sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ravenloft, A Terra das Brumas

Dentre todos os cenários de D&D o meu predileto é de longe Ravenloft. À primeira vista pode parecer um pouco estranho para alguém que prefere um estilo mais old school de jogar, mas este mundo é cheio de incongruências.

O texto a seguir foi escrito originalmente para a página de minha antiga campanha de Ravenloft, intitulada “Despertar do Medo”:

ravenloft-strahd Ravenloft é um mundo, não, mais do que isso, é um semi-plano formado dos pedaços de vários mundos. Um semi-plano é uma pequena dimensão, com suas próprias cosmologias e leis físicas e naturais. Ravenloft (ou a Terra das Brumas, como os nativos chamam o local), é regida por forças invisíveis, com poderes semelhantes a deuses, conhecidos simplesmente por Poderes Sombrios, e os dedos com os quais tocam o mundo são as Brumas.

As Brumas cercam todos os territórios em Ravenloft, tornando impossível mensurar o tamanho daquela dimensão. São as Brumas que vão até outros mundos e sequestram para essa terra sinistra pessoas, locais e até mesmo reinos inteiros. Elas são capazes de distorcer tempo e distância, e alterar a natureza das coisas. E são elas as responsáveis pela característica mais marcante desta terra: seus continentes são formados por reinos vindos de outros mundos, unidos entre si de uma forma não natural e circundados por uma muralha de névoas eternas.

E estreitamente ligada a cada reino, está uma figura conhecida como Lorde Negro. Cada Lorde Negro reside em uma porção de terra (ou domínio) seu, que pode ou não estar ligada a outra porção de terra, e à qual ele está preso e efetivamente governa (mesmo que nem sempre na forma de um governo secular). Cada Lorde Negro é uma criatura de puro mal, além de qualquer redenção, tragada para essa terra sinistra e presenteada com um domínio só seu, sobre o qual recebe poderes sobre a própria terra (como a habilidade de não permitir que ninguém entre ou saia do território). Ele está para sempre preso em seu domínio, incapaz de fugir de sua prisão, independente de seu poder, e junto com os novos poderes, recebe uma maldição como punição interminável pelos seus atos de suprema maldade que atraíram a atenção dos Poderes Sombrios.

Apesar dessa característica de punição do mal, a Terra das Brumas parece ser um local onde o mal floresce com toda a sua força. Cada ato de maldade pode ser recompensado com um poder e uma maldição, ao mesmo tempo facilitando realizar o mal e utilizando de justiça poética para punir o perpetrador. Criaturas malignas rondam na noite, e o sobrenatural se esgueira por cada canto. O povo é supersticioso e desconfiado, tratando os estranhos com pouca hospitalidade. E ainda assim, do meio de todo esse medo, horror e loucura, surgem os heróis e aventureiros dispostos a trazerem justiça a um mundo cruel, luz a essa terra sombria, e bondade nesses reinos onde impera o mal. E é nos papéis desses “heróis” (seja por escolha ou por obra do acaso, por altruísmo ou por objetivos menos nobres) que os jogadores entram na história.

Uma das características mais marcantes do cenário é sua forte inspiração em fontes literárias, especialmente a literatura de Horror Gótico. O mundo é cheio de personagens, locais e eventos análogos aos presentes na literatura, e mais raramente, no mundo real. Em Ravenloft pode-se encontrar um paralelo de personagens famosos como Drácula, Dr. Van Helsing, Frankenstein e sua Criatura, Dr. Jekyl e Mr. Hyde, Dr. Moreau, e até mesmo um Pinnóchio bem pouco amigável… Dessa mesma forma, personagens de outros cenários famosos de RPG também são presentes, sugados contra sua vontade de seus próprios mundos. Torna-se assim um mundo onde praticamente tudo é cabível, desde que adaptado a umas poucas regras básicas para manter o clima de horror gótico do cenário.

Se você gostou do que leu, tome coragem e fique à vontade para descobrir o que há além das Brumas…

3 comentários:

  1. muito legal, igor. tb tenho um certo apreço por este cenario. lembro de ficar impressionado ao ler no timeline do Domains of Dread algo sobre "um grupo de aventureiros invade o castelo Ravenloft, e morre".

    pensei"putz! os pcs q entraram la na aventura Castle Ravenloft morreram!"

    ResponderExcluir
  2. ...otimo artigo...na minha opinião o filme " Solomon Kane – O Caçador de Demônios " remete e muito a estetica de Ravenloft...se alguem mais puder sugerir algum filme que possa ser usado como referencia ao cenario...um abraço a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, os bons e velhos filmes de horror do estúdio inglês Hammer Film Productions produzidos entre os anos 1950 e 1980 são Ravenloft sem tirar nem pôr.
      Além disso, "A Dança dos Vampiros", apesar de ser comédia, situa bem o visual que imagino para certas partes do Núcleo, e "O Lobisomem" (The Wolfman), tanto o antigo quanto o remake, fazem jus ao cenário.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...