quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Retrospectiva das Edições do D&D em Fotos

Como uma homenagem aos 40 anos do D&D, provavelmente completados no último domingo, decidi mostrar aqui um pouco da história do D&D em imagens.

A história das edições do D&D eu já tratei aqui de forma breve quando o blog ainda era recém criado, então desta vez serão apenas imagens.

Para começar, a primeira edição do D&D (também conhecido por OD&D – Original Dungeons & Dragons), lançada em 1974:

original-dungeons-dragons No canto superior esquerdo vemos um exemplar do Chainmail, o wargame precurssor do D&D, de autoria de Gary Gygax e Jeff Perren. Ao lado, a caixa do primeiro D&D e abaixo os 3 livros que vinham dentro dela. Por fim, o primeiro suplemento de D&D – Greyhawk.

A segunda encarnação do D&D, em ordem cronológica, foi o AD&D 1ªed em 1977:

AD&D 1ed Na foto estão os 3 livros básicos e alguns suplementos posteriores. Curiosamente, o primeiro dos livros básicos a ser lançado foi o Monster Manual. Os livros básicos na foto são os com as capas originais, mas eles também possuíram tiragens com capas diferentes destas.

Neste ponto, o D&D se dividiu em duas linhas distintas o D&D básico (BD&D), que nada mais era que a revisão do D&D original, e o AD&D. A primeira das revisões do que seria chamado de BD&D foi a “Holmes Edition”:

Holmes A caixa conhecida como ”blue box” e seu conteúdo (faltam os dados e um crayon que acompanhavam o kit). Esta é apenas uma das configurações desta edição, que já teve outros livros inclusos na caixa, assim como outra aventura que não a famosa Keep on the Borderlands.

Em 1981 temos a segunda revisão do BD&D, a “Moldvay Edition”:

Moldvay A chamada “magenta box” e seu conteúdo.

P1020387 Esta edição também possuiu uma expansão, uma segunda caixa intitulada Expert Set, lançada no mesmo ano, que expandia a evolução dos personagens até o 14º nível.

Dois anos depois, finalmente chegamos à famosa “red box” de Frank Mentzer:

BECMI_DnD_boxes2 Esta foi a primeira edição do BD&D a ter expansões para evoluir os personagens até o nivel 36 e além, até atingirem o status de Imortais.

Em 1989 o AD&D, após 12 longos anos sem modificações sérias, recebeu sua segunda edição. Ainda assim manteve-se bastante compatível com a edição anterior, que continuou a ter tiragens lançadas concomitantemente com esta nova edição até 1990:

2013-05-12_12-44-56_543 Acima os livros básicos do AD&D 2ed com suas capas originais, e abaixo os mesmos livros em sua versão premium da reedição de 2013.

AD&D 2ed v2 Esta edição teve uma pequena revisão (mas que não chegou a configurar uma nova edição), mudanças de design e ganhou novas capas. Foram estas as versões que foram lançadas no Brasil pela Editora Abril em 1995.

Em 1991 o BD&D recebeu sua quarta e última revisão, lançada como uma caixa introdutória e como um livro único com as regras compiladas e resumidas das 5 caixas da “Mentzer Edition” – a famosa Rules Cyclopedia:

Dungeons & Dragons GROWA “black box” é muito importante para nós brasileiros, porque foi a primeira edição do D&D lançada no Brail, pela GROW, em 1992-93 (é um pouco difícil apurar a data com certeza). Esta edição também teve outras tiragens, com alterações no nome e modificações de design.

rulescyclopedia Acima temos a Rules Cyclopedia, um dos melhores manuais do BD&D em minha opinião.

Agora vamos dar um salto no tempo e ir até o ano 2000. Este ano, tanto o BD&D quanto o AD&D viram seu fim, e foi lançada a edição entitulada D&D 3.0, a maior alteração na estrutura das regras do jogo até então:

D&D 3.0 Muitas das “novas regras” desta edição na verdade são modificações de coisas que já apareciam na série Player’s Options do AD&D de 1995. No entanto, coisas como feats e tabela única de XP apareceram aqui pela primeira vez. Críticas e gostos pessoais à parte, ninguém pode negar que foi esse lançamento com sua OGL deu um novo fôlego para o mercado mundial de RPG.

Dnd_v3_5_rulesbooksA primeira pisada na bola editorial desta nova fase do D&D veio em 2003, quando foi lançada a edição 3.5 com algumas revisões nas regras de um jogo com apenas 3 anos de existência.

Apesar de todo o sucesso da dita “3ª edição” do D&D ela durou apenas 8 anos, e em 2008 foi lançado o D&D 4ªed:

D&D 4ed books Acima, o 3 livros básicos, e abaixo diversos suplementos.

D&D Essentials Em 2011 o D&D 4ªed viu surgir a linha Essentials, uma espécie de “D&D 4.5”, que recebeui até mesmo sua própria “red box”, nos moldes da edição do BD&D de Mentzer.

Aparentemente a última edição não foi o sucesso esperado, pois ao contrário de todas as versões anteriores do D&D, esta durou muito pouco, e apenas 4 anos depois, em 2012, começaram os playtestes abertos para a próxima edição do jogo, até o momento apenas conhecida como “D&D Next”.

Next Ainda não há imagens oficiais dos livros básicos do D&D Next; na verdade, não sabemos nem mesmo como esta edição será oficialmente chamada.

Desde o início dos playtestes do D&D Next não há mais lançamentos de suplementos do D&D 4ª edição, exceto por algumas aventuras também compatíveis com outras edições.

Neste ano do 40º aniversário do D&D finalmente conheceremos como será a nova encarnação do D&D. Certamente alguns de nós iremos gostar, outros não, mas isso faz parte. O que mais importa é que mesmo após 40 anos o D&D está vivo e bem!

2 comentários:

  1. O D&D da Grow é a versão do Moldvay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a versão das regras do D&D da GROW foram editadas por Aaron Allston, que por sua vez são uma compilação e adaptação das regras da versão editada por Frank Mentzer.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...