sábado, 15 de março de 2014

Faça Você Mesmo: Desabamentos

Já mostrei a vocês aqui quando fiz algumas paredes de pedras desabadas. Desta vez, mostrarei como fazer desabamentos mais orgânicos, não só com pedras, mas contendo também terra, areia e entulhos menores.

Materiais:

- massa de biscuit ou epoxi
- areia
- papelão fino ou papel-cartão
- estilete ou faca de hobby
- cola
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- pincéis

Como fazer:

A ideia aqui é que as peças fossem compatíveis com as dungeons 3D da Kimeron Miniaturas. Para isso, usei as peças de parede e cantos da Kimeron cobertas por filme plástico para usar como base na moldagem das peças. Usando massa de biscuit (mas você pode usar massa epoxi ou mesmo papel machê), moldei formas similares a pequenos amontoados de terra que se encaixam nos cantos da dungeon, e também dois amontoados que preenchem o fim de um corredor mais largo e de outro mais estreito.

Desabamentos 013 Desabamentos nos cantos de uma sala…

Desabamentos 018 … desabamento no fundo de uma sala ou corredor largo…

Desabamentos 022 … e um desabamento em um corredor estreito.

Nesse momento, como podem ver nas fotos, não precisa ser nada muito detalhado. Usaremos essa peça apenas para dar a forma básica da miniatura, com os detalhes sendo feitos de outro modo. Espere a massa endurece completamente para continuar. Eu precisei esperar cerca de uns 10 dias, devido à umidade do clima (epoxi teria sido bem mais rápido).

Será necessário também algumas “pedras” maiores, que você também pode fazer de massa ou utilizar pedrinhas de aquário. Eu já tenho algumas “pedras” de massa prontas e guardadas, mas se não for o seu caso, aproveite para fazê-las enquanto espera a base das peças endurecer.

Quando a primeira parte já estiver endurecida, cole-as em um pedaço de papelão fino, ou papel-cartão grosso (eu usei o fundo de uma caixa de pizza congelada). Deixe um espaço razoável em torno de todas as peças, pois será necessário.

Em seguida, cole também algumas das “pedras” de massa que você fez sobre os montes, para criar a ilusão de pedras maiores semi-enterradas visíveis no desabamento. Tente dar um ar de aleatoriedade na posição destas pedras.

Desabamentos 029 Os montes já colados no papelão e com as pedras sobre eles.

Desabamentos 031 Um close do que ainda é apenas a base das peças.

Agora que chegamos na parte mais importante da confecção da peça, que é conferir-lhe textura. E é nisso que entra a areia.

Desabamentos 048 A areia que será usada é areia de construção comum, aquela com pequenas pedrinhas.

Passe cola branca sobre a superfície dos montes, evitando que a cola fique sobre as pedras de massa que já estão coladas sobre os montes. Só não cubra a parte reta que forma a parte de trás dos montículos. Deixe um pouco de cola cobrir o papelão em torno dos montes, para parecer que parte da areia espalhou-se pelo chão em torno, dando uma aparência mais realista. Seja generoso na quantidade de cola. Após isso, e antes da cola secar, cubra os montes com areia de construção. Agora, tenha paciência e deixe a cola secar totalmente.

Desabamentos 032Os montes cobertos de areia. Agora é esperar a cola secar 

Quando a cola estiver totalmente seca, tire o excesso de areia para fora da peça; você pode fazer isso sacudindo o papelão em que estão colados de leve, com pequenas batidas. Usar um pincel de leve para retirar a areia mais fina também é aconselhável.

Note que as peças devem apresentar uma camada de areia fortemente colada à sua superfície, e é exatamente isso o que queremos.

Em seguida, recorte o papelão, deixando apenas o entorno da base com areia colada em cima, no formato e largura que você desejar.

Desabamentos 036 Os montes depois de ter suas bases recortadas.

Desabamentos 042 Uma visão mais de perto.

Se neste momento você achar que algum ponto poderia ter mais areia o cobrindo, apenas repita o processo de passar cola e cobrir com areia.

Desabamentos 055Eu achei que as bordas da base podiam ficar um pouco mais cobertas, e por isso repeti o processo de colar areia nelas. 

Quando estiver satisfeito com a cobertura de areia na peça, é hora de começar a pintura!

Pintura:

Comece aplicando um primer nas peças. O costumeiro preto fosco é uma boa pedida aqui, mas um marrom escuro também vem a calhar.

Com o primer seco, eu comecei utilizando tinta marrom escura bastante diluída, não tanto quanto para um washing, afinal queremos uma cobertura completa da tinta, mas ainda assim bastante líquida, para cobrir a parte com areia. A diluição é importante para que a areia absorva bastante a tinta, e para que ela penetre entre os grãos de areia, evitando que qualquer parte da peça fique sem pintar.

Em seguida, usei cinza escuro para pintar as pedras maiores, assim como algumas das pedras menores. Pintar algumas das pedras menores serve para adicionar um maior nível de detalhe nas peças.

Quando essas camadas base de pinturaestiverem secas, você pode fazer um washing preto, apenas para aprofundar as sombras na peça.

Em seguida, com o washing completamente seco, iniciamos uma série de camadas de drybrush. Sobre as pedras maiores, usei um drybrush de cinza lunar, em seguida um tom de areia, e por fim um cinza ainda mais claro. Na parte coberta pela areia, comecei com um tom de marrom claro, em seguida com um tom de areia, e por fim o mesmo tom de cinza mais claro que usei por último nas pedras. Faça cada drybrush mais leve do que o anterior, para obter um resultado melhor e não cobrir totalmente a pintura anterior.

Desabamentos 072 Minhas quatro peças prontas!

Desabamentos 073 Mais de perto, para ver os detalhes.

Por fim, umas duas camadas de verniz acrílico fosco, para proteger as miniaturas e garantir que a areia não descole mais das peças.

Pronto, quando o verniz estiver seco você terá belas peças para representar partes desmoronadas dentro de sua dungeon!

Abaixo, algumas fotos das peças usadas em conjunto com as dungeons 3D da Kimeron e miniaturas do D&D:

Desabamentos 075O anão sabe dizer exatamente a quanto tempo essa parede desmoronou. 

Desabamentos 077 As peças feitas para encaixar nos cantos…

Desabamentos 079 … foram as que ficaram melhores, em minha opinião.

Desabamentos 083“Esta passagem está obstruída. Precisaremos procurar outro caminho, companheiros”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...