com fogo comum.

No entanto, já pensou nas dificuldades de guardar e carregar um item que está perpetuamente em chamas? Quando estiverem em suas residências, entre uma aventura e outra, os aventureiros terão de guardar esse objeto emborcado dentro de um barril cheio d’água. Em uma viagem, a coisa já se complica um pouco mais.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Aranha Gigante Espreita Também nas Terras Marginais!

Uma ilustração de O Forte das Terras Marginais me chamou a atenção:

O Forte das Terras Marginais p18 - Aranha à EspreitaO Forte das Terras Marginais, página 18, ilustração de Dan Ramos

Será que é apenas loucura minha, ou ela tem um quê de uma outra famosa ilustração de David Trampier sobre a qual eu já postei várias de suas versões?

Aranha Gigante - David Trampier, 1977 Advanced Dungeons and Dragons Monster Manual, pg 91Pode ser apenas coincidência, ou então uma bela homenagem do Diretor de Arte da Redbox Editora!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Forte das Terras Marginais à Venda em PDF

capafortepdfEstá entrando à venda na data de hoje o PDF da aventura para Old Dragon “O Forte das Terras Marginais.

O valor da aventura em PDF é de R$ 7,90 e pode ser adquirido diretamente na RedStore.

Além disso, para aqueles que já compraram O Forte das Terras Marginais em pré-venda, a entrega da versão física atrasará devido a problemas com a gráfica responsável. Por isso, a Redbox está enviando por e-mail a essas pessoas um cupom para a aquisição gratuita do PDF da aventura.

Se você se encaixa neste último caso e ainda não recebeu o seu cupom, cheque o Redblog para maiores informações.

domingo, 13 de novembro de 2011

Novo Checklist do Projeto AD&D 3.5

Vocês podem estar imaginando que o AD&D 3.5 não está andando tão rápido como eu gostaria. De certa forma, é verdade. Mas não quer dizer que está tudo parado, afinal, já estou fazendo até playtestes!

Para os interessados, atualizando o checklist do projeto, as partes do livro que já estão prontas são as seguintes:

  • Atributos;
  • Raças;
  • Classes;
  • Alinhamentos;
  • Perícias;
  • Características secundárias (idade, peso, altura, etc);
  • Testes de resistência;
  • Regras de Combate;
  • Descrição de Armas e Armaduras;
  • Regras de Luz e Visão;
  • Regras de Ferimentos e Cura;
  • Regras de Tempo;
  • Teoria sobre Magia Arcana e Divina.
  • Descrição dos demais equipamentos;
  • Regras de Movimento e Carga;
  • NPCs (personagens nível 0, henchmen, hirelings, familiares, montarias sagradas);
  • Seguidores para personagens de nível alto;
  • Regras de Reação;
  • Planilha de personagem.

Faltam ainda as seguintes sessões do livro:

  • Magical Research (essa parte realmente é meu pesadelo!);
  • Descrição das Magias (parcialmente pronta, mas falta muito ainda);
  • NPCs (falta apenas descrição das regras de companheiro animal);

Comparando com o checklist anterior, houve um considerável avanço. Pena que isso foi mais de um ano atrás. Mas fazer o quê? É a vida.

Novamente, se alguém acha que esqueci de algum ponto importante que deve constar no Livro do Jogador, por favor, manifeste-se!

Baldur’s Gate É o Melhor do Mundo!

Essa eu fiquei sabendo através do Rocky Racoon.

A The World Gaming Executive realizou uma pesquisa com 1.000 desenvolvedores de jogos apenas para descobrir aquilo que eu já sabia: Baldur’s Gate é o melhor jogo de computador de todos os tempos!

Eu nunca tive dúvidas disso! Quer dizer, apenas Rock’n Roll Racing e o Star Fox do Nintendo 64 poderiam disputar esse lugar de honra…

sábado, 12 de novembro de 2011

Rolar ou Não Rolar, Eis a Questão?

Tem uma questão que sempre volta à tona no círculo dos jogadores de RPG: pedir ou não rolagens em situações sociais?

Minha opinião é a seguinte:

NUNCA role quando é possivel resolver tudo de outra forma. Nunca MESMO.

Uma situação social, em geral, não passa de uma conversa entre um personagem de jogador e um NPC. Se há alguém interpretando o PC e alguém para interpretar o NPC, porque rolar dados, se é apenas cada um falar e reagir como as personagens em questão falariam e reagiriam?

Afinal, trata-se de Role-Playing Games, se não houver role-play é apenas um jogo de tabuleiro comum. Além disso, porque complicar se dá pra simplificar tudo? Porque deixar sua sorte ser decidida por uma rolagem aleatória de dados, se você pode simplesmente agir de modo correto através do role-play e garantir o seu sucesso?

quem prefira rolar toda e qualquer ação, e apenas interpretar de acordo, mas isso torna o jogador apenas figura reativa, passiva à vontade do dado, e não personagem ativo do mundo de jogo. Como eu já disse aqui uma vez, o único momento em que as coisas devem ser em sua maioria decididas por rolagens é o combate, e isso porque o combate é sempre altamente mortal, e seria muito injusto deixar o mestre decidir quem morre e quem vive em todos os combates.

Lembremos também que, muitas vezes, se os jogadores fizerem tudo direito e do modo mais esperto possível, podem evitar a maior parte dos combates e resolver tudo apenas descrevendo suas ações e através do role-play. E, de lambuja, garantindo a sobrevivência de suas personagens!

Fora isso, há outra coisa que eu entendo como regra padrão imutável em um RPG:

O jogador nunca declara que vai realizar uma rolagem. Ele descreve a ação que sua personagem irá realizar, e então o mestre determina se é necessário uma rolagem ou não.

Jogador que diz “vou rolar tal coisa” está tentando retirar do mestre sua autoridade sobre o jogo. Jogador não tem autoridade sobre o sistema, apenas sobre as ações de sua personagem, logo, ele não determina como uma situação será mecânicamente resolvida.

Do mesmo modo como um mestre não deve dizer “seu personagem fez isso” (exceto em situações extremamente específicas, como em um controle da mente por um NPC), porquê esse é o escopo de atuação exclusivo do jogador, um jogador não deve dizer quando os dados devem ser rolados, porquê esse é o escopo de atuação exclusivo do mestre.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Comerciais Italianos do LEGO Heroica

O pessoal da LEGO Games Itália, com a colaboração de grupos de LARPers medievais, criou uma série de comerciais em live action para os produtos da linha LEGO Heroica. Confiram abaixo:

Além desse vídeo geral feito para a linha como um todo, também foram produzidos comerciais específicos para cada um dos quatro módulos lançados para o LEGO Heroica.

Draida Bay (Baía de Draida):

Waldurk Forest (Floresta Waldurk):

Caverns of Nathuz (Cavernas de Nathuz):

Castle Fortaan (Castelo Fortaan):

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bazar das Maravilhas: Botas do Gato

Bazar das maravilhas 2Hoje estou inaugurando mais uma série de postagens aqui no Dungeon Compendium: o Bazar das Maravilhas!

No Bazar das Maravilhas você pode encontrar todo tipo de objetos fantásticos, mágicos ou não, trazidos dos recantos mais distantes do mundo pelas nossas caravanas apenas para enriquecer ainda mais suas aventuras. Então entre e fique à vontade para conhecer nossos magníficos produtos!

E a oferta especial de hoje é...

Botas do Gato

Medieval BootsEste confortável par de botas é confeccionado de camurça negra e macia, com pelos lustrosos como os de um gato. Estes calçados mágicos conferem a seu usuário a habilidade de sempre cair de pé, do mesmo modo que um gato. Além disso, qualquer queda de até 9m de altura não causa nenhum tipo de dano no usuário das botas (mas outras fontes de dano diferentes da queda em si, como estacas no fundo de um poço, continuam causando dano normal), e quedas maiores do que isso causam apenas metade do dano normal.

Gancho de aventura: Um misterioso ladrão vêm roubando os castelos e mansões dos nobres e demais famílias ricas da região. Aqueles poucos que chegaram a vê-lo dizem que o gatuno salta dos mais altos telhados e muralhas sem medo algum, já caindo de pé e correndo agilmente sem atrapalhar sua fuga, como se fosse um verdadeiro gato…

sábado, 5 de novembro de 2011

LEGO Heroica Totalmente Confirmado!

LEGO HeroicaNo começo do ano eu falei por aqui sobre a linha LEGO Heroica, que à época ainda não estava completamente confirmada. Mas agora já não restam mais dúvidas, a linha não só está totalmente confirmada, como já está à venda (desde Junho, na verdade)!

A linha possui um site oficial muito bacana, no qual há muitas informações sobre a história dos jogos e suas regras.

Na sessão Book of Lore ficamos conhecendo os 6 heróis dos jogos (bárbaro, mago, druida, ladrão, ranger, e cavaleiro), cada um com suas habilidades especiais únicas, assim como os vários tipos de monstros, itens, e um mapa do mundo fictício no qual se passam os jogos, com um breve histórico de cada localidade.

É possivel também checar a lista de produtos da linha Heroica, e assistir vídeos que ensinam como se joga. Além disso, há ainda uma série de “quizes” (essa palavra tem plural?), vídeos, um joguinho de browser no modelo do Angry Birds, e até um conjunto de regras para um card game que pode ser jogado com um baralho comum, tudo isso na sessão Fun Zone.

A jogabilidade parece realmente ser muito parecida com o bom e velho Hero Quest, com a diferença de que já se conhece de antemão todo o tabuleiro, com seus objetos, inimigos e objetivo. É uma pena que não há nenhuma previsão para que essa linha seja lançada no Brasil.

O vídeo acima é apenas um teaser, mas no site oficial do LEGO Heroica você pode ver o comercial inteiro. Então não perca tempo e vá lá conferir!

A Espada Morcego – Aventura Para Pocket Dragon

A Espada Morcego “Muitos séculos atrás, uma poderosa espada fora criada para combater os invasores das terras bárbaras. Esta arma era conhecida como ‘Bianfu Jian’, a ‘Espada Morcego.’”

Esse é o prelúdio da nova aventura de Rafael Beltrame para o Pocket Dragon, a linha gratuita e de regras simplificadas do Old Dragon.

A aventura é idealizada para personagens de 2º a 3º nível, e é feita especialmente para utilizar as regras apresentadas no Pocket Dragon Wuxia, a versão pocket para aventuras no melhor estilo dos filmes chineses de kung fu (que também é de autoria do prolífico Beltrame).

A aventura é gratuita, assim como toda a linha da qual faz parte, e pode ser baixada no site oficial do Pocket Dragon.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

5 Anos de Otherworld Miniatures

Dia 03 de Novembro a Otherworld Miniatures completa 5 anos de existência. E para comemorar esse tempo de vida, a fábrica inglesa de miniaturas “Old School” está lançando algumas peças muito especiais!

A primeira peça produzida pela Otherworld a 5 anos atrás foi uma miniatura de um famoso ídolo, e como comemoração está sendo lançado um kit de conversão para completar o diorama:

Só faltam os homens-lagarto mortos!

Além disso, estão sendo lançados também um grupo de cultistas, perfeitos para serem usados como adoradores do ídolo:

Os cultistas comuns…

… e o líder do culto!

Repararam na máscara do líder do culto?

Essas miniaturas já estão em pré-venda, com data de lançamento para 29 de Novembro, e podem ser adquiridas na loja virtual da Otherworld Miniatures.

Feliz Dia de los Muertos!

dia_de_los_muertos_by_jonc20-d2y3lgo Bardos nunca tem descanso…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...