quarta-feira, 30 de maio de 2012

Adivinha Quem Chegou?

A alguns dias chegou para mim um pacote muito esperado. Tão esperado que me sinto obrigado a dividir seu conteúdo com vocês!

Otherworld Minis O pacote.

Vindo das Terras da Rainha, após uma longa viagem transatlântica, eis que finalmente chegou até mim as miniaturas que encomendei  da Otherworld Miniatures.

Eu confesso que não via a hora de por as mãos nesse pacote. E você deve estar se perguntando: Por quê será? Oras, claro que em parte é devido às excelentes miniaturas metálicas da Otherworld. Mas não é só por isso…

Otherworld Minis 3Algumas das miniaturas que vieram na caixa. 

Mas a razão principal pela qual eu estava tão ansioso é uma miniatura em especial. Ou melhor: uma miniatura MUITO especial…

Otherworld Minis - Ídolo 1Curvem-se perante o ídolo!

Sim! Ele, o Ídolo! E ainda melhor, a versão especial de aniversário de 5 anos da Otherworld Miniatures, com direito a altar e ladrões roubando a gema dos olhos!

Otherworld Minis - Ídolo 2Já imaginaram como vai ficar depois de pintado?!

Agora que eu tenho meu próprio Demon Idol, não vejo a hora de prepará-lo adequadamente, montá-lo e começar a pintar essa obra de arte!

Finalmente poderei ter meu próprio "templo pessoal" em homenagem à excelente arte de David Trampier!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Primeiras Impressões do D&D Next

Ainda não tive tempo de ler todo o material de playtest do D&D Next (a nova edição do D&D, fadada a ser conhecida como “a 5ª edição”), no entanto já consegui ler um bom tanto e dar uma olhada por cima no restante.

dd-next-image Algumas das minhas primeiras impressões sobre o sistema:

  • Pontos de vida inflados; morte somente em valor negativo igual Constituição+nível; healing surges, mas com outro nome; cura total dos pontos de vida após uma noite de sono. Resumindo, ninguém precisa temer a morte nesta edição.
  • Saving throws baseadas nos seis atributos. Igual ao meu AD&D 3.5. Bola dentro!
  • Armaduras pesadas não tem nenhuma vantagem sobre armaduras mais leves. Se são mais pesadas, reduzem deslocamento, e a diferença de CA em relação às mais leves é de insignificante a inexistente, porque alguém as usaria?
  • Se um talento que permite ao guerreiro causar dano nos inimigos mesmo quando erra o ataque já não fosse poderoso demais, ainda fazem dele um talento ganho no primeiro nível de personagem!
  • Lembraram de incluir descrições de cultura e ecologia nos monstros. Mais importante, lembraram de porque os monstros são monstros e voltaram a deixar explícito nas descrições de que eles comem gente. Sim pessoal, orcs e goblins são mortos à primeira vista por causa disso, e não por puro preconceito!

Até o momento o novo sistema não me impressionou, e no geral não gostei muito do aspecto geral da coisa. Não me faz pensar também em momento algum que essa nova edição vai tomar o lugar de edições mais antigas ou dos retroclones.

No entanto não é só más notícias. Esse novo sistema parece mais compatível com as edições anteriores doque o D&D 4ªed, o que é bom no sentido de que torna-se mais fácil aproveitar o material publicado e adaptá-lo aos sistemas mais antigos.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bazar das Maravilhas: Toalha Inquebrantável

Em homenagem a Douglas Adams, autor do Guia do Mochileiro das Galáxias, o dia 25 de Maio é o Dia da Toalha. E esse dia é hoje.

Então, um feliz Dia da Toalha a todos os aventureiros!

Toalha Inquebrantável

vs109935-gr3245 Esta peça retangular de tecido grosso é grande o suficiente para enrolar o torso de um homem adulto com facilidade. Nunca possui nenhum tipo de costura, bordado, recorte, furo ou desgaste. Em geral costumam possuir uma única cor, mas podem ser tingidas ou pintadas.

Tecido de uma fibra mágica raríssima em um padrão místico a muito esquecido, no fim do processo de confecção obtem-se um pedaço de pano completamente indestrutível. Essa qualidade faz com que não seja possível criar nenhum tipo de roupa ou produto com o tecido, já que ele não pode ser cortado ou furado, e portanto não pode ser costurado.

Um ataque com armas de perfuração através dessa toalha causa apenas 1 ponto de dano + bônus de Força do atacante, e torna-se dano por contusão. Ataques com armas de corte através da toalha causam apenas metade do dano, e também tornam-se dano por contusão. Dano por contusão é causado normalmente.

Uma Toalha Inquebrantável absorve líquidos normalmente, assim, apesar de nenhum tipo de substância ser capaz de destruir a toalha, alguém pode ferir-se ao tocar uma que esteja embebida em ácido. Se embebida em óleo ela pode ser inflamada, no entanto as chamas se apagarão assim que o combustível se extinguir.

Apenas uma magia Desejo ou similar pode ser capaz de destruir uma Toalha Inquebrantável.

Em sua campanha: Estes objetos podem ser utilizados por magos poderosos para conter objetos e criaturas perigosos demais para os meios mundanos.

Talvez uma Toalha Inquebrantável seja o único objeto imune aos efeitos de uma Esfera da Aniquilação, sendo assim possível utilizá-la para cobrir a esfera e evitar seus perigos.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

D&D Next: E Que Comecem os Playtestes!

Hoje começaram oficialmente os playtestes abertos do D&D Next (ou como ficará conhecido, o “D&D 5ªed”).

Como eu já havia me inscrito para participar do playteste desde o primeiro dia de anúncio do novo sistema, recebi o link para fazer o downloading do material ainda pela manhã. No entanto, como estava no trabalho, não pude baixar os arquivos e lê-los.

Só agora à  noite consegui por os olhos no material, e tão logo tenha lido o suficiente, colocarei minhas primeiras impressões aqui.

Enquanto isso, aproveitem para ler o que o parceiro Rafael Beltrame tem a dizer sobre o assunto.

A História dos Dados

Dados, além de serem completamente irresistíveis e estarem entre uma das coisas mais legais do mundo, são tão antigos quanto a própria civilização.

Pensando nisso, o Awesome Dice Blog criou uma bela linha do tempo da história dos dados, que eu reproduzo abaixo:

history-of-dice2Clica aí pra ler melhor! 

É claro que a linha do tempo não é completa, mas serve para dar uma boa idéia de a quanto tempo os dados nos acompanham.

Para aqueles que não manjam muito de inglês, segue uma tradução do que está no gráfico:

História dos Dados

Dados tem sido usados em jogos através da história da civilização, desde o antigo Egito e Suméria até o Dungeons & Dragons.

  • 3100 AC: Mais antigos hieróglifos representando tabuleiros de Senet já encontrados. Senet utiliza peças de 2 lados para randomização. Fonte: In Search of the Meaning of Senet.
  • 3000 AC: Orificios em pisos de barro encontrados em Tlacuachero, no México, similar a tábuas de marcação de pontos de jogos de dados modernos. Source: National Geographic.
  • 2600 AC: Dado mais velho já confirmado. D4s piramidais encontrados no Jogo Real de Ur, da antiga Suméria. Fonte: Brittish Museum.
  • 2000 AC: Dados cúbicos encontrados em tumbas egipcias. Fonte: Encyclopedia Britannica.
  • 1188 AC: Data aproximada em que Sófocles disse que os dados foram inventados por Palamedes durante o cerco de Tróia. Fonte: Encyclopedia Britannica.
  • 900 AC: Dados da Tuscania encontrados próximo a Roma. Dados cúbicos com marcações de bolinhas. Fonte: Board and Table Games from Many Civilizations
  • 600 AC: Dados cúbicos encontrados em excavações chinesas. Fonte: Encyclopedia Britannica.
  • 400 AC: Mais antigos registros escritos sobre dados, no épico sanscrito Mahabharata. Fonte: Encyclopedia Britannica.
  • 150 AC: Encontrado um d12 egipicio do período Ptolomaico. Fonte: Dicecollector.com
  • 100 DC: Mais antigo dado de 20 lados. Este antigo d20 romano foi vendido em um leilão em 2003 por US$17.925,00. Fonte: Christie’s
  • 1000 DC: Dados enterrados em tumbas Viking. Fonte: Proceedings of the Society of Antiquaries of Scotland, Volume 14
  • 1600 DC: Dados são alvo de análise matemática pela primeira vez por Galileu e Girolamo Cardano. Probabilidade matemática é concebida. Fonte: Encyclopedia Britannica.
  • 1888 DC: Dados de pôquer de 8 lados. Fonte: Dicecollector.com
  • 1906 DC: Dados de 10 lados são patenteados nos EUA. Fonte: US Patent Office
  • 1950 DC: Mais antigo d20 de plástico, numerado 0-9 duas vezes, é patenteado pela Tokyo-Shibuara Electric Company. Fonte: Dicecollector.com
  • 1974 DC: Dungeons & Dragons é publicado e vende um conjunto de dados poliédricos. D20 numerado 0-9 duas vezes e nenhum d10. Fonte: nossa memória.
  • 1980 DC: é clamado durante a GenCon que o primeiro dado de 10 lados havia sido inventado. Fonte: nossa memória.
  • 1985 DC: O zocchihedron (d100), é lançado por Lou Zocchi. Fonte: US Patent Office

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Regras Simplificadas de Movimentação e Carga

carregador Uma das regras ao mesmo tempo mais importante e mais ignoradas nos RPGs costuma ser a regra de como a carga carregada pelos personagens afeta a movimentação.

Não que esse fato em si seja ignorado, mas no decorrer do jogo, raramente jogadores e mestre mantém controle de quanta bugiganga os personagens estão carregando. A menos, é claro, que algo obviamente muito pesado esteja sendo carregado (um personagem meu já carregou um esquife de metal do tamanho de uma geladeira nas costas… mas ele tinha Força 18/91!).

E nem sempre esse “esquecimento” é fruto do ato de jogadores mal-intencionados ou mestres relapsos. É comum que na criação do personagem os jogadores contabilizem o peso de tudo e o quanto isso afeta o movimento dos personagens. Mas depois, com o desenrolar do jogo, conforme mais ítens vão sendo encontrados e adicionados à planilha, raramente alguém para para somar novamente o peso de toda a carga.

Com isso em mente, desenvolvi uma espécie de “regra simplificada de carga”, que pode ser utilizada em qualquer jogo de RPG sem grande prejuízo:

- Calcule o peso total da armadura, escudo e de todas as armas que o personagem estiver carregando;

- Calcule o peso de todo o dinheiro carregado pelo personagem. Para simplificar considere 100 moedas = 1/2 Kg, e ignore o peso de frações menores do que 100 moedas;

- Considere qualquer container que o personagem estiver carregando (como mochila, sacos, bolsas, etc) pesando como se estivesse com o máximo de carga possível (usualmente mochilas podem conter entre 10Kg e 20Kg);

- Fora isso, apenas contabilize o peso de ítens que sejam grandes demais para caber na mochila ou outro container carregado pelo personagem;

- Qualquer ítem que o mestre considere que pode estar sendo carregado na mochila, saco, sacola, etc, não contam no peso total da carga.

A idéia é contabilizar o peso apenas daquilo que tem mais impacto no jogo: armas, armadura e dinheiro (porque saber se o grupo consegue carregar o butim é algo importantíssimo!). O restante torna-se parte do “peso genérico” da mochila.

Enquanto o mestre não achar que a quantidade de coisas é absurda demais, todos os ítens menores cabem na mochila. Caso um personagem consiga uma bolsa do espaço infinito, passa-se a contar apenas o peso dela cheia, e desconsidera-se o peso do dinheiro.

Desse modo, o mestre não precisa rastrear em detalhes quanta coisa os personagens carregam, sem se preocupar em perder a verossimilhança no jogo.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Esquenta World RPG Fest

No próximo dia 20 de Maio irá acontecer em Curitiba o “Esquenta World RPG Fest”, um pré-evento preparativo antes do evento principal que irá acontecer nos dias 21 e 22 de Julho.

esquenta-wrf-610

O Esquenta World RPG Fest acontecerá das 14h às 21h30min, no seguinte endereço: Av. Visconde de Guarapuava, nº 3384.

Apareçam por lá!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Eu Participei!

Eu participei do Kickstarter milionário de Richard Burlew para a re-impressão das edições encadernadas das tirinhas de The Order of the Stick, e a boa notícia é que os meus brindes físicos da campanha de financiamento coletivo chegaram!

Envelope Como não comprei os livros, meus brindes couberam nesse envelope.

Além de vários PDFs, os brindes aos quais eu tive direito foram um patch com a cara do Elan, e um imã de geladeira do Roy Greenhilt:

Eu Participei! A prova máxima de que “Eu Participei”!

Imã Roy Esse vai ficar bonito na minha geladeira!

O Kickstarter do OotS conseguiu juntar uma quantia total de US$ 1.254.120,00 atingindo 2127% do valor mínimo necessário para o financiamento do projeto.

Foi também o maior valor angariando no Kickstarter por uma única pessoa e não por uma empresa, o maior valor angariado por um projeto criativo no Kickstarter, e o terceiro projeto do Kickstarter na história a conseguir atingir 1 milhão de dólares.

E tudo isso apenas com bonequinhos de palito…

Vote na 2ª Fase do Concurso “Seu Mundo na Redbox”!

Já está aberta a fase de votação da segunda fase do concurso “Seu Mundo na Redbox”, que vai publicar um cenário para Old Dragon escolhido por votação popular.

Dos 54 classificados que passaram da primeira fase do concurso, houveram 12 desistências e 10 eliminados por não se adequarem ao regulamento desta fase do concurso. Assim, sobraram 32 concorrentes no páreo, dos quais metade irá passar para a próxima fase do concurso.

Agora cabe a nós votarmos nos 32 cenários e escolhermos os melhores para ir adiante no concurso. Na página oficial do concurso é possível ler o que foi produzido para os cenários nesta fase e realizar a votação, que consiste em distribuir de 1 a 5 estrelas para cada um dos cenários.

A votação vai até 28 de Maio, então dá tempo de ler todos os cenários com calma e votar com propriedade.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Kid’s D&D – Regras Simplificadas Para Crianças!

capa_KIDS A long time ago in a galaxy far, far away… Jimm Johnson, do blog gringo The Contemptible Cube of Quazar, criou um conjunto de regras super-simplificadas para jogar Dungeons & Dragons com crianças.

O que era uma brincadeira de Dia de Ação de Graças acabou virando um PDF em seu blog, e chegou mesmo a ser publicado na revista Encounter Magazine nº 4 (que pode ser baixada gratuitamente aqui).

Eis que o brasileiro Guilherme Nascimento descobriu esta maravilha da tecnologia moderna, e numa iniciativa incrívelmente bem sacada traduziu o documento para o português!

Mais do que isso, a versão brazuca do Kid’s D&D não é apenas uma simples tradução, mas é também uma expansão ao material original, incluindo uma pequena descrição das magias e uma pequena lista de equipamentos e ítens mágicos!

contracapa_KIDS Junte isso a uma excelente arte de capa e contracapa (que por acaso ilustram essa postagem) do novo homem das capas do RPG nacional, Diego Madia, e o resultado é um excelente material para introduzir as crianças ao fantástico mundo do D&D!

A magnífica versão brasileira de Kid’s D&D, um PDF de apenas 8 páginas e com regras super simplificadas, pode ser baixada gratuitamente aqui.

p.s.: A tradução tem o consentimento do autor, Jimm Johnson!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Taverna Dente do Lobo

taverna_logo A Unza RPG disponibilizou gratuitamente em seu site “A Taverna Dente do Lobo”.

Escrita por Rafael Beltrame, e ilustrada por Diego Madia e Felipe “PEP” Leandro , A Taverna Dente do Lobo é um mini-cenário completo para usar em seus jogos, com uma rica descrição do local  e seu histórico, descrição de NPCs, e está repleto de ganchos e idéias para aventuras.

Disponível apenas em PDF, A Taverna Dente do Lobo inaugura uma linha de futuros suplementos gratuitos, para Old Dragon e outros RPG de fantasia, planejados pela Unza RPG.

domingo, 6 de maio de 2012

Faça Você Mesmo: Escada em Espiral

Por mais legal que seja utilizar peças de cenário em conjunto com suas miniaturas, você nunca tem todas as peças necessárias para representar sua dungeon. Procurando bem, você sempre encontra uma empresa que produz a peça que você precisa, mas às vezes é bom economizar uma grana e fazer você mesmo aquilo que precisa.

Hoje eu mostro como fiz uma escada em espiral para utilizar em conjunto com meus kits Dungeon 3D da Kimeron.

Materiais:

- massa de biscuit ou epóxi
- tubo de linha vazio
- estecas ou estilete
- cola branca PVA
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- pincéis

Como fazer:

O ponto principal de uma escada em espiral é sua coluna central. É em torno dela que se projetarão os degraus, e a altura dessa coluna é que determinará o tamanho total da escada.

Para minha coluna central eu escolhi um tubo de linha plástico vazio, mas isso não é necessário, você pode simplesmente faze-lo inteiramente com sua massa de esculpir. A opção por utilizar um tubo foi simplesmente para facilitar a escultura e economizar um pouco de massa.

GDSC0031 Tubos de linha vazios ao lado de uma miniatura para escala.

Com o tubo escolhido, o segundo passo foi cobri-lo com massa, transformando-o em uma coluna lisa. No caso eu utilizei massa de biscuit, apesar de epóxi ter um resultado melhor.

Com a coluna feita, é hora de colocar os degraus. Os degraus são estruturas em forma mais ou menos trapezóide. Faça blocos de massa de espessura adequada e corte os degraus nesse formato, todos mais ou menos do mesmo tamanho.

Aqui você pode calcular os degraus e projetar sua escada com cuidado, pré-determinando quanto degraus haverão, o ângulo de inclinação de cada degrau, etc. Isso com certeza criará uma escada com uma aparência muito melhor, mas eu não fiz nada disso. Apenas fui colocando um degrau após o outro, começando por baixo, e terminando quando chegasse ao topo da coluna. Eventualmente, algum ajuste foi necessário para criar uma curvatura legal na escada, mas nada que seja difícil de fazer.

Para prender os degraus à coluna e uns aos outros, utilizei cola branca PVA (prefira aquela vendida em tubos grandes, a cola branca escolar é mais diluída e demora muito pra secar). Quando todos os degraus estiverem aderidos à coluna, deixe a peça secar completamente.

Como utilizei massa de biscuit, que encolhe e deforma um pouco ao secar, e isso unido ao fato de não ter feito cálculo nenhum da estrutura da escada, o resultado final foi uma escada meio torta. Não é boa para representar uma dungeon cuidadosamente construída, mas ficou com um efeito de escada velha, desgastada, talvez construída sem muito cuidado.

A escada precisará também de uma base, para dar estabilidade. Você pode usar uma base feita de madeira ou qualquer outro material. Eu decidi fazer a minha também de massa, simplesmente esticando um pouco de massa com uma espessura adequada, e cortando um quadrado do tamanho escolhido. É necessário que a base seja grande o suficiente para dar estabilidade à escada. Fiz uma base que se encaixa em um espaço um pouco menor do que 4 quadrados dos tiles que utilizo. Algumas ranhuras e temos um piso semelhante a um chão de pedras.

O próximo passo é colar a escada na base. Aqui é bom você esperar essas peças secarem e endurecerem antes de fazer essa parte. Utilize cola branca PVA para fazer a junção das partes.

Pintura:

Depois da escultura pronta e seca, é hora de começar a pintura aplicando um primer. Quando o primer secar, você pode pintar como desejar, usando tons de cinza, marrom, tons esverdeados, ou qualquer outra cor que você deseje para as pedras de sua dungeon. Um washing escuro é bom para salientar os detalhes da peça. Não esqueça de envernizar a peça após a pintura secar, para proteger a pintura.

Pronto! Aí está o resultado final da escada em vários ângulos:

Escada 2 Escada 3   Escada 4
Escada 5 Vista superior da escada.

Escada 1Com uma miniatura de D&D para escada. 

GDSC0049A escada em conjunto com os kits de dungeon da Kimeron Miniaturas.

GDSC0051 Os aventureiros descem a escada e encontram apenas uma sala vazia…

sábado, 5 de maio de 2012

Muito Material Gratuito Para Old Dragon

Só para o caso de alguém ainda não ter visto, a Redbox Editora disponibilizou essa semana muitos materiais gratuitos para Old Dragon no site oficial do jogo.

Passo do Carvalho Primeiramente, a aventura “O Passo do Carvalho”, de Matheus Palma Rocha, idealizada para 4 personagens iniciantes.

Uma aventura curta e simples, com o velho tema da tribo de goblins que vem atacando as caravanas mercantes. Diversão garantida para os jogadores iniciantes!

 

FluxovidaO próximo material disponibilizado é o suplemento “Fluxovida”. Este suplemento de 35 páginas, criado coletivamente pelos membros da lista de discussão do Old Dragon, traz diversas tabelas para se definir desde à aparência até o background e motivações deos personagens de forma aleatória.

Bom para criar NPCs de forma rápida, ou para aquele jogador sem idéias dar uma cor ao seu personagem.

Gnomos Além destes há também dois artigos tratando de raças específicas: “Gnomos” e “Kobolds”.

Gnomos, escrito por Eclison Tolentino e Anderson Orsi, é um artigo de 11 páginas que descreve uma das raças básicas do AD&D que faltava no Old Dragon, trazendo regras para a montagem de personagens gnomos.

Kobolds O artigo “Kobolds”, de César Augusto de Fázio, possui 9 páginas e além de descrever essas criaturinhas vis, também traz regras para a criação de personagens kobolds.

Infelizmente, esse artigo traz um dos ranços do D&D 3.0, relacionando os kobolds com os dragões e transformando os bizarros mamíferos escamosos com cara de cachorro do AD&D em apenas mais uma espécie de pequenos répteis humanóides.

Então, o que está esperando? Vá até o site do Old Dragon e abaixe todo esse material gratuito para turbinar ainda mais suas aventuras!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Water Weyrd!

A Otherworld Miniatures anunciou entre seus próximos lançamentos uma miniaturas incrível: o Water Weyrd!

A peça já tem seu protótipo pronto:

Water Weyrd 1 Water Weyrd 2O mais legal dessa miniatura esculpida por Andrew May é que ela será confeccionada em três partes: a fonte vazia, a água com uma superfície calma, e o water weyrd. Assim, a fonte terá usos variados, como uma fonte vazia, uma fonte de água comum, e uma criatura que ataca os aventureiros que se aproximam para matar a sede!

Além disso, a miniatura deve ser confeccionada em resina cinza na parte da fonte, e o water weyrd e a superfície d’água em resina transparente.

Estou doido pra ver a versão definitiva dessa miniatura!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Ganhe um “Wandering Monster Tables Poster”!

Dia 21 de Junho é meu aniversário, e no melhor estilo hobbit de ser, eu irei fazer 6 refeições (é, também, mas não era isso que eu queria dizer) serei eu que darei um presente àqueles que me visitam!

Eu já comentei aqui uma vez sobre os pôsteres de Paul Hughes, do Blog of Holding. O primeiro de seus pôsteres foi o Illustrated Wandering Monster Tables, feito para angariar fundos para o Gygax Memorial, e que nada mais é que uma incrível tabela de encontros aleatórios em formato de infográfico, contendo todos os monstros presentes no OD&D!

O fato é que eu tenho dois destes pôsteres, e um pode ser seu!

mpwebO magnífico Illustrated Wandering Monster Tables Poster!

Para ganhar um exemplar desse fantástico pôster é muito fácil: basta seguir publicamente o Dungeon Compendium!

Sim, é só se juntar àqueles 72 corajosos aventureiros ali do lado e você já estará concorrendo!

O sorteio será realizado dia 21 de Junho. Cada um dos seguidores do blog nesse dia receberá um número, e o sorteio do ganhador será feito através do Random.org.

Então, se você quer ter uma chance de ganhar esse incrível pôster, junte-se aos fiéis seguidores do Dungeon Compendium!


p.s.1: Se por alguma razão (como já possuir o pôster, por exemplo)alguém não quiser participar, é só me avisar.

p.s.2: Por motivos óbvios, a única pessoa que automaticamente não está concorrendo é a INapta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...