sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Evolução Artística do Castlevania Segundo o D&D

A algumas semanas atrás, o Rafael Beltrame fez a seguinte comparação com as imagens abaixo:

castlevaniadd O curioso é que, apesar de ser uma brincadeira, analisando as imagens a comparação com os padrões estéticos das edições do D&D são bastante coerentes.

Isso leva a um pensamento: Seriam estas mudanças de padrão estético não apenas uma característica restrita ao D&D, mas sim uma mudança geral na estética das ilustrações de fantasia?

Caso alguém tenha algo a adicionar sobre o assunto, os comentários estão aí para isso.

4 comentários:

  1. Nossa, que massa XD, gosto muito de castlevania e tenho que dizer, o ultimo Simon Belmont é simplismente o mais diferente de todos os que eu já vi, e o que eu menos gostei, realmente os dois primeiros são mais clássico, você ainda percebe um jeitão mais "rústico", chega na terceira é um Simon novo, mas mesmo assim muito legal, mas o último... é algo que tenta ser atual mas passa como algo estranho, é como se agente tivesse que conhecer de novo o personagem e tira um pouco a graça de um clássico. Muito legal! ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o fim das contas foi uma espécie de "revolução" estética não foi apenas o dungeons and dragons mas foi toda uma gama de mídia que dependem das ilustrações que mudou resumindo foi uma atualização para as novas gerações agora se é melhor ou pior, bem isso é pauta para uma grande discussão que no fim vai terminar na frase: para algumas coisas foi melhor para outras não...

    ResponderExcluir
  3. Olá Igor, posso estar falando bobagem, mas acho que as diferenças estéticas das edições são um reflexo da época em que foram escritas. 1e é tudo muito tosco, e "desenhado", num período sem muitas referências estéticas de fantasia as imagens lembravam iluminuras, ou os filmes de temática medieval holywoodianos da década de 50 (Ivanhoé, Principe Valente, Robin Hood, etc.) que abusavam de panos no vestuário. AD&D nasceu na década do Conan, o filme. Quem já viu o primeiro reconhece a qualidade estética, inclusive o DVD traz uma entrevista muito boa com o chefe da equipe de design/figurino. A Fantasia do 3.x é mais sóbria, cheia de couro, fivelas e bolsos, me lembra Coração de Dragão, Feitiço de Áquila, O príncipe dos ladrões). 4e tem uma forte influência da fantasia medieval da literatura/animações orientais, com elementos mais "bizarros"... Uma idéia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso você tem razão, Leandro: as diferenças estéticas são sem dúvida reflexo de suas épocas. A questão é o que influenciou essas mudanças.

      E não podemos nos enganar focando na "qualidade" ou "estilo" dos traços, mas sim apenas no que é representado nas ilustrações.

      O D&D 4ed realmente parece ter sua estética fortemente ligada a animações orientais e jogos de videogame. Agora, o D&D 3.x nada tem de "sóbrio", pelo contrário, suas ilustrações são altamente fantasiosas (digo, além do que víamos no AD&D) e exageradas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...