segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Resenha: Goblins em Campanha

capaGeC Goblins em Campanha é o primeiro livro físico publicado pela editora Unza RPG, mas também está disponível em versão PDF. Escrito por Rafael Beltrame e ilustrado por Diego Madia, trata-se de um suplemento para Old Dragon que traz regras para jogar com personagens goblins.

O livro tem 34 páginas, em formato A5 (compatível com os demais produtos para Old Dragon) e papel fosco. O texto é organizado em duas colunas, e as ilustrações são em preto e branco, simples mas adequadas ao conteúdo.

Dividido em 7 capítulos, o primeiro capítulo do livro, intitulado “Origens”, traz uma breve explanação sobre os mitos dos goblins. O ponto alto aqui é que o livro traz uma mitologia totalmente nova, original, para os goblins. O ponto ruim é que este capítulo possui apenas uma página, não se aprofundando tanto quanto poderia na história, religião e cultura comum desta raça torpe.

O capítulo seguinte é a respeito da criação de personagens, e é, em minha opinião, onde o livro mostra a que veio. Sendo uma raça “inferior” aos humanos, há todo um sistema diferenciado para a geração dos atributos. Sendo ainda um sistema de geração aleatória, resulta em valores máximos mais baixos. Temos então 3 classes específicas para goblins: Guerreiros, Xamãs e Gatunos. Estas classes são designadas para reforçar os estereótipos mais clássicos da raça, e possuem avanço até o 4º nível apenas, afinal goblins não são criaturas muito poderosas. No entanto, é importante notar que não é nada difícil usar as 4 classes básicas do OD com as regras deste livro, criando goblins homens-de-armas, clérigos, magos e ladrões.

Nesse capítulo há um erro de impressão nesta primeira tiragem, pois as tabelas de evolução da classe xamã e gatuno saíram erradas, mas já há uma errata disponível que oportunamente resolve esse problema.

O terceiro capítulo trata da evolução dos personagens, com um sistema simples relacionando o nível de personagem com o status do goblins dentro de seu clã. Há também regras adicionais de ganho de XP para personagens goblins relacionadas à cultura desse povo, como ganho de experiência por valor de saques, elevar o nome do clã, e não perder companheiros de tribo.

gobliminternoO quarto capítulo discorre sobre as tribos goblins, sua importância na vida de um goblin, sua estrutura e hierarquia, e uma breve menção ao Rei dos Goblins. Esse capítulo traz ainda uma divertida tabela para criação aleatória de nomes para as tribos goblins (mas que pode tranquilamente ser usada para orcs, hobgoblins, gnolls, bugbears...).

O capítulo “Equipamentos” traz alguns equipamentos novos e regras para equipamentos de qualidade inferior, que são tratados como o tipo padrão de equipamento dos goblins.

O penúltimo capítulo, “Campanhas”, é um pequeno resumo com idéias e sugestões para jogos onde os jogadores representem apenas goblins, envolvendo sua interação com suas tribos.

Por fim, há uma aventura: “A Grande Fuga Goblin”. Apesar de se tratar de uma aventura bastante simples, consistindo da fuga de prisioneiros do covil de um ogro, a aventura é perfeita para jogadores iniciantes e tem espaço para bastante improvisação, tanto por parte dos jogadores quanto do mestre.

Há ainda uma planilha customizada para o suplemento, que também pode ser baixada gratuitamente no site da Unza, e quem adquire o livro recebe também uam folha em PDF com miniaturas de papel de goblins para usar em seus jogos.

De modo geral, é um livro bastante interessante, e as regras para montagem de personagens goblins são bem diferentes do padrão e trazem algumas boas idéias. Mesmo assim, não chega a ser um livro imprescindível. A fonte é grande e o texto é bem espaçado, o que mostra que com bem pouco esforço (exceto por parte do autor, óbvio) o livro poderia trazer mais conteúdo nas mesmas 34 páginas.

Ainda assim, com todos seus defeitos, tratando-se do primeiro lançamento de uma editora nova e pequena como a Unza, a qualidade do produto impressiona. Estou aguardando pelos próximos produtos físicos da editora na esperança que essa qualidade se mantenha.

Se você não tem nenhum interesse em tratar goblins como mais do que meras buchas-de-canhão de 1 DV, esse livro não é pra você. Agora, caso você queria usar goblins como raças de jogadores e não tenha tempo ou paciência para criar vocês mesmo as regras para isso, ou se você deseja opções para deixar os goblins que seus jogadores enfrentarão ainda mais perigosos, talvez Goblins em Campanha seja exatamente o livro que você procura.

Um comentário:

  1. Muito bacana a resenham Igor!
    Suas sugestões estão anotadas, e poderão ser trabalhadas para melhorar a experiencia de quem joga GeC.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...