sábado, 15 de junho de 2013

Faça Você Mesmo: Rhagodessa!

A quase 2 meses atrás eu postei aqui as estatísticas da rhagodessa para Old Dragon. No entanto, isso trouxe consigo um outro problema: e se quem utiliza miniaturas em seus jogos quiser utilizar a rhagodessa em uma aventura?

Sério, não há muitas miniaturas de rhagodessas por aí, pode procurar. Claro que devido à escala, alguém poderia simplesmente pegar uma aranha-camelo de verdade e colocá-la na mesa, mas não penso que isso seria uma opção razoável.

Sendo assim, decidi fazer minha própria miniatura de uma rhagodessa! Para aqueles que quiserem reproduzir a façanha, segue a minha receita.

Materiais:

- uma aranha de plástico
- arame
- massa de biscuit ou massa epóxi
- cola branca
- cola-tudo
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- estilete
- alicate (para cortar o arame)
- pincéis

Como fazer:

Se você estiver disposto e também possuir a habilidade para tal, você pode tentar esculpir todo o corpo de sua rhagodessa. Como eu tenho um pouco de preguiça e também não sou tão bom escultor assim, eu tomei como base da criatura uma aranha de plástico, daquelas bem simplórias. Eu comprei em uma casa de festas um pacote com 20 dessas aranhas por R$ 3,50. Elas não são lá muito bonitas e detalhadas, mas por menos de R$ 0,18 a unidade, eu não tenho do que reclamar.

GDSC0026 O esqueleto da minaitura. 

A primeira coisa a fazer é checar se a miniatura possui alguma rebarba que precisa se removida. Se houver, use um estilete para fazê-lo. Em seguida, use o arame para fazer a estrutura do par de pedipalpos. Nada muito complexo aqui, apenas corte dois pedaçoes de arame do tamanho que achar adequado e molde-os na posição que devem ficar na escultura final.

Lembre-se de que os pedipalpos devem ser mais longos que as pernas da aranha. Eu também moldei os meus de forma que um pedaço do arame fique acomodado sob o tórax da aranha, para facilitar a fixação.

Com os pedaços de arame já no tamanho e formato corretos, cole a extremidade deles sob o tórax da aranha de plástico, utilizando para isso algumas gotas de cola-tudo. Espere a cola secar antes de continuar.

Uma vez que os arames estiverem na posição adequada, é hora de começar a esculpir. Há três coisas que precisam ser inclusas na aranha para transformá-la em uma rhagodessa: os longos pedipalpos, as grandes mandíbulas, e um abdômen longo e segmentado.

Use a massa de biscuit ou epoxi para esculpir as mandíbulas e o abdômen, de forma que eles se encaixem sobre a miniatura nos locais adequados. Utilize fotos e figuras da criatura como parâmetro para sua escultura.

GDSC0025 A peça com os arames colados no lugar, e o abdômen e mandíbulas esculpidas.

A forma mais fácil é fazer essas esculturas com a massa direto sobre a miniatura, mas mesmo assim pode ser que a massa não fique adequadamente fixada na peça. Se esse for o caso, retire a parte esculpida da miniatura com cuidado, e utilize um pouco de cola branca para prendê-la novamente à peça. Também é uma boa idéia utilizar esse momento para esconder as pontas dos arames que ficaram sob o tórax da aranha com um pouco de massa.

Os pedipalpos são mais simples, já que é basicamente cobrir os arames com um pouco de massa e escupir as articulações. Quando as partes esculpidas estiverem prontas, espere a massa secar antes de continuar. Sua rhagodessa deverá estar mais ou menos assim:

GDSC0046 Os pedipalpos devidamente esculpidos.

Uma vez seca, é hora da pintura. Comece utilizando um primer sobre a peça toda. Aqui eu utilizei primer preto em spray:

GDSC0065 A peça já parece mais homogênea com o primer aplicado.

Escolha as cores que vai utilizar para a sua peça. Eu escolhi marrom para o corpo com um drybrush de um tom mais claro de marrom no abdômen, amarelo-ocre para as mandíbulas, e uma base amarelo-ocre com um drybrush laranja/ferrugem sobre as pernas e pedipalpos. Pintei a extremidade das mandíbulas e os olhos de preto. Por fim, um washing marrom sobre tudo.

Depois de pintado e seco, é hora do verniz para manter a pintura intacta. O ideal é usar uma ou duas demãos de verniz brilhante, e uma de verniz fosco, para uma aparência mais “real”. Se desejar, é possível construir uma base para a rhagodessa. Como a miniatura é bastante estável, eu escolhi deixar a minha sem base mesmo.

O resultado final da minha peça foi esse:

GDSC0103 A rhagodessa de perfil…

GDSC0104 … de frente…

Rhagodessa visão superior … de cima…

GDSC0107 … e com uma miniatura do D&D para escala (ignorem o meu dedo na foto…)!

E agora eu tenho mais um punhado de aranhas de plástico esperando para serem utilizadas. Vamos ver o que eu consigo inventar com elas!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...