sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Black Friday – Diversas Promoções no Mundo dos RPGs!

O fim de semana do Dia de Ação de Graças é um período de tradicionais promoções nos EUA, especialmente a sexta-feira chamada de “black friday”, e essa mania recentemente se extendeu aqui para terras brazucas.

E já que há promoções de todos os tipos de produtos, os RPGs não podiam ficar de fora! Confira uma pequena lista de barbadas deste fim de semana:

redfriday A Redbox Editora está com vários itens em promoção até o dia 1º de Dezembro. É a chance de completar sua coleção de Old Dragon ou conhecer um dos outros jogos que eles publicam.

DTRPG-HugeDiscounts-BannerB A DriveThruRPG também está com diversos títulos de RPGs em PDF com preços excelentes. Vale à pena dar uma conferida.

GoodmanGames_logo-md A Goodman Games está com desconto de 50% em vários títulos, tanto impressos quanto em PDF, incluindo o gigantesco Dungeon Crawl Classic RPG. Além disso, todas as aventuras em PDF para D&D 3ªed da editora estão por apenas US$ 3,00.

A Noble Knight Games também está com uma mega promoção em quase todos os seus itens, o que inclui seu imenso estoque de material fora de catálogo. Quem sabe não seja a hora de adquirir aquele tão cobiçado livro de AD&D?

E procurando por aí devem haver muitas outras promoções RPGisticas rolando. Então, é aproveitar e comprar seu presente de Natal com um preço mais barato!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O Ídolo da Semana

A homenagem de hoje ao ídolo vem da webcomic King of RPGs:

KOR-Strip-Gygax-comic5-aba7644 Uma estátua assim seria realmente inusitada.

A postagem original desta tirinha pode ser encontrada neste link.

Sombras & Segredos – O Lançamento de Estréia da Moostache Books!

Sombras & Segredos A capa é muito maneira!

O blog Moostache inaugurou seu selo de livros, o Moostache Books, com o lançamento em PDF de Sombras & Segredos – um guia Old Dragon para Ladrões.

Escrito pelo já famoso Rafael Beltrame, autor e consultor de diversos produtos oficiais da linha Old Dragon, Sombras & Segredos é uma espécie de “livro completo dos ladrões” para o dragão velho.

Nas próprias palavras do pessoal do Moostache:

“Para inaugurar, temos um suplemento para Old Dragon que com certeza vai agradar tanto aos Mestres quanto aos jogadores, chamado “Sombras & Segredos – um guia Old Dragon para Ladrões”. Este é o primeiro de uma série de livros que buscam tratar individualmente as quatro classes básicas do Old Dragon, respeitando as regras e padrões oficiais do Old Dragon.

Lançado em pdf, o livro aborda em quase 40 páginas assuntos relacionados aos ladrões, do papel deles no jogo e dicas para aproveitar melhor seu personagem até novas especializações e equipamentos. Além dos aspectos interpretativos e mecânicos, o livro ainda traz uma aventura para um único personagem ladrão, ideal para jogadores que precisam ajustar seu personagem no grupo, ou para o Mestre que precisa de uma missão “one shot”.”

É uma pena que esteja à venda apenas em PDF! Sombras & Segredos pode ser comprado na loja da Redbox por apenas R$ 6,90.

domingo, 24 de novembro de 2013

Google Maps Middle Earth

A Google, com o intuito de promover o filme O Hobbit: A Desolação de Smaug, segunda parte da adaptação cinematográfica de O Hobbit, lançou um mapa interativo da Terra Média, que funciona em um padrão similar ao Google Maps, mas bem mais simples, obviamente.

Google Middle EarthHá vários mini-jogos e surpresas no mapa, mas também parece que eles não funcionam em qualquer hardware.

Se você quer brincar um pouco nesse site bacana e explorar alguns locais da Terra Média, acesse o middle-earth.thehobbit.com.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Ídolo da Semana

Esta semana o ídolo é um velho conhecido da comunidade dos jogadores de Old Dragon:

misticos Um ídolo buda, quem diria!

O amigo Felipe PEP Leandro, autor e ilustrador do suplemento gratuito Místicos, que descreve a classe de mesmo nome, escolheu homenagear na capa o nosso querido ídolo, mas com um toque oriental bem no clima do suplemento.

Não poderia ter ficado mais legal!

Magos e a Busca Pela Imortalidade

Um dos temas mais recorrentes nas obras de fantasia é o mago que vive para sempre. De Merlin aos planeswalkers de Magic: The Gathering, diversos são os casos de magos de vida extremamente longa, e variados também são os meios para se atingir isso.

Alguns conseguem a façanha por não serem exatamente humanos, como Merlin (um cambion, ou meio-demônio) ou Gandalf (um Maia), mas outros atingem este estado através de algum ritual ou conhecimento secreto.

Com isso em mente, não seria muito absurdo extrapolar que, generalizando, o objetivo final de todo praticante das artes arcanas é descobrir o segredo da imortalidade. E é daí que parte minha ideia.

Existiriam alguns rituais, todos eles conhecidos por poucos e extremamente bem guardados, que se devidamente realizados, permitiriam a um mago viver para sempre. Alguns destes rituais inclusive, ainda que mágicos em sua natureza, poderiam até mesmo ser utilizados por não-magos.

Existem também modos paliativos, como poções de rejuvenecimento (que apenas devolve alguns anos de vida), a magia Clone (que produz uma cópia com as memórias e conhecimentos apénas até o momento em que foi copiado), a magia Reencarnação (que não permite escolher o corpo, e não funciona após morte por velhice), ou tornar-se um morto-vivo comum (cuja maioria ou é não inteligente, ou depende do interesse de outras pessoas para realizar o processo como é o caso de múmias, ou é um servo de quem o transformou).

Os rituais, por outro lado, seriam mais permanentes e mais garantidos. No entanto, a maioria dos rituais não é infalível, existindo meios de destruir o mago, ainda que isso seja difícil, e muitos trazem consigo uma série de efeitos colaterias que nem todos estão dispostos a sofrer.

Alguns exemplos destes rituais seriam os seguintes:

Lich – Talvez o mais conhecido e clássico dos caminhos que os magos tomam para a imortalidade. Vários sã os tipos de lich, mas praticamente todos envolvem a criação de um filactério e de uma poderosa poção que pode matar definitivamente o mago ao invés de torná-lo um lich. Aqueles que não são poderosos os suficiente para virar um lich podem tornar-se um vassalich. Da mesma forma, lichs muito antigos podem tornar-se demilichs.

Carniçal – O mago pratica canibalismo em troca de imortalidade... e corrupção física imutável. Nada que se faça para mudar a aparência de volta ao normal funciona por muito tempo.

Pequenas vidas - Ingerir seres ainda vivos confere o tempo de vida restante a eles à vida do mago. Alimentando as criaturas com outros seres vivos antes de ingerí-los possui uma espécie de efeito em cascata, potencializando o ritual.

Invertendo a cadeia alimentar – Praticando este ritual, o mago ao morrer automaticamente reencarna como um camundongo, que precisa matar um rato para possuir o corpo deste, que precisa matar um gato, que precisa matar um lobo, que precisa matar uma pantera, que precisa matar um homem para finalmente voltar a ter um corpo humano.

Clone dimensional – Diferente da magia Clone, o procedimento traz seu "eu" de uma linha alternativa de tempo para substituir o da linha de tempo “normal”. Uma espécie de processo automático, mas que tem chance de dar muito errado.

Troca de corpo – Ao morrer, o espírito do mago possui um corpo próximo, desde que exista um ao alcance. Rola-se novos atributos físicos, mas mantém-se os mentais.

Banhar-se em sangue - Banhar-se no sangue, preferencialmente de jovens. O sangue tem de estar limpo, isso é, as vítimas não podem ter sido envenenados ou estarem doentes. É necessário 1d4+1 vítimas para o ritual. O tempo até o próximo banho de snague é de (100 - soma da idade das vítimas) em dias. Dizem que há chance de adquirir características vampíricas ao praticar este ritual.

Objeto de troca – O mago liga sua alma e vida à um objeto (geralmente um retrato, estátua ou boneco de si mesmo) que envelhecerá e sofrerá todos os danos que deveriam ser destinados a ele. O objeto nunca se destruirá naturalmente desta maneira; no entanto qualquer dano realizado no objeto é sofrido pelo mago. É possível que haja versões desse ritual que ligam a vida do mago à de uma criatura imortal (um demônio, gênio, criatura celestial, etc), mas isso traz o inconveniente de ser necessário manter a criatura presa para garantir a imortalidade.

Demônio mecânico – Ritual que permite reparar partes danificadas do próprio corpo e substituir órgãos vitais por artefatos mecânicos. O próprio sangue eventualmente pode acabar precisando ser substituido, normalmente por óleo, água ou areia.

Transplantes – O mago torna-se capaz de repor partes danificadas, doentes ou não-funcionais do próprio corpo com partes de outras criaturas, efetivamente extendendo sua vida para sempre.

Golem vivo – Um método que permite ter a alma tranferida para uma armadura/golem através de rituais que envolvem a construção de um filactério. O mago existirá preso em um selo ou jóia (o filactério) no interior do golem, e só estará verdadeiramente destruído se este for danificado.

Existência fungal - O corpo do mago é contaminado por um fungo que aos poucos vai substituindo os órgãos vitais com cópias construidas de matéria fungal, até que todo o corpo dele seja um simulacro de hifas. Caso todo o corpo seja destruído, dado o devido tempo e condições, um novo corpo crescerá de esporos expelidos pelo antigo corpo.

CancermageAtravés desse ritual, tumores e doenças infectam o corpo do mago, cujas próprias células tornam-se infecciosas. Basicamente, uma forma de regeneração constante e acelerada, que ocorre mesmo sem necessidade. A característica infecciosa permite ao mago viver em outro corpo, caso seu corpo original seja destruído.

Ossos de ouro - A pele do mago torna-se dourada, e ele precisa se alimentar com ouro diariamente (1 PO por nível por refeição, 3 refeições por dia, talvez). Ao morrer, seu corpo instantaneamente se decompõe, deixando à mostra apenas seus ossos feitos de ouro. Se qualquer criatura tocar os ossos, seu corpo é possuído pela alma do mago, e sua pele torna-se dourada. Os ossos são indestrutíveis, e um imenso chamariz para os incautos.

Vampiro - Não o tipo comum, mordido por outro vampiro. Isso tornaria o mago um servo de quem o transformou. O vampirismo adquirido através de um pacto profano torna o mago um morto-vivo livre, poderoso e inteligente.

Vencer a morte – O mago convoca a morte e a desafia. Como desafiada, a morte geralmente escolhe a competição (usualmente xadrez). Se vencer, o mago torna-se imortal, se perder, a morte o leva imediatamente. A morte é um oponente muito dificil de ser vencido, e trapacear é possível, mas ainda mais complicado.

Pacto - Um pacto com uma criatura extraplanar, que confere imortalidade enquanto algum tipo de ritual ou sacrifício for realizado regularmente. Se o ritual em questão por alguma razão não for realizado no momento adequado, a criatura automaticamente vem buscar o mago, condenando sua alma para sempre.

Bruxa - Por alguma razão desconhecida, apenas mulheres são capazes de tornarem-se bruxas, e o processo invariavelmente torna-as malignas. Bruxas parecem viver indefinidamente, enquanto corrompem a própria natureza à sua volta.

Sangue de fada - Uma das formas de viver para sempre é tornar-se um membro do povo-fada. A forma mais comumente conhecida para tal é entrar no mundo das fadas e provar de sua comida; no entanto, ao fazer isso, nunca mais se pode sair daquele mundo. Talvez haja alguma outra maneira, mais complexa, que permita a alguém tornar-se do povo-fada e continuar no mundo dos mortais.

Escolhido dos deuses - Ser escolhido por um deus para tornar-se seu porta-voz no mundo não é coisa fácil, e depende muito da vontade da divindade em questão. Mas e se a divindade da magia não for exatamente uma criatura, mas sim a consciência coletiva da magia, uma mente que misticamente surgiu da teia de energias mágicas que permeia todo o universo? Talvez, nesse caso, seja possível acessar esse poder através de rituais arcanos, e forçar a "deusa da magia" a torná-lo um "escolhido". Magia bruta é capaz de qualquer coisa, inclusive sustentar alguém vivo indefinidamente.

Demiurgo - O Demiurgo é o mago supremo de uma realidade, um ser que além de imortalidade detém também o conhecimento máximo possível sobre a magia e controle total sobre a própria magia do mundo. Portanto, apenas um único Demiurgo pode existir a cada vez. A posição confere poderes que rivalizam com o de divindades menores, e provavelmente também algumas responsabilidades.

Deus ou Semideus – Aquele que provavelmente é o caminho mais difícil a ser trilhado para a imortalidade é atingir a divindade. Há alguns rituais que se pode realizar para se tornar um Poder, ou um verdadeiro Imortal, e envolve a realização de diversos feitos de importância lendária.

A maioria destes rituais, se realizados, automaticamente impedem a realização de qualquer outro com o mesmo fim, exceto talvez tornar-se Escolhido dos Deuses, Demiurgo ou Divindade.

Seria bastante interessante definir os requisitos, métodos e consequências da realização de cada um destes rituais para que os jogadores possam tentá-los se os descobrirem, e é algo que pretendo fazer em algum momento.

Imagino também se é interessante quantificar de algum modo o aprendizado destes rituais, de modo similar ao número de magias que podem ser aprendidas. Isso poderia servir como uma forma de limitar o número de rituais que um mesmo mago pode aprender, e assim também forçar que um personagem tenha de escolher um ou outro caminho de pesquisa. Não estou bem certo quanto a isso, nem em como faria tal coisa.

Gostaria muito de ouvir a opinião de outras pessoas sobre a ideia. Alguma sugestão de outros métodos de atingir a imortalidade? Alguma opinião sobre quantificar, limitar ou categorizar os rituais?

domingo, 17 de novembro de 2013

Simpsons “The Hobbit” Couch Gag

Todo mundo conhece a abertura dos Simpsons, em que os membros da família acabam no sofá assistindo a TV.

E todo mundo também sabe que sempre há alguma coisa diferente e engraçada nessa abertura. E que essa “alguma coisa”, às vezes, é a abertura inteira.

Uma dessas aberturas recentes do programa é inspirada em O Hobbit:

Como sempre, muito divertido! Cheia de referências tanto ao show quanto a O Hobbit. Gostei especialmente da piada com o Um anel.

sábado, 16 de novembro de 2013

Resenha: Pathfinder Battles – Skull & Shackles

A alguns meses atrás, mais especificamente em Agosto, a Paizo lançou uma série de suas miniaturas plásticas pré-pintadas (as Pathfinder Battles) intitulada Skull & Shackles.

Lançada para acompanhar o Adventure Path de mesmo nome, Skull & Shackles é uma coleção de miniaturas totalmente voltadas para o tema “aventuras marítimas”.

Skull & Shackles 013 Os boosters de Skull & Shackles

Na ocasião eu adquiri um brick de boosters (32 miniaturas randomicas) ainda na pré-venda. Eu geralmente não faço isso, mas sendo miniaturas voltadas a aventuras marítimas uma coisa não tão comum de se encontrar em miniaturas plásticas pré-pintadas, e considerando que achei praticamente todas as miniaturas da coleção muito bacanas, não resisti.

No fim, acho que dei muita sorte ao comprar o brick fechado, porque das 32 miniaturas, apenas 3 vieram repetidas. E destas, todas são perfeitamente utilizáveis em grande número (uma stirge genérica, um homem-tubarão e um homem-rato).

Para a preciação de vocês, tirei fotos de todas as miniaturas que vieram nos meus boosters:

Skull & Shackles 014 Tubarões! A muito tempo que eu queria miniaturas de tubarões para acompanhar meus sahuagins!

Skull & Shackles 015 Há uma variedade razoável de piratas e marinheiros na coleção.

Skull & Shackles 016Os licantropos da coleção também são bem legais. 

No que diz respeito à qualidade das miniaturas em si, não há muita novidade aqui. Como eu já comentei na resenha anterior, as miniaturas combinam perfeitamente em escala e estilo com as descontinuadas miniaturas plásticas D&D Miniatures.

As esculturas são em geral muito boas e bastante detalhadas, e a qualidade da pintura é bastante impressionante para uma coleção de miniaturas pré-pintadas. Há inclusive uma miniatura em especial de uma personagem do Adventure Path que possui um mapa tatuado no corpo, que foi perfeitamente reproduzido em sua miniatura:

Skull & Shackles 020O detalhe da magia na mão esquerda ficou muito bonito. 

Skull & Shackles 019 Mas o mapa tatuado no corpo é o verdadeiro charme dessa miniatura!

Em resumo, a Paizo vem conseguindo manter a qualidade em sua coleção de miniaturas plásticas pré-pintadas, e até melhorando em alguns casos. Esta coleção em particular está repleta de miniaturas úteis e até necessárias para uma boa aventura marítima (ela tem tubarões!). Se alguém me perguntasse, eu diria que a coleção Skull & Shackles é uma que vale a pena comprar, sem arrependimento. Eu não me arrependi!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Ídolo da Semana

Nesta semana, o ídolo vem não do D&D, mas sim do Tunnels & Trolls:

Seven Challenges of Kartejan Não é exatamente a mesma figura, mas há certamente uma inspiração no famoso ídolo de Tramper.

Seven Challenges of Kartejan é uma aventura de 2012 para Tunnels & Trolls, escrita pelo próprio Ken St. Andre, designada para personagens iniciantes.

A descrição oficial da aventura:

This is a gamemaster adventure (not a solitaire) for newly created human characters only.  Wealth, power, dancing girls -- all these are yours for the winning if you can master the seven challenges of Kartejan.  In order to do so, you will have to dare the dunnels and defeat a troll. Compete or cooperate, there is only one true winner of the seven challenges.

Seven Challenges of Kartejan pode ser adquirida em PDF na DriveThruRPG.

domingo, 10 de novembro de 2013

PDF de Swords & Wizardry Complete de Graça… Para Sempre!

Swords & Wizardry Complete Rulebook Naquela que é provavelmente a meta adicional mais bacana da história dos financiamentos coletivos de livros de RPG, a Frog God Games anunciou que se a campanha no Kickstarter para a publicação de The Lost Lands: Sword of Air atingisse 400 financiadores, eles liberariam o PDF de Swords & Wizardry Complete de graça. Para sempre.

Pois bem, o financiamento ultrapassou a meta de 400 colaboradores e a editora cumpriu sua palavra! No entanto, eles pretendem fazer alguns ajustes nos hyperlinks do arquivo, e até que isso ocorra teremos de esperar um pouco até ser possível baixar o PDF de graça.

Quer dizer, mais ou menos. Porquê o livro tornou-se totalmente gratuito, totalmente mesmo, sendo completamente legal distribuí-lo gratuitamente, desde que nenhuma alteração no documento seja realizada.

Isso mesmo, a Frog God Games deu a permissão para quem tiver uma cópia do PDF distribuí-la livremente se assim desejar!

Sendo assim, enquantoa própria editora não disponibiliza o arquivo, vários blogs estão disponibilizando links para que o jogo seja baixado, e aqui não será diferente.

No intuito de difundir esse excelente retroclone do OD&D, coloquei minha cópia do livro no Dropbox e quem quiser pode fazer o download do arquivo pelo link abaixo:

Download: Swords & Wizardry Complete PDF

É isso. Não tenho mais nada a dizer além de “bom jogo”!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Expedição ao Pico do Abismo – Anunciada a Pré-Venda!

A Redbox Editora publicou no Facebook o anúncio, e agora é oficial: começa amanhã a pré-venda de Expedição ao Pico do Abismo!

Vejam abaixo o press-release:

--//--

Expedição ao Pico do Abismo preview

Expedição ao Pico do Abismo, é a terceira aventura clássica do Old Dragon e/ou Space Dragon que trás uma mecânica inédita. Ela une a Fantasia Medieval Clássica à Ficção Científica Pulp do Space Dragon, numa aventura que pode ser jogada com ambos os sistemas (Old Dragon ou Space Dragon) em grupos diferentes, ou num mesmo grupo, terminando num final épico onde Magos e Guerreiros e Mentalistas e Homens do Espaço ficarão frente a frente.

A aventura traz ainda em suas páginas um exclusivo e requisitado manual de conversão entre o Old Dragon e o Space Dragon, para que todo material de um sistema seja perfeitamente utilizável no outro e vice-e-versa.

A Expedição ao Pico do Abismo será comercializada nas Seguintes Condições:

1. Expedição ao Pico do Abismo - R$ 24,90

2. Exp. ao Pico do Abismo + Cripta do Terror - R$ 39.90

3. Exp. ao Pico do Abismo + Space Dragon - Módulo Básico R$ 44,90

4. Exp. ao Pico do Abismo + Cripta do Terror + Forte das Terras Marginais - R$ 55,90

5. Exp. ao Pico do Abismo + Cripta do Terror + Forte das Terras Marginais + Space Dragon Módulo Básico - R$ 74,90

AMANHÃ!!! PRÉ-VENDA EXCLUSIVA NA LOJA DA REDBOX

--//--

Expedição ao Pico dos Abismo é a terceira na linha de Aventuras Clássicas da Redbox, desta vez com estatísticas para Old Dragon e Space Dragon. A aventura em questão é inspirada na clássica Expedition to the Barrier Peaks, uma aventura de 1980 escrita pelo próprio Gary Gygax para o cenário de Greyhawk do D&D.

UPDATE:

Agora já começou a pré-venda de Expedição ao Pico do Abismo, e você pode clicar na imagem abaixo para ir direto à página da pré-venda do livro:

Pré Venda Pico do Abismo E o melhor de tudo: em todas as versões vendidas, isolado ou em um kit com outros livros, compre o livro físico e ganhe o PDF desta nova aventura totalmente grátis!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Ídolo da Semana

Eu percebi que acabei pulando uma semana nessa série de postagens. Coisas da idade.

Mas para me redimir, lá vai uma ilustração muito bacana do nosso ídolo:

OW SkirmishNada dura para sempre…

Esta belíssima ilustração é a capa provisória do Otherworld Fantasy Miniatures Skirmish Rules, o futuro conjunto de regras para batalhas com miniaturas da Otherworld Miniatures.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...