terça-feira, 29 de maio de 2012

Primeiras Impressões do D&D Next

Ainda não tive tempo de ler todo o material de playtest do D&D Next (a nova edição do D&D, fadada a ser conhecida como “a 5ª edição”), no entanto já consegui ler um bom tanto e dar uma olhada por cima no restante.

dd-next-image Algumas das minhas primeiras impressões sobre o sistema:

  • Pontos de vida inflados; morte somente em valor negativo igual Constituição+nível; healing surges, mas com outro nome; cura total dos pontos de vida após uma noite de sono. Resumindo, ninguém precisa temer a morte nesta edição.
  • Saving throws baseadas nos seis atributos. Igual ao meu AD&D 3.5. Bola dentro!
  • Armaduras pesadas não tem nenhuma vantagem sobre armaduras mais leves. Se são mais pesadas, reduzem deslocamento, e a diferença de CA em relação às mais leves é de insignificante a inexistente, porque alguém as usaria?
  • Se um talento que permite ao guerreiro causar dano nos inimigos mesmo quando erra o ataque já não fosse poderoso demais, ainda fazem dele um talento ganho no primeiro nível de personagem!
  • Lembraram de incluir descrições de cultura e ecologia nos monstros. Mais importante, lembraram de porque os monstros são monstros e voltaram a deixar explícito nas descrições de que eles comem gente. Sim pessoal, orcs e goblins são mortos à primeira vista por causa disso, e não por puro preconceito!

Até o momento o novo sistema não me impressionou, e no geral não gostei muito do aspecto geral da coisa. Não me faz pensar também em momento algum que essa nova edição vai tomar o lugar de edições mais antigas ou dos retroclones.

No entanto não é só más notícias. Esse novo sistema parece mais compatível com as edições anteriores doque o D&D 4ªed, o que é bom no sentido de que torna-se mais fácil aproveitar o material publicado e adaptá-lo aos sistemas mais antigos.

3 comentários:

  1. Ainda deve ter muito jogador de MMORPG desenvolvendo o D&D. Gosto muito de alguns MMORPG, mas poxa vida, RPG de mesa e virtual são diferentes!
    Nunca consigo deixar de lado a semelhança que os rpgs foram ganhando em relação aos jogos de computador. Coisas como pontos de vida elevadissimos estão ai desde sempre. Adoro aquelas regras opcionais de ganhar pontos de vida somente a cada dois níveis e apenas até o nível 10!
    Sobre as armaduras, pelo que entendi, é a mesma coisa. Todas as classes tem que ser iguais no final das contas, ninguem pode se sobrresair em nada. Parece que como a maioria dos jogadores gostam de resolver as coisas na porrada, o jogo deixa todas as classes combativas.
    Realmente estou curioso para ver o material sobre os monstros!

    ResponderExcluir
  2. Eu não esperava novidades, e acho que quem esperar vai se decepcionar, pois a proposta do D&D Next não é trazer coisas novas, mas juntar todas as coisas. "Um sistema para a todos agradar!" (nas entrelinhas: ganhar dinheiro de todo mundo q ja gastou dinheiro alguma vez com D&D).

    A ideia de regras modulares pode funcionar, se as regras não tiverem relação de interdependencia, cada grupo poderá retirar o que desejar e continuar jogando sem ter que fazer grandes alterações no sistema.

    Não gosta das habilidades tipo combo? Tire-as e o jogo continua
    Não gosta dos "healing surges"? Tire-os e o jogo continua
    Não gosta das pericias? Tire-as e o jogo continua
    Não gosta das magias at-will, cura maxima e visão no escuro do ladrão? Tire e continue jogando.

    Eu curti isso, nem os monstros possuem habilidades ligadas a pericias, healing surges, e outras regras modulares.

    Eu to confiante de q poderemos ter um novo sistema retro-clone de si mesmo e o melhor...material novo e suporte continuo compativel para nosso Old Dragon e outros similares.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Igor, o D&D Next não é essa coisa toda. É, na minha opinião, o melhor D&D já feito pela Wizards of the Coast até agora, isso porque não tive que fazer personagem. O combate não tático ajudou bastante a eu me interessar em jogar um pouco ele, mas os poderes, ainda um pouco elevados, me deixam um pouco incomodado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...