quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Faça Você Mesmo: Restos de Equipamentos

Algumas vezes precisamos realizar modificações em miniaturas para compor algum projeto, e não raro estas modificações incluem cortar esta ou aquela parte da miniatura. E o que fazer com as partes que foram retiradas das miniaturas? A resposta é simples: guardar para utilizar em projetos futuros.

Hoje vou mostrar o que podemos fazer com pedaços de armas e equipamentos retirados de miniaturas que foram utilizadas para outro projeto. Com vocês, um marcador de restos de equipamentos destruídos!

Materiais:

- restos de armas e equipamentos retirados de miniaturas
- papelão fino ou papel-cartão
- tesoura, estilete ou faca de hobby
- cola branca
- cola-tudo
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- pincéis

Como fazer:

A ideia aqui é aproveitar pedaços que sobraram de miniaturas utilizadas para outros fins. Então, nada de armas sobressalentes retiradas de sprues de kits de montar, porque isso seria muito fácil. E também não importa muito se sua miniatura é de boa qualidade ou completamente vagabunda, tudo pode ser aproveitado de alguma forma.

No caso, eu utilizei uma miniatura similar à da foto abaixo, para um outro projeto. É uma daquelas miniaturas de índio que vem em pacotes de lembranças para festas de criança. A escultura é bastante ruim, e cheia de rebarbas, até porque provavelmente se trata de uma miniatura “pirata” (ou como chamam em inglês, bootleg), com moldes tirados de outra miniatura.

Miniatura original Uma visão frente e verso da miniatura original.

Para o outro projeto, eu precisava de um homem desarmado, por isso o que eu fiz foi retirar todas as armas da miniatura, tomando cuidado para não destruir completamente estas, mas mantendo a integridade da miniatura.

Vítima (10) A miniatura já sem as armas e com primer aplicado.

Assim, me restaram os pedaços das armas da miniatura, e é a partir deles que vamos realizar a peça deste tutorial. Como podem ver na foto, eles não parecem lá grande coisa, apenas talvez um punhado de lixo. (E claro, vocês vão notar que a miniatura que eu usei era igual à da primeira foto, só que de cor amarela).

Armas quebradas (3)Aa armas retiradas da miniatura. 

Devido à pose da miniatura, e como foi necessário retirar as armas sem danificar os braços da figura, as armas precisaram ser partidas, e ficou até mesmo faltando um grande pedaço do escudo. Assim, me surgiu a ideia de utilizar estes pedaços para criar um marcador para uma pilha de armas quebradas.

As armas nós já possuímos, então será necessário uma base para colocá-las. Então, vamos fazer uma base de papel-cartão (eu utilizei o papelão fino de uma caixa de pizza congelada).

Primeiro corte um círculo de papel cartão do tamanho desejado. Eu utilizei uma base de uma miniatura média do D&D como molde para traçar o círculo. Em seguida, utilize parte do papel cartão restante para cortar diversos pequenos pedaços irregulares, levemente arredondados, e que caibam uns 8 a 10 dentro do círculo maior.

Vamos utilizar os pedaços maiores para representar pedras de calçamento, colando-os lado a lado, de forma irregular, sobre o círculo maior de papel cartão. Utilize cola branca para isso, e o resultado deve ficar mais ou menos assim:

Armas quebradas (1) Fica melhor depois de pintado, acreditem em mim.

Agora que já temos todas as partes de que precisamos prontas, é hora de pintá-las, já que será mais difícil fazê-lo depois de montar a peça. Você pode também aproveitar esse momento antes da pintura para decidir como vai posicionar os pedaços das armas na base, mas ainda não junte tudo.

Pintura:

Vamos começar com a base. Papelão não precisa de primer, então vamos direto à camada base, para a qual eu utilizei tinta cinza escuro. Em seguida, com a camada base já seca, fiz um washing preto. Aguarde secar, e é hora dos drybrushes. O primeiro drybrush eu utilizei uma mistura de tinta mushroom (é, o nome da cor da tinta é esse mesmo) e verde oliva. Então, por fim, um segundo drybrush de cinza claro, e nossa base está pronta.

Armas quebradas 023 Eu disse que pintado ficava bem melhor!

É hora de pintar os pedaços de armas. Pode ser bom aplicar um primer nas peças antes, já que o tipo de plástico não costuma pegar tinta muito bem. Fora isso, você pinta as peças que tiver como achar melhor.

Eu utilizei diferentes tons de marrom para o escudo, o cabo da lança e a bainha da faca, com drybruhses de tons mais claros de marrom. A ponta da lança, e a borda e detalhes do escudo pintei com tinta metálica estanho, o cabo da faca com tinta metálica bronze, e a fita da lança pintei de vermelho com drybrush laranja.

Armas quebradas 030Já pintados, os pedaços de miniatura parecem muito melhores.

Eu optei por um visual mais “limpo”, mas se você quiser pode pintar os itens como se estivessem velhos, enferrujados, sujos, ou manchados de sangue.

Com as peças pintadas e secas, é hora demontar tudo para fazermos nosso marcador.

Montagem:

Essa é a parte simples: tudo o que se tem de fazer é escolher as posições das peças sobre a base e colá-las a esta usando cola-tudo. Por fim, envernize a peça com verniz acrílico fosco.

O resultado final da minha peça ficou assim:

Armas quebradas 045Nem parecem mais aquelas rebarbas de plástico amarelo!

Pronto, nosso marcador de pilha de armas quebradas está completo! E o melhor: aproveitando pedaços de miniaturas que de outro modo iriam para o lixo.

Armas quebradas 035 O velho sábio encontra algumas armas quebradas junto às ruínas que estudava. Seriam estes os sinais de um combate recente, ou apenas o descarte de equipamentos velhos por um aventureiro de passagem?

4 comentários:

  1. Excelente tutorial!
    O marcador ficou ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, excelente trabalho! Quanto tempo você levou para terminar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se descontar o tempo de esperar a cola e o washing secar, não deve ter me tomado mais de 30 min.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...