domingo, 6 de maio de 2012

Faça Você Mesmo: Escada em Espiral

Por mais legal que seja utilizar peças de cenário em conjunto com suas miniaturas, você nunca tem todas as peças necessárias para representar sua dungeon. Procurando bem, você sempre encontra uma empresa que produz a peça que você precisa, mas às vezes é bom economizar uma grana e fazer você mesmo aquilo que precisa.

Hoje eu mostro como fiz uma escada em espiral para utilizar em conjunto com meus kits Dungeon 3D da Kimeron.

Materiais:

- massa de biscuit ou epóxi
- tubo de linha vazio
- estecas ou estilete
- cola branca PVA
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- pincéis

Como fazer:

O ponto principal de uma escada em espiral é sua coluna central. É em torno dela que se projetarão os degraus, e a altura dessa coluna é que determinará o tamanho total da escada.

Para minha coluna central eu escolhi um tubo de linha plástico vazio, mas isso não é necessário, você pode simplesmente faze-lo inteiramente com sua massa de esculpir. A opção por utilizar um tubo foi simplesmente para facilitar a escultura e economizar um pouco de massa.

GDSC0031 Tubos de linha vazios ao lado de uma miniatura para escala.

Com o tubo escolhido, o segundo passo foi cobri-lo com massa, transformando-o em uma coluna lisa. No caso eu utilizei massa de biscuit, apesar de epóxi ter um resultado melhor.

Com a coluna feita, é hora de colocar os degraus. Os degraus são estruturas em forma mais ou menos trapezóide. Faça blocos de massa de espessura adequada e corte os degraus nesse formato, todos mais ou menos do mesmo tamanho.

Aqui você pode calcular os degraus e projetar sua escada com cuidado, pré-determinando quanto degraus haverão, o ângulo de inclinação de cada degrau, etc. Isso com certeza criará uma escada com uma aparência muito melhor, mas eu não fiz nada disso. Apenas fui colocando um degrau após o outro, começando por baixo, e terminando quando chegasse ao topo da coluna. Eventualmente, algum ajuste foi necessário para criar uma curvatura legal na escada, mas nada que seja difícil de fazer.

Para prender os degraus à coluna e uns aos outros, utilizei cola branca PVA (prefira aquela vendida em tubos grandes, a cola branca escolar é mais diluída e demora muito pra secar). Quando todos os degraus estiverem aderidos à coluna, deixe a peça secar completamente.

Como utilizei massa de biscuit, que encolhe e deforma um pouco ao secar, e isso unido ao fato de não ter feito cálculo nenhum da estrutura da escada, o resultado final foi uma escada meio torta. Não é boa para representar uma dungeon cuidadosamente construída, mas ficou com um efeito de escada velha, desgastada, talvez construída sem muito cuidado.

A escada precisará também de uma base, para dar estabilidade. Você pode usar uma base feita de madeira ou qualquer outro material. Eu decidi fazer a minha também de massa, simplesmente esticando um pouco de massa com uma espessura adequada, e cortando um quadrado do tamanho escolhido. É necessário que a base seja grande o suficiente para dar estabilidade à escada. Fiz uma base que se encaixa em um espaço um pouco menor do que 4 quadrados dos tiles que utilizo. Algumas ranhuras e temos um piso semelhante a um chão de pedras.

O próximo passo é colar a escada na base. Aqui é bom você esperar essas peças secarem e endurecerem antes de fazer essa parte. Utilize cola branca PVA para fazer a junção das partes.

Pintura:

Depois da escultura pronta e seca, é hora de começar a pintura aplicando um primer. Quando o primer secar, você pode pintar como desejar, usando tons de cinza, marrom, tons esverdeados, ou qualquer outra cor que você deseje para as pedras de sua dungeon. Um washing escuro é bom para salientar os detalhes da peça. Não esqueça de envernizar a peça após a pintura secar, para proteger a pintura.

Pronto! Aí está o resultado final da escada em vários ângulos:

Escada 2 Escada 3   Escada 4
Escada 5 Vista superior da escada.

Escada 1Com uma miniatura de D&D para escada. 

GDSC0049A escada em conjunto com os kits de dungeon da Kimeron Miniaturas.

GDSC0051 Os aventureiros descem a escada e encontram apenas uma sala vazia…

Um comentário:

  1. São simples objetos como esses que fazem o jogo ficar muito mais divertido visualmente...

    valeu pelo tutorial e pela ideia Igor!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...