terça-feira, 10 de setembro de 2013

Warriors of Mars em Domínio Público

Warriors_of_Mars_-_cover Pelo que sabemos, Gary Gygax era um grande fã de Edgar Rice Burroughs, principalmente dos livros sobre John Carter de Marte.

Digo isso porque Gygax presta homenagem a estas histórias no prefácio do OD&D, cita-as como fontes de inspiração no famoso “apêndice N” do livro do mestre do AD&D 1ªed, e publicou em 1974 (o mesmo ano de lançamento do OD&D) um miniature wargame baseado na Marte de Burroughs.

Este jogo é Warriors of Mars: The Warfare of Barsoom in Miniature, escrito por Gary Gygax e Brian Blume, e que foi cancelado pouco após seu lançamento, já que a família do autor entrou com uma ação proibindo o uso da obra, já que a TSR não possuía os direitos de publicação.

Isso fez com que o jogo se tornasse raríssimo, já que poucas cópias chegaram a ser vendidas, e poucos de fato tiveram o prazer de botar os olhos nessas regras.

Mas isso não é mais um problema, já que aparentemente o livro caiu em domínio público (as obras de Burroughs são domínio público de acordo com as leis de alguns países) e está disponível no Internet Archive.

Então, se você tem curiosidade emn conhecer um dos trabalhos seminais do co-criador do RPG, e porque não, até mesmo analisar as similaridades deste jogo com o D&D, é só seguir esse link e baixar o jogo de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...