terça-feira, 27 de maio de 2014

Basic Dungeons & Dragons (E Não É o Que Já Conhecemos…)

Basic Dungeons & Dragons (BD&D) é como se costuma chamar as edições do D&D entre o Dungeons & Dragons original (OD&D) e o Advanced Dungeons & Dragons (AD&D) – e “entre” não é uma definição de tempo, mas sim de “complexidade”. Pois bem, tudo isso está para mudar este ano…

Até o momento, o que sabíamos da nova edição do D&D é que o Starter Set não traria regras para criação de personagens, mas que de alguma maneira os jogadores seriam capazes de fazê-lo. Eu e algumas outras pessoas chutamos que seria algum tipo de aplicativo de smartphone/tablet ou editor de personagem on-line. Parece que erramos (ao menos por enquanto; não duvido que vejamos isso em breve, pelo que ouvi na palestra de Greg Bilsland no WRPGFest de 2013).

No fim da semana passada, foi confirmado que cerca de 15% do Player’s Handbook seria disponibilizado gratuitamente, em PDF, encerrando o mistério de como os jogadores conseguiriam construir personagens antes do lançamento oficial do Player’s Handbook.

Mas o anúncio de hoje da Wizards of the Coast põe tudo em uma outra perspectiva – e dará ao termo Basic Dungeons & Dragons um novo significado.

Basic Dungeons & Dragons será o nome dado a este material gratuito, em PDF, que servirá como introdução à nova edição do D&D. Este material trará o cerne do jogo, condensando em suas páginas tudo o que é necessário para jogar. As opções serão limitadas apenas as 4 raças básicas – humano, anão, elfo e halfling - e as 4 classes básicas – guerreiro, ladrão, clérigo e mago; com o que é visto como a subclasse essencial de cada uma delas. Mas sabe qual a boa notícia? O Basic D&D cobrirá estas classes do 1º ao 20º nível!

Como o PDF deverá ter tudo o que é necessário para jogar, ele provavelmente trará as mecânicas básicas de combate e movimentação, assim como listas de equipamentos e magias (ainda que possam ser restritas).

Em suma, o Basic D&D no início será uma espécie de fast play cobrindo até o nível 20. Mas não deve parar por aí.

new Basic D&D Será essa a capa do Basic D&D?

Ainda de acordo com a postagem da WotC, quando o Player’s Handbook for lançado, o Basic D&D deverá ser atualizado para incorporar partes do Monster Manual de do Dungeon’s Master Guide – os monstros mais icônicos, alguns itens mágicos essenciais, orientações para o DM conduzir uma campanha, regras para aventuras nos ermos selvagens, em dungeons e em locais urbanos, etc.

Isso tornará o Basic D&D de fato um livro de referência simplificado da nova edição do D&D. E um que será gratuito!

Além disso, é planejado que outros materiais gratuitos sejam lançados para acompanhar o futuro lançamento de outros arcos de aventura, com as regras necessárias para jogá-las caso seja necessário. Assim, seria possível jogar as novas aventuras do D&D sem a necessidade de comprar os livros básicos – apenas usando o Basic D&D e algum eventual outro material de referência gratuito.

Particularmente, eu só não gostei do nome escolhido; como falei no começo da postagem, Basic Dungeons & Dragons é o termo que usamos para referenciar a algumas edições antigas do D&D, e é óbvio que a WotC tem consciência disso. Ainda assim, vão lançar um produto com este mesmo nome, confundindo parte do público (o que pode ou não ser de propósito).

Eles também fazem uma analogia de que o Basic D&D será o equivalente à antiga Rules Cyclopedia mas com um escopo menor, enquanto os três livros básicos da nova edição serão equivalentes ao AD&D. Eu particularmente acho essa comparação um pouco exagerada, até absurda, já que em vários aspectos a Rules Cyclopedia era até mais completa do que os livros básicos do AD&D (afinal, eram de fato jogos diferentes). Me parece que a comparação foi usada mais devido à fama da Rules Cyclopedia e também como uma espécie de resposta pelo clamor de uma republicação desta.

Mesmo assim, esta foi uma notícia que eu gostei de ouvir. Ter as regras básicas do jogo disponíveis como um material gratuito é muito legal.

6 comentários:

  1. concordo com tudo q vc disse!
    se ja confundem hj os temos,imagina depois do novo BD&D, eheheh

    mas é uma otima iniciativa. vamos esperar pra ver

    ResponderExcluir
  2. Recurso de marketing ou tiro no pé?
    Eu considero uma ótima iniciativa. D&D para todos!

    ResponderExcluir
  3. Se vai ser bom pra WotC eu não sei, mas parece que vai ser muito bom para os jogadores. =D

    ResponderExcluir
  4. Com certeza será bom pra Wizards. Bela sacada! Tá bom o nome Basic D&D, porque alude à uma "versão básica", com menos opções. Mas completa o suficiente para se ter uma visão da mecânica do jogo. Em algum momento todos que jogarem Basic D&D vão querer comprar os livros básicos.

    ResponderExcluir
  5. Finalmente a WotC parece acertar em algo. Pra mim a divisão entre um D&D e um AD&D, rodando simultâneamente, é a mais lógica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...