sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Faça Você Mesmo: Pinheiros

O Natal é uma ótima época para quem gosta de minitauras. E não é porque você pode pedir aquelas miniaturas que você estava querendo de presente para seus pais, irmãos, amigos, esposa, namorada, etc. (apesar de que você pode, se quiser), mas sim porque nessa época você encontra fácil muito material barato que pode utilizar para construir suas próprias miniaturas.

E em alguns casos, as miniaturas já estão praticamente prontas, necessitando quase nada de esforço para deixá-las prontas para o jogo. Hoje vou mostrar um exemplo que é exatamente assim: pinheirinhos de Natal que transformam-se em belos pinheiros nevados para suas miniaturas de RPG.

Materiais:

- pinheirinhos de Natal pequenos
- textura snow
- pincel
- um palito de sorvete ou espátula

Como fazer:

Tudo começa por procurar os pinheiros para comprar. Existem uns pinheirinhos de Natal que se usa para enfeitar mesas e aparadores, com cerca de 20cm a 30cm. É estes que vamos usar. Eles são uma peça única (isto é, não são de montar), tratando-se de um eixo de arame trançado com cerdas de nylon verde, fixado em uma base de plástico.

Eu comprei pinheiros em dois tamanhos:

Pinheiros (2) Os pinheiros ao lado de uma miniatura de Pathfinder, para escala.

A árvore de Natal maior tem cerca de 28,5cm e custou R$ 3,99. Já a menor, tem 20cm e custou R$ 2,99. Eu comprei duas de cada, o que me rendeu 4 árvores por menos de R$ 14,00 – ou seja, as 4 árvores saíram o mesmo preço da miniatura que está ali ao lado delas.

Como vocês podem ver na foto, geralmente estas árvores vem com uns enfeites bem feios colados nelas. Obviamente, vamos retirá-los. Os das minhas eram colados com cola-quente, então foi só puxar com cuidado, e usar a tesoura para cortar fora o excesso de cola, e estava tudo resolvido.

Pinheiros (4) Você pode guardar os enfeites para utilizar em outros projetos.

Pinheiros (10)As minhas 4 árvoresinhas de Natal juntas.

Como eu comentei antes, as árvores já estão praticamente prontas para servirem como miniaturas para os jogos, a única coisa que atrapalha são suas bases. No meu caso, as bases são de dois tipos diferentes, mas ambas são uma coisa de plástico estranha, que não passa nenhum realismo às árvores.

Uma possibilidade é tirar estas bases e trocar por outras, feitas por você mesmo, mas eu acho muito mais simples apenas modificá-las.

Pinheiros (12) Um close das bases. Definitivamente, não dá para deixá-las assim.

Você pode utilizar cola branca e areia para cobrir as bases, e então pintar para parecer terra, de forma similar ao que eu fiz nesta outra peça. Isso é especialmente adequado caso suas árvores sejam totalmente verdes. Mas como minhas árvores já eram naturalmente nevadas, optei por fazer as bases simulando montes de neve aos pés das árvores.

Para tanto, eu utilizei outra coisa que é bem mais fácil de encontrar agora no período de Natal: textura snow da Acrilex.

Pinheiros (16) Esta textura pronta de neve funciona melhor do que eu esperava.

A textura snow é uma massa acrílica texturizada pronta, ideal para simular neve. A da marca Acrilex existe em 3 tipos diferentes: neve, nevasca e neve glitter. Esse material é bem fácil de encontrar em lojas de artesanato esta época do ano, apesar de não ser tão comum no restante dos meses. Eu utilizei neste projeto o tipo “neve”, e paguei R$ 3,60 pelo pote, do qual só utilizei cerca de metade.

Não tem muito segredo aqui, apenas pegue a textura snow, que é uma massa pastosa com a consistência próxima à de um brigadeiro, e aplique sobre as bases das árvores. Utilize uma espátula ou um palito de sorvete para isso. Um truque para obter um resultado melhor é após a massa ter sido aplicada, bater sobre toda a superfície com as cerdas de um pincel, para reforçar a textura irregular da neve.

Pinheiros final 060 As bases já com a textura de neve.

Pinheiros final 041 O close de uma das bases em que coloquei o detalhe de uma rocha.

Certamente não é a melhor textura de neve do mundo, mas é bastante fácil de fazer, e gera um resultado visual bastante bom. Afirmo que o custo-benefício vale à pena.

Também é possível adicionar algusn detalhes extras às bases, como pedras e vegetação rasteira. Caso decida fazê-lo, aplique estes detalhes antes da textura snow. Eu coloquei umas pedras em duas das bases, apenas para dar uma variada nas peças.

Pinheiros final 034As quatro árvores juntas. 

E basicamente, é isso. Seus pinheiros já estão prontos. Se desejar, você poder aplicar verniz fosco nas bases, para dar maior resistência às peças.

Por menos de R$ 20,00 foi possível construir estas peças para um cenário representando um pedaço de uma floresta de coníferas em um inverno gelado.

Pinheiros final 023Um terrível encontro nas terras gélidas do norte! 

Pinheiros final 030 O rei dos gigantes de gelo surge na batalha.

Pinheiros final 026 O legal é que a natureza das cerdas de nylon permite que se encaixe miniaturas nelas, simulando personagens escalando a árvore.

Pinheiros final 067Um desentendimento entre um dos gigantes e seu rei vira a sorte a favor dos heróis! 

Além da facilidade de preparar estas peças, outra coisa boa é que, de quebra, você fica com umas peças legais para a sua decoração de Natal!

Pinheiros final 070 A decoração de Natal aqui de casa. E sim, nós temos muitos Playmobils!

2 comentários:

  1. Legal a ideia de fazer os pinheiros. Por coincidência eu fiz para mim também alguns deles, mas no meu caso fiz todo o processo de criar os pinheiros. A criação é bem fácil e não tive muito trabalho, o resultado final é parecido com este mas com uma tronco maior e visível. Se precisar de alguma dica para fazer é só falar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...