quinta-feira, 19 de junho de 2014

D&D 5ed: A Planilha do Starter Set

O preview de ontem da nova edição do D&D foi a planilha de um dos personagens prontos do Starter Set:

Eu realmente não gosto muito dessa história de second wind...

 Clique nas imagens para expandir, ou através deste link.

Em geral, o sistema aparenta ser bastante familiar às edições do D&D anteriores à 4ª edição. Inclusive, o bônus geral de perícias e os saving throws modificados por cada um dos 6 atributos são exatamente iguais ao que eu adoto no meu AD&D 3.5!

No entanto, algumas coisas na progressão do personagem me fizeram torcer o nariz. Mas vamos ver como tudo isso funciona em conjunto com o restante das regras quando o D&D Basic for lançado.

5 comentários:

  1. Também não gostei desse lance de second wind. O fluffy ficou muito bom, mas achei que colocaram muito texto pra uma ficha para iniciantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade de texto, eu imagino, seja porque no livro de regras do starter set não haverá capítulo de criação de personagens. Assim, todas as informações sobre os personagens estão nas suas fichas pré-montadas.

      Excluir
  2. Embora não aprove, eu nao fiquei tão incomodado com Second Wind por algumas razões:
    1) Descansar por ao menos uma hora em um ambiente que você está tomando dano a ponto de precisar usar essa habilidade não é algo que aconteça com frequência. Você não poderia realmente entrar em batalha, descansar uma hora, entrar em batalha, descansar uma hora, entrar em batalha...
    2) 1d10+level é basicamente um ataque. Efetivamente, um guerreiro pode ignorar um ataque uma vez a cada descanso curto. Se "cura" incomoda tanto, você pode retrabalhar isso para que Second Wind funcione como uma reação: Imediatamente após receber dano um guerreiro pode reduzir esse dano em 1d10+level uma vez por descanso curto. Não é mais 'cura', é redução de dano. Meu palpite é de que essa é a intenção, mas como esse é o basico, curar é mais simples de explicar a um iniciante.

    Algumas coisas que eu gostei:
    Trait, ideals, Bonds, Flaws. Nós já sabemos que eles serão uma parte importante na criação de personagens, interessante que eles assumam essa posição de destaque na ficha. Mostra o quanto eles estão preocupados com Roleplay.
    Posição de privilégio. É um benefício de background que eu realmente gostei, pode ser facilmente trabalhado dentro de uma campanha, ajudando a movimentar o personagem. Como Nobre, é natural que ele seja levado em direção as intrigas da corte. Playing Cards e Scroll of Pedigree se encaixam aqui também. Dão um toque interessante ao jogo.
    Fighting Style (Defense). Algo que eu realmente gostei no último playtest foram os estilos de combate variados que o Guerreiro pode escolher, com certeza essa será a diferenciação primordial entre os guerreiros do Basic D&D.

    Por último: Guerreiro com carisma alto e destreza baixa. Faz muito sentido para o personagem criado. Um bom sinal eles estarem pensando dessa forma. E gostei das peças de electrum. A ideia de que peças de Electrum e Platina vem de antigos impérios e reinos caídos, que quando usadas em transações comuns podem trazer suspeita sobre o possuidor, é realmente muito bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja cura ou redução de dano, mecanicamente é a mesa coisa, e igualmente me desagrada. E não é necessário descansar para usar o second wind, só para recarregar a habilidade.

      Excluir
    2. Eu não disse que era necessário descansar para usar a habilidade...

      Mas, ok, eu entendo o seu ponto de vista. É realmente uma questão muito de gosto. Eu também não sou um fã, só acho que é algo que eu consigo conviver.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...