domingo, 9 de março de 2014

A História do D&D Através de Seus Guerreiros

Vocês já devem ter visto por aí imagens fazendo comparações entre as diversas edições do D&D, oficiais ou não, utilizando imagens de outras franquias que tiveram mais de uma versão.

Uma bastante famosa é a comparação entre as edições do D&D e as versões do James Bond, e eu mesmo já postei aqui uma que comparava as edições do D&D com o protagonista dos vários Castlevania.

Mas então tive uma ideia melhor: e se fizessemos uma comparação visual das várias edições do D&D utilizando ilustrações destas mesmas edições?

Como base da imagem, eu peguei a imagem que usa os “James Bonds”, que compara apenas do AD&D em diante. E como é difícil definir uma “ilustração icônica” de cada edição, minha opção foi pegar o guerreiro de cada edição, preferivelmente a ilustração que representa a classe na descrição desta.

Abaixo você podem ver o resultado:

Só eu tenho a impressão que a 4ªed destoa do padrão um pouco mais que o resto?

Na ilustração temos:

AD&D 1ºed – Gerreiro numa ilustração de David Trampier no Monster Manual, já que não há uma ilustração na descrição da classe.

AD&D 2ªed – Guerreiro que acompanha a descrição da classe no Player’s Handbook Revised.

D&D 3.0 – Regdar, o guerreiro humano icônico do Player’s Handbook.

D&D 3.5 – Como os manuais básicos do D&D 3.0 e 3.5 são praticamente idênticos, incluindo as ilustrações, peguei a imagem do primeiro suplemento voltado para guerreiros nesta edição: a ilustração de capa do Complete Warrior.

D&D 4ªed - guerreiro draconato que acompanha a descrição da classe no Player’s Handbook.

Pathfinder - Valeros, o guerreiro humano icônico do Pathfinder Core Rulebook.

OSR - Guerreiro que acompanha a descrição da classe no Swords & Wizardry.

Opiniões e conclusões a respeito, deixo a cabo de cada um de vocês.

3 comentários:

  1. Igor,

    Acho que dá pra perceber pelas ilustrações até as diferenças nas formas de rolagem de atributos e a importância dos atributos e itens em cada edição.

    Mais uma vez, excelente post!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da postagem!

    Acho que o principal que dá para perceber é que depois da 2ª edição revisada (na 3e em diante) a Wizards decidiu abolir referências históricas nas armaduras, deixando menos medieval e mais fantasia.

    Curiosamente quando pesquisei sobre a evolução visual do D&D um dos argumentos que deram era que na 3e queriam que os equipamentos fossem visíveis, já que aventureiros teriam quilos e quilos de tralhas consigo. Mas acho que esse objetivo foi atingido mesmo no Pathfinder e em algumas ilustrações do 3.x apenas (como a do Complete Warrior).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastante interessante esta explicação. o mais curioso é que, apesar de quererem tornar o equipamento visível, raramente se vê uma ilustração de aventureiros com mochilas - talvez o principal equipamento de um aventureiro!

      Mesmo nas figuras que usei nesta postagens, podemos ver que o único guerreiro a carregar uma mochila é, justamente, o do AD&D 1ªed.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...