terça-feira, 17 de março de 2015

James Ward Sobre o Deities & Demigods

O lendário James Ward, jogador original do arquimago Drawmij, autor do Metamorphosis Alpha (a saber, considerado o primeiro RPG de ficção científica publicado), designer do cardgame Spellfire, co-autor do Gamma World (este considerado o primeiro RPG de tema pós-apocalíptico), e co-autor do suplemento Deities & Demigods para o AD&D 1ºed, dentre tantas outras coisas, fez uma interessante declaração em sua conta no Facebook no dia 20 de Fevereiro de 2014. 

Nesta declaração, copiada abaixo, ele fala sobre uma velha polêmica envolvedo exatamente o Deities & Demigods:

"Let me set the record straight on this again. I wrote the book Deities & Demigods with some slight help from others. In doing this work I included myths from H.P. Lovecraft's works and Elric of M. Moorcock works. Gary Gygax gave me M. Moorcock's address and I wrote him for permission and got it because I said it would renew peoples interests in his books. I wrote to Arkham House which was in my state of Wisconsin and also got the rights to Lovecraft's material. Going forward both groups sold their rights to Chaosium in California. Lawyers from Chaosium then sent a cease and desist letter to TSR. TSR had the permissions I gave them, but they had no money for lawyers at that time. So Brian Blume decided to take out those two sections. I went crazy. I had done my homework, I had gotten ironclad permission, and TSR wasn't going to fight it. I offered to replace the two sections with new ones and was told no. There was no copyright infringement. That was 30+ years ago. Every five years or so some idiot brings up the fact that TSR was in infringement on this book. Let me tell the people of the world who bring this up that they don't have their facts straight and it irritates the hell out of me." 

Traduzindo para o português: 

"Deixe-me esclarecer as coisas sobre este assunto novamente. Eu escrevi o livro Deities & Demigods com uma pequena ajuda de outras pessoas. Ao fazer este trabalho eu incluí mitos dos trabalhos de H.P. Lovecraft e dos livros sobre Elric de M. Moorcock. Gary Gygax me deu o endereço de M. Moorcock e eu escrevi a ele pedindo permissão e a consegui porque eu disse que isto renovaria o interesse das pessoas em seus livros. Eu escrevi para a Arkham House que ficava no meu estado de Wisconsin e também consegui os direitos sobre o material de Lovecraft. Um tempo depois, ambos os grupos venderam seus direitos para a Chaosium naCalifornia. Advogados da Chaosium então enviaram uma carta de cease and desist (N.d.T.: uma notificação de violação de propriedade intelectual) para a TSR. A TSR possuia as permissões que eu entreguei a ela, mas não tinha dinheiro para pagar advogados naquela época. Então Brian Blume decidiu por retirar aquelas duas sessões. Eu fiquei maluco. Eu havia feito minha lição de casa, eu tinha conseguido permissões sólidas, e a TSR não quis lutar por isso. Eu ofereci substituir aquelas duas sessões por novas sessões mas recebi um não. Não havia violação de copyright. Isto foi a 30+ anos atrás. A cada cinco anos mais ou menos algum idiota traz à tona o fato de que a TSR cometeu violação de direitos naquele livro. Deixe-me dizer às pessoas do mundo que ficam trazendo essa história à tona que seus fatos não estão corretos e que isso me irrita pra diabo." 

Ou seja, de acordo com a versão de Jim Ward (que, acredito eu, não deve mais ter lá muita razão para mentir sobre isso), a velha história de que a TSR foi obrigada a retirar as famosas sessões de Cthulhu e Elric do Deities & Demigods devido a terem violado os direitos de copyright da Chaosium não passa de uma lenda, ou melhor, de uma versão parcial da verdade. 

É bastante interessante  saber que a TSR de fato possuia os direitos para publicar estas sessões no livro, mas o que lhe faltava era condições de travar uma possível batalha judicial contra outra editora (sim, possível, porque uma carta de cease and desist não é uma ordem judicial, mas sim apenas um comunicado vindo de um advogado - ou seja, nunca houve uma decisão judicial sobre o fato).

Um comentário:

  1. Depois de ler isso aqui fui futucar a net e achei algo interessante.... http://www.geekhero.org/ADnDFE/files/ADnDFE_Deities%20and%20Demigods-Lost%20Mythos%20Only.pdf

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...