segunda-feira, 16 de julho de 2012

Faça Você Mesmo: Paredes de Pedras Desabadas

Certa vez eu expliquei aqui como aproveitar sua massa de biscuit que já está ficando dura e ressecada. Pois bem, hoje vou mostrar para vocês uma peça de cenário que eu fiz usando essa técnica numa porção de massa já bastante velha e dura.

Como a massa nesse estado já não demonstra muita flexibilidade, sendo difícil de esculpir em detalhes, a escolha foi por peças bem rústicas: paredes criadas por pilhas de pedras desabadas.

Materiais:

- massa de biscuit ou epóxi
- EVA fino
- estilete
- cola branca PVA
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- pincéis

Como fazer:

A idéia era criar pilhas e amontoados de pedras surgidas a partir de desabamentos, para obstruir os corredores das dungeons. Mais importante, estas peças deveriam ser compatíveis com os cenários da Kimeron que eu possuo.

Para isso, eu cortei bases retangulares em EVA que se adequassem ao tamanho exato necessário para preencher a largura dos corredores dos kits de cenário Kimeron. Assim, é só manter as peças dentro desse espaço e ter certeza de que as paredes encaixarão perfeitamente com o restante dos cenários. Optei por três tamanhos de base: 1 quadrado, 2 quadrados, e 1 quadrado e meio (a largura dos corredores do kit dungeon 3D).

Em seguida, é necessário esculpir as pedras. Como elas devem simular desabamentos de dungeons é importante que as formas lembrem lajes partidas e paredes desabadas. Ou seja, em sua maioria formas mais “retas” e regulares.

Para fazer isso é bem simples: pegue uma porção generosa de massa e a abra, formando uma camada de massa da espessura que você deseja para suas pedras. Com essa camada apoiada em uma superfície firme, corte a massa com o estilete em formas vagamente geométricas, mas ainda irregulares.

Além destas, fiz também uma ou outra forma mais arredondada e irregular, em geral menores, para preencher os espaços. Afinal, em um desabamento não podemos esperar que todas as pedras sejam regulares!

Nesse momento, você já deve estar com uma bela porção de “pedras”, mas ainda falta um toque final para poder chamá-las de prontas: textura. Como eu usei massa de biscuit já meio dura e ressecada, minhas esculturas já tinham algumas ranhuras e rachaduras naturalmente; ainda assim, utilizei o estilete para riscar algumas ranhuras e rachaduras extras nas pedras, deixando elas com uma textura mais crível.

Com todas as pedras prontas, é hora de montar as pilhas. A coisa deve ficar irregular mesmo, então não é preciso nenhum cálculo nem há muita ciência aqui. Simplesmente pegue as base de EVA e vá empilhando as pedras sobre elas, como você achar melhor. Eu fiz alguns testes antes de colar as pedras definitivamente, apenas para garantir que a estabilidade da peça não ficasse pouco natural (isso é, eu criei formas que ficavam empilhadas mesmo sem cola prendendo as pedras).

Para prender as pedras umas às outras e às bases, utilizei cola branca PVA (prefira aquela vendida em tubos grandes, a cola branca escolar é mais diluída e demora muito pra secar).

Quando todas as pedras estiverem coladas e as paredes devidamente montadas, deixe a peça secar completamente.

Paredes de Pedras Paredes de Pedras (3) Paredes de Pedras (4) As pilhas de pedras já coladas, em vários ângulos.

Pintura:

Depois da escultura pronta e seca, é hora de começar a pintura aplicando um primer. Eu utilizei primer preto, já que prefiro um tom mais escuro nas minhas pedras.

Paredes de Pedras (6) As peças com o primer preto.

Quando o primer secar, você pode pintar como desejar, usando tons de cinza, marrom, tons esverdeados, ou qualquer outra cor que você deseje para as pedras de sua dungeon.

Eu escolhi tons de cinza, então iniciei a pintura com um cinza escuro, seguido por um washing preto para salientar os detalhes da peça.

Paredes de Pedras (14) As peças após a primeira camada de tinta…

Em seguida, realizei mais duas ou três camadas de drybrush com tons cada vez mais claros de cinza, para ressaltar as bordas das pedras. Não esqueça de envernizar a peça após a pintura secar, para proteger a pintura.

Paredes de Pedras (8) Paredes de Pedras (9) Paredes de Pedras (10) As “paredes” de pedras desabadas com a pintura já pronta.

Pronto, você já tem belas pilhas de pedras desabadas para obstruir os corredores de suas dungeons e atrapalhar a vida dos aventureiros!

Paredes de Pedras (11)Uma das paredes em conjunto com as peças de cenário da Kimeron Miniaturas. 

Paredes de Pedras (12) Os aventureiros pensam em um modo de desobstruir a passagem…

4 comentários:

  1. Fantástico... Se não fosse pelo post mostrando o passo-a-passo acharia que vc havia comprado as paredes de pedras desabadas da Kimeron também =D...

    Já pensou em fazer miniaturas de resina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Druida!

      Já pensei sim em usar resina, mas na real, nem sei onde comprar a resina adequada na minha cidade. Talvez eu tente algo futuramente com resina odontológica (que essa eu sei onde comprar).

      Excluir
    2. Eu ia comentar a mesma coisa que o Druida. Ta mandando muito bem na pintura *-*
      Resina odontológia endurece ou é tipo Green Thing que tem que tirar o molde para fazer algo permanente? Tentei algumas coisas com bicuit já, mas como eu sou lerdo a massa vai endurecendo e vai ficando dificil de trabalhar x-x.

      Excluir
    3. Alexandre, resina odontológica é uma resina líquida em duas partes (polimero e catalisador), que endurece quando são misturadas.

      Não é algo "esculpivel", mas sim que se coloca em um molde pré-criado para fazer uma peça. É útil para criar peças iguais em quantidade.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...