sábado, 14 de junho de 2014

Apêndice N: Zelazny e De Camp/Howard/Carter

A não muito tempo, eu fiz uma postagem mostrando alguns livros de autores do Apêndice N que eu havia adquirido. Pois bem, eis que consegui mais alguns livros de autores do dito apêndice:

livros de Roger Zelazny & Sprague de Camp (2)3 livros de Roger Zelazny, e 1 livro de L. Sprague de Camp, Robert E. Howard e Lin Carter.

Destes livros, 3 são em inglês, todos eles de autoria de Roger Zelazny, e 1 é em português, de co-autoria de Robert E. Howard, L. Sprague de Camp, e Lin Carter.

O livro em português trata-se de A Maldição da Lua Crescente, da coleção Conan – Espada e Magia:

Sprague de CampA capa está bem judiada, um pouco rasgada, mas o interior está intacto. 

A série Conan – Espada & Magia foi uma coleção publicada no Brasil em 1995 pela Editora Unicórnio Azul, um selo da Editora Mercuryo. A coleção continha 5 livros, que muito provavelmente devido a uma tiragem pequena, são razoavelmente difíceis de se encontrar hoje em dia.

A coleção traz algumas histórias originais de Robert E. Howard, criador do personagem, mas também os pastiches de Conan escritos por Lin Carter e L. Sprague de Camp, assim como algumas versões de contos de Howard reescritas por de Camp.

Basicamente, estes livros são uma tradução de uma série de livros publicados nos anos 1960 pela Lancer Books. Este em específico, de acordo com o que está em sua ficha técnica, seria uma tradução de Conan the Freebooter; no entanto, ele não traz todos os contos deste livro, e apresenta um conto de cada um dos livros Conan of Cimmeria e Conan, ambos da mesma coleção original da Lancer Books.

Este livro não é citado nominalmente no Apêndice N, mas os 3 autores o são, assim como a série de histórias de Conan como um todo. Além disso, todos os contos que compõe o livro foram escritos e publicados originalmente antes de 1974 (ano de lançamento do D&D).

Dos livros que adquiri de autoria de Roger Zelazny , um deles é citado nominalmente – Jack of Shadows (agradeço ao Rafael Beltrame pela dica):

Roger Zelazny 
Alguns dos temas comuns nas obras de Zelazny são elementos das mais diversas mitologias, imortalidade e pessoas que tornam-se deuses, e o conflito entre tecnologia e magia – todos elementos também encontrados no D&D.

Jack of Shadows gira em torno do tema do conflito entre magia e tecnologia, com um protagonista que retira seu poder mágico das sombras em um mundo onde um hemisfério fica permanentemente no escuro, e outro encara um dia perpétuo.

Roger Zelazny (1) 
Dilvish, the Damned é uma coletânea de contos protagonizados pelo personagem título, um meio-elfo que cavalga um cavalo demônio de metal (!!!). Apesar de publicado em 1982, 4 dos 11 contos presentes neste livro foram publicados em revistas até o ano de 1974, sendo assim, anteriores ao D&D.

Roger Zelazny (2) 
Por fim,  o terceiro livro de Zelazny que adquiri chama-se Wizard World, de 1989, mas que na verdade trata-se de uma coletânea contendo dois outros livros: Changeling (de 1980) e Madwand (de 1981). Como o nome do primeiro livro diz, a história envolve um bebê trocado (um changeling), o filho de um grande feiticeiro maligno trocado por outra criança vinda de um mundo tecnológico e colocada em seu lugar, e prossegue até ele descobrir seu imenso poder arcano, mas que ele não consegue controlar, sendo considerado por isso um “madwand”.

Bom, se eu já possuía muitas horas de leitura garantidas, agora certamente eu terei coisas para ler até meados do ano que vem!

Um comentário:

  1. agora é conseguir ler tudo! eheheh. Eu comprei aquele do gardner fox, sobre o bárbaro kothar (um dos livros). estou bem curioso para começar, mas ja comecei o Lythande, da Marion Zimmer Bradley, que para minha surpresa (dica do Bruno Sakai), faz parte do universo do Thieves World!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...