terça-feira, 18 de agosto de 2015

#RPGaDay2015: Jogo Mais Surpreendente

Mais uma postagem atrasada do desafio; esta, referente ao dia 04 do mês.

O jogo que mais me surpreendeu é um jogo que ainda não existe: Chopstick. “não existe” porque o jogo ainda não foi lançado oficialmente – ainda encontra-se em fase de playtest. E foi justamente num destes playtests que eu conheci o jogo. 

De autoria do meu xará Igor Moreno, Chopstick é um jogo que utiliza o sistema FATE para simular aventuras ao estilo de filmes de ação policial ambientados no submundo de Hong Kong (ou qualquer outro local com um feeling oriental), cheias de lutas, violência e ação frenética.

Tendo jogado na última hora do último dia de evento, ganhei o material do playtest de presente!

Joguei Chopstick em um playtest mestrado pelo autor no último World RPG Fest, e gostei muito do jogo. Confesso que não sou um grande fã do sistema FATE, mas toda a atmosfera que o Igor Moreno conseguiu incutir no jogo, desde a excelente diagramação das planilhas de personagem, até as regras específicas e acessórios que evocam um ambiente de jogatina oriental, encaixaram perfeitamente com o FATE para atingir em cheio o objetivo do jogo. E poder usar epítetos de filmes B de kung fu como “madame tornado”, “serpente dançante” ou “Bruce Lee coreano” como aspectos do personagem é simplesmente sensacional!

O conteúdo de um dos kits de playtest - perfeito para evocar a atmosfera do jogo

Posso dizer com toda a certeza que Chopstick me surpreendeu, e foi uma grata surpresa. Não porque eu duvidava da capacidade de game designer do autor – para mim o Igor Moreno está acima de qualquer dúvida nesse quesito – mas sim porque, ainda que eu aguardasse um jogo legal, Chopstick mostrou-se divertido além do que eu esperava, e com um visual que cai como uma luva, irrepreensível (ainda que trate-se apenas de um material de playtest).

Uma olhada no interior do livreto de regras- design simples mas muito bacana.

Chopstick tem tudo para ser um grande jogo, e mal posso esperar vê-lo disponível no mercado.

E a melhor parte: as planilhas de personagem! A versão final do jogo TEM de trazer um PDF editável nesse formato de ficha policial, com direito a inclusão da foto do meliante e tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...