sábado, 7 de setembro de 2013

D&D 30 Day Challenge: Edição Predileta

phb_2ed_r2 Sem dúvidas minha edição predileta é a 2ª edição do Advanced Dungeons & Dragons.

Não foi a primeira edição que joguei, ou com a qual tive contato; esta foi o BD&D.

Provavelmente sequer foi a edição que mais joguei; acho que acabei jogando mais D&D 3.0 e 3.5 no fim das contas.

Mas certamente é a edição da qual mais tenho material (grande parte dele adquirido nos últimos 5 anos), e também a que melhor combina o tipo de clima e regras que eu gosto em meus jogos de D&D.

Nunca cheguei a jogar de fato o AD&D 1ªed, mas acredito que não veria grandes diferenças entre ele e o AD&D 2ªed; as regras de ambos são bastante similares na verdade. Há uma certa diferença no clima das aventuras e alguns suplementos de uma edição para outra, mas como os dois sistemas são praticamente intercambiáveis, isso faz com que eu continue preferindo o AD&D 2ªed.

As edições recentes perderam muito do clima e charme do AD&D, e sinceramente, não acredito que um dia recuperarão isso. Essa tarefa ficou para os retroclones e a OSR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...