sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Faça Você Mesmo: Escrivaninha

Hoje vou explicar como eu fiz uma peça de cenário um pouco mais complicada, porque envolve alguns cálculos simples e medições precisas para dar certo. Trata-se de um móvel construído com palitos de picolé, nesse caso, a escrivaninha de um estudioso ou mago.

Materiais:

- massa de biscuit ou epóxi
- palitos de picolé
- estilete ou faca de hobby
- cola-tudo
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- pincéis
- régua e lápis

Como fazer:

Para fazer essa peça escolhi aqueles palitos de picolé de canto quadrado, que são um pouco mais estreitos do que os de canto arredondado. A primeira coisa importante aqui é já ter o design do móvel na sua cabeça, para então começar a cortar as partes de madeira.

Já sabendo exatamente o que quer realizar, pegue uma régua e um lápis e calculando a altura da peça, determine o tamanho das peças que vai precisar. Use o lápis e a régua para riscar as linhas de corte na madeira dos palitos, e uma faca de hobby (ou estilete, se não tiver uma) para cortar todas as partes da peça.

Se você não tiver nenhuma idéia de design própria para fazer sua peça, pode usar as figuras abaixo como parâmetro para fazer uma escrivaninha igual à minha:

Escrivaninha (3) Peças da parte de baixo da escrivaninha.

Escrivaninha Peças do tampo da escrivaninha.

Escrivaninha (6) Peças da parte de cima da escrivaninha.

Lembre que as medidas das peças, principalmente das peças que fazem par com outra igual, devem ser exatamente do mesmo tamanho, caso contrário o móvel ficará todo torto.

O próximo passo é usar cola-tudo para juntar essas partes, dando forma à peça final. Esse tipo de cola seca bem rápido, então em alguns poucos minutos você já terá sua escrivaninha com a aparência devida. As fotos abaixo mostram como as peças devem ficar depois de coladas:

Escrivaninha (7) A parte de baixo da escrivaninha, já unida ao tampo (vista por baixo, ou seja, de cabeça pra baixo).

Escrivaninha (9) A escrivaninha montada, com a parte de cima colada ao tampo e à parte de baixo.

Nesse momento, apesar de já ter a forma pronta, a coisa não parece muito promissora. Mas não se preocupe, a pintura mudará isso completamente.

Apesar da cola-tudo secar rápido, é bom esperar algumas horas antes de começar a pintar, já que alguma gota de cola ainda úmida poderia destruir seus pincéis. Enquanto isso é hora de trabalhar em alguns detalhes para colocar sobre a escrivaninha, afinal, um móvel vazio seria muito sem graça!

Para isso, você pode usar massa epóxi ou biscuit, ou até mesmo pequenos pedaços de madeira que tenham sobrado do corte dos palitos. O importante é que esses detalhes precisam ser bem pequenos, para não ficarem destoantes da escala do móvel.

Objetos Escrivaninha Os objetos que preparei para minha escrivaninha.

Eu planejei alguns frascos, um pequeno porta-jóias, livros, um crânio de ave, uma pena e um pedaço de pergaminho. Perceba que não é necessário ser nada muito detalhado, já que devido à escala seria difícil de enxergar, e de qualquer forma a pintura resolve tudo no final. Como as peças são pequenas, e a massa secará muito rápido também.

Pintura:

Agora já é possível iniciar a pintura das peças. Comece aplicando um primer na escrivaninha. Eu utilizei tinta acrílica marrom mesmo como primer, mas você pode usar o costumeiro preto fosco. Madeira absorve muita tinta, então mesmo já sendo tinta marrom, é um primer porque invariavelmente precisará de uma segunda camada.

Escrivaninha (12) Após o primer, ficará assim.

Com o primer seco, eu pintei com uma segunda camada marrom escuro, seguido por um washing preto, e uma camada de drybrush com um tom de marrom mais claro.

Durante esse passo, decidi que a frente da escrivaninha precisaria de uns puxadores, pois estava muito artificial. Então fiz duas pequenas bolas de massa e colei na frente da escrivaninha, simulando duas pequenas portas. Foi só pinta-los e problema resolvido!

Os objetos criados como detalhes da peça devem ser pintados individualmente, em separado. Aqui não tem muito segredo, proceda como quiser, de acordo com as peças que tenha preparado. Mas lembre-se de que é na pintura que boa parte dos detalhes dessas peças serão incluídos.

Quando a pintura da escrivaninha e dos objetos estiver seca, cole os objetos no lugar com cola-tudo. Não esqueça de envernizar a peça após a cola secar, para proteger a pintura.

Pronto, sua escrivaninha já está pronta para ocupar um canto no laboratório do mago louco!

dc009 Visão superior da escrivaninha.

dc004 Até que ficou legal!

dc007 dc010 dc011GDSC0003 O local de estudos do mago! (todas as peças, com exceção da escrivaninha, fabricadas pela Kimeron Miniaturas)

3 comentários:

  1. Ficou ótima, muito bom mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Você tá ficando ainda melhor na construção dessas minis ein Igor!

    Estou começando esse hobbie também, esculpindo miniaturas (sou fã). Ainda estou em fase de pesquisa em como fazer aqueles cenários 3d da Kimeron, as pedras tem uma textura bem real.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico, Igor... Sempre fico admirado com o seu trabalho =D...

    A Otherworld que se cuide =P...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...