quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Afinal, o Que É o Movimento OSR?

Atualmente surgiu uma imensa discussão sobre o que seria de fato a OSR (Old School Renaissance, Old School Revival, Old School Rules, ou seja lá como você preferir chamar). A discussão foi longe ao ponto de alguns alegarem, não passar de uma jogada de marketig ou alegarem que ela não existe nem nunca existiu.

Bem, conceituar o movimento OSR é difícil, disso não há dúvida. Mas nem só porque algo é difícil (ou até mesmo impossível) de ser definido torna-se automaticamente algo falso ou inexistente.

Sou um biólogo, e a biologia é definida basicamente como a ciência que estuda a vida. Biólogos também são conhecidos por tentar avidamente classificar tudo – afinal, é assim, categorizando os seres em espécies que conseguimos identificar exatamente o que estamos estudando e estabelecer a relação evolutiva entre as diversas criaturas.

E ainda assim, ninguém nunca conseguiu conceituar de forma totalmente satisfatória e definitiva o que é vida. Mas nem por isso ninguém afirma que a biologia seja uma farça ou uma balela. Ao menos, ninguém sério e razoável.

Pois é, resumindo a história, biólogos estudam algo que eles não conseguem explicar o que é. Ainda assim, todos reconhecem a vida quando a encontram.  Claro, pode haver algumas pequenas divergências de opinião em um ou outro ponto, mas no geral todo mundo sabe o que é vida, mesmo que seja incapaz de conceituá-la.

Eu também trabalhei durante certo tempo academicamente com RPG, e uma das coisas mais complicadas e que gerava discussões das mais calorosas sempre foi conceituar o próprio RPG, definir o que se encaixava nesse gênero de jogo e o que não.

Mas, assim como no caso da vida, cada um pode ter sua  opinião própria sobre até onde algo pode ou não ser considerado um RPG, e ninguém ter uma definição totalmente satisfatória para o termo, mas ainda assim, quando falamos sobre RPG todo rpgista sabe exatamente a que tipo de jogo estamos nos referindo.

Mais importante, ninguém duvida ou renega a existência da vida ou dos RPGs apenas pela dificuldade de definí-los. E ninguém afirma que esses termos foram inventados, ou sejam perpetuados, apenas para alguém se auto-promover. Pelo contrário, é muito mais provável que qualquer um que dissesse isso, este sim, fosse acusado de estar apenas tentando se auto-promover.

A situação do movimento OSR é exatamente igual ao da vida e do RPG: não conseguimos definí-lo, há várias divergências sobre o que se encaixa ou não dentro dele, cada um pode encará-lo de uma forma, mas ainda assim, é inegável a sua existência. E mais importante, conseguimos reconhecer quando encontramos um elemento de jogo que é um verdadeiro representante da OSR.

O movimento OSR existe, e como tudo que existe de verdade, não precisa que as pessoas lhe conceituem de forma definitiva, ou sequer lhe entendam completamente, para que continue existindo.

7 comentários:

  1. OSR = Old Shit Rulez!

    Adorei essa definição do Tenkar...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. OSR = Old Shit Rulez! essa foi boa, pra mim OSR é a volta a um estilo de jogo onde td é experimentação, novidade e limites entre generos ( de literatura, e de jogo) nao sao definidos ou aceitos.
      ja reparam q o sword and sandals parece estar voltando ao cinema alguns anos atras remake do furia de titãs, recentemente filme do noe , imortais, hercules e agora o filme do exodo

      Excluir
  3. Sem querer criar caso...mas estou com o PHB da 5th de DnD em mãos e achei bem OSR !!! Esse lance de Old School pelo menos para mim é bem relativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cria caso não! É justamente isso que eu afirmei no texto: cada um tem suas percepções diferentes sobre o que seria ou não a OSR, e nem por isso ela passa a ser um movimento falso.

      Eu discordo que o D&D 5ªed seja OSR, mas concordo que ele traz muitos elementos próprio às ideias da OSR, que no fundo, são elementos originais do D&D.

      O fato é que a OSR já existia mesmo antes de receber este nome, e continua existindo, com comunidades inteiras se dedicando a jogos com estas características, mesmo com alguns grupos discordando de que características seriam estas.

      Excluir
    2. ...que seja...eu estava apenas expondo minha opinião ( como disse , não queria criar caso...)...desculpe...não acontecerá novamente...

      Excluir
    3. Não há do que se desculpar! E acho que você me entendeu errado: eu quero mais é que você continue expondo sua opinião! Não houve "caso" nenhum aqui.

      Você expões sua opinião, eu exponho a minha, e ao final concordamos ou discordamos, tanto faz. No fim, todo mundo sai com um pouco mais de pontos de vista sobre o assunto. e isso é ótimo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...