domingo, 2 de setembro de 2012

Será o Fim da OSR?

O assunto em vários blogs de RPG pelo mundo atualmente tem sido a possível morte da Old School Renaissance. Na verdade essa sequer é a primeira vez que o assunto vem à tona, mas desta vez o que desencadeou tais previsões foi o anúncio da WotC na GenCon de que disponibilizaria todo o catálogo da TSR em formato digital.

Enquanto eu organizava meus pensamentos a respeito deste assunto e escrevia essa postagem, David Macauley, do blog There's Dungeons Down Under, e Joseph Browning, do blog Sorcery & Super Science!, resumiram perfeitamente o que penso a respeito destas previsões.

Parte do que fundamenta essa previsão é causada por uma falta de entendimento no que realmente significa o movimento OSR. Não estou falando que eu ou outra pessoa qualquer entende mais do que qualquer um, o que estou dizendo é que dentro da OSR nunca se chegou a um consenso do que realmente é a OSR, ou mesmo qual o significado real do “R” na sigla: se é Renaissance, Revolution, Rules, Revival, etc. Isso por si só dificulta entender qual o objetivo da OSR, pois cada um enxerga nela um objetivo diferente, dependendo de como interpreta a sigla.

Outros acreditam que a OSR seja um tipo de movimento organizado, o que é definitivamente mentira. Não há um manifesto oficial ou mesmo qualquer tipo de organização formal, apenas um bando de pessoas com gostos e sensibilidades similares a respeito do RPG, que se associam e trocam informação de forma extremamente informal.

Há ainda aqueles que encaram a OSR como uma espécie de modelo de negócios ou nicho de mercado. Para esses, a história do fim da OSR é uma espécie de previsão mercadológica.

osrlogo-newblueLonga vida à OSR! 

Bem, eu vejo a OSR como uma forma de resgatar elementos dos jogos de RPG originais de volta para as mesas de jogo, tanto de regras como de clima de jogo, e de quebra dividir isso com o restante da comunidade rpgista, tornando acessível conjuntos de regras antigas, ou mesmo conjutnos de regras novas com elementos antigos, para um público mais jovem que possa vir a se interessar por esse estilo de jogo.

Não entendo porque a WotC relançar o catálogo da TSR digitalmente seria ruim para a OSR, primeiro porque, sejamos sinceros, o catálogo da TSR já está disponível digitalmente na internet, e segundo porque ter material de BD&D e AD&D mais amplamente disponível não prejudica o acesso a estes e assim fortalece a OSR.

Mercadologicamente falando, mesmo com todo o avanço dos livros digitais, quase todo mundo ainda prefere ter o livro físico em mãos na hora de jogar. Assim, o catálogo da TSR digital não compete com os retroclones publicados em papel. Além disso, as regras das versões antigas do D&D são amplamente compatíveis e facilmente adaptáveis. O resultado disso provavelmente será gente jogando as aventuras originais de AD&D com as regras do OSRIC, ou e aventuras de BD&D com Swords & Wizardry; na verdade, nada diferente do que já acontece hoje.

Alguns argumentarão que com a publicação física dos core books do AD&D 1ªed as pessoas não precisarão mais de retroclones. Bom, aquelas que jogam usando as regras de AD&D 1ªed talvez não, mas não se pode dizer o mesmo de quem curte mesmo o BD&D. E de qualquer modo, boa parte dos jogadores estrangeiros da OSR já possuíam os livros do AD&D 1ªed mesmo antes desta re-edição.

Falando mais especificamente do Brasil, nada vai mudar. Primeiro porque aqui, onde o acesso aos livros de AD&D 1ªed ou BD&D é realmente mais restrito, nada será re-editado. Os novos core books de AD&D 1ªed são edições de luxo, que provavelmente nunca terão uma versão em outra lígua, muito menos em português. O catálogo digital da TSR também dificilmente sofrerá uma tradução para o português e um lançamento oficial no Brasil.

Assim, os velhos jogadores brazucas da OSR continuarão com sua versão preferida do D&D, e os novos jogadores que se aventurarem nesse nicho de jogo provavelmente continuarão fazendo-o através do Old Dragon.

Então, eu lhes pergunto: Será o fim da OSR? Eu acho que não...

6 comentários:

  1. Eu também acho que não. É somente uma medida antiga que eles deviam ter tomado antes de acabar com o D&D3 e surgir o D&D4, mas não o fizeram.

    ResponderExcluir
  2. acho q nao afetara de forma alguma, positiva ou negativa.
    o mais importante da OSR, pra mim, foi o "movimento", no sentido de "sair da inercia" e se movimentar.

    tb vejo uma grande confusao referente ao que significa o R de OSR, mas enfim, o mais importante é q a coisa se movimentou hj temos um mercado novo, e que vai muito bem, obrigado

    ResponderExcluir
  3. Não vai alterar... Talvez chame a atenção de mais pessoas para a OSR... Pq, de certa forma, foi a OSR que fez a WoTC se mexer e relançar seu catálogo antigo

    ResponderExcluir
  4. Não entendi essa dúvida. O movimento da OSR sempre teve como objetivo resgatar a forma antiga de se jogar. A Wizards of the Coast já tinha disponibilizado anteriormente o catálogo da TSR, embora tenha retirado depois. E não acho que isso tenha afetado de nenhuma forma a OSR.

    A minha visão é que o OSR conseguiu algo muito maior: ela conseguiu convencer a WotC de que esse nicho existe e que vale a pena investir e agradar esse público, ao invés de simplesmente ignorá-los. E isso é bom pra todo mundo!

    ResponderExcluir
  5. Uma pergunta que eu julgo importante, mas que poucos levaram em conta: A WotC vai relançar o material da TSR original sob a OGL? Parte do OSR não é criar material NOVO, sob uma licença aberta, permitindo que editoras pequenas lancem seus modulos old school com base em titulos maiores como OSRIC ou Labyrinth Lord?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a OGL já permite lançar material compatível com as edições anteriores do D&D, já que libera o uso da imensa maioria dos termos comuns a todas as edições do D&D.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...