quarta-feira, 5 de março de 2014

Resenha: Guidebook to the City of Dolmvay

Dolmvay Trago hoje algumas informações sobre um material muito legal, em inglês, cujo PDF está sendo vendido na RPGNow através do sistema Pay What You Want (isto é, você pode pagar quanto quiser pelo livro, incluindo não pagar nada, ou então, pegar de graça, ler, e depois voltar no site e comprar novamente pagando quanto você achar que o livro vale).

Escrito por Peter C. Spahn e produzido pela Small Niche Games, Guidebook to the City of Dolmvay é um suplemento de 223 páginas escrito para o cenário Chronicles of Amherth, utilizando as regras de Labyrinth Lord.

Financiado coletivamente através do Kickstarter, o suplemento é quase todo OGL, exceção a uns poucos nomes e termos que fazem referencia direta ao cenário de Chronicles of Amherth.

Como o próprio nome diz, o livro descreve em detalhes uma cidade, Dolmvay, que é a clássica metróple medieval murada e portuária. Apesar de ser voltada para um cenário em específico, é muito fácil realizar adaptações para incluir a cidade de Dolmvay em qualquer outro cenário, ou então utilizá-la sozinha como o ponto de partida para uma campanha em cenário próprio. Como atestado no próprio livro, o mundo de Amherth, para o qual a cidade foi criada, é um cenário bastante low-fantasy e low-magic, e a cidade de Dolmvay reflete bem isso.

Outro ponto alto é que o sistema utilizado nas descrições é o Labyrinth Lord, um dos retro-clones mais fáceis de se adaptar para qualquer outro sistema D&D-like, como o próprio Dungeons & Dragons ou o brasileiro Old Dragon, por exemplo.

O livro inicia-se apresentando os temas e ideias sobre os quais o cenário e a cidade foram construídas, como a ancestralidade da região (a cidade foi construída sobre as ruínas de diversas outras civilizações), os semi-humanos como minorias, como a magia é temida, o conflito entre Ordem e Caos, a luta dos nobres pelo poder, e o papel dos aventureiros como heróis. Já o segundo capítulo trata diretamente sobre aventuras na cidade de Dolmvay, trazendo várias ideias para ganchos e temas de aventuras na região.

Em seguida começa a descrição da cidade em si, primeiro de sua história, e logo após a descrição geográfica propriamente dita. Detalhes sobre a lei, sistema de governo, religião, comércio, calendário, população, costumes, dia-a-dia, etc., tudo isso é dado com uma quantidade adequada de detalhes. Chamou-me particularmente a atenção uma tabela com 100 rumores sobre a cidade, que podem ser facilmente usados para iniciar ganchos de aventuras.

Seguido desta parte mais política e cultural, inicia-se a descrição de cada distrito da cidade (o que inclui um gueto semi-humano), com sua aparência, construções, estabelecimentos e NPCs importantes. Nesta parte, algumas homenagens à comunidade OSR na blogosfera são feitas no livro, como a loja de livros e mapas Dyson's Delve, ou a Tenkar’s Tavern. Há também um mapa bastante bom da cidade como um todo.

Após a descrição da cidade, há um capítulo descrevendo os tipos de comércio e negócios mais comuns na cidade, e um outro dedicado inteiramente a tavernas e estalagens, muito bom para o mestre que precisa criar um destes estabelecimentos às pressas, seja na cidade de Dolmvay, ou em qualquer outro local no mundo de jogo.

Segue-se um capítulo sobre encontros na cidade, com ideias e tabelas de encontros aleatórios tanto genéricos para a cidade inteira, como encontros especiais, divididos por distrito, e que servem tanto como uma forma de adicionar detalhes a uma sessão de jogo, quanto para criar novos ganchos de aventuras.

Após este longo capítulo, temos um capítulo com novos exemplares de flora e fauna, isto é, plantas nativas da cidade úteis aos aventureiros, e novos monstros que podem ser adicionados ao repertório do Labyrinth Lord (com uma menção especial aos excelentes Deceiver e Loskath!).

Encerrando o livro temos 5 apêndices. O Appendix 1: The Valenon descreve uma cidade-estado murada existente dentro da cidade de Dolmvay; uma teocracia regida pelo High Lawlord, o líder da Church of Law and Order, de certa forma bastante similar ao Vaticano do mundo real. Este capítulo também descreve os costumes, crenças e regras da igreja em questão, assim como a relação desta fé com serviços de cura mágica e ressureição no cenário.

O Appendix 2 descreve a guilda de aventureiros da cidade e tudo o que ela pode oferecer aos personagens jogadores. Já o Appendix 3 é reservado aos misteriosos esgotos da metrópole; construídos com uma mística e estranha tecnologia ancestral, eles estão sempre mudando e alterando-se e funcionam como uma espécie de dungeon semi-pronta para ser o palco de diversas aventuras.

O Appendix 4 traz diversas tabelas e guias para a criação rápida de NPCs bastante detalhados, além de incluir boas regras para a criação e utilização de personagens de nível 0. Por fim, o Appendix 5 trata de tesouros em geral, com diversas tabelas para a rolagem aleatória destes.

É um material muito bom, descrevendo uma cidade bastante grande e interessante, com muitos detalhes e ainda assim deixando bastante espaço para o mestre criar à vontade. Se você está procurando um mini-cenário urbano pronto, ou uma grande metrópole para ser a base de operações dos personagens de seu grupo de jogo, ou apenas inspiração para criar sua própria grade cidade de fantasia medieval, recomendo fortemente dar uma olhada no Guidebook to the City of Dolmvay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...