domingo, 23 de agosto de 2015

#RPGaDay2015: Jogo Perfeito Para Você

É um pouco difícil concluir o que seria um “jogo perfeito”. Em questão de regras, qualquer sistema que eu possua bom domínio das regras (é sempre mais agradável jogar algo que você sabe como funciona), e cuja estrutura me agrade, é suficiente. Isso não significa que sou contrário a conhecer novos sistemas, apenas reconheço que mesmo num sistema novo, começo a me divertir mais quando já tiver entendido totalmente as mecânicas.
 
No geral, também prefiro fantasia a outros gêneros. Juntando essas duas características, eu poderia dizer que D&D está próximo do que eu poderia chamar de um “jogo perfeito”.

Eu também prefiro mestrar a aventura a jogar com um personagem. E sempre é bom quando os jogadores estão todos animados com as premissas da aventura e interessados em fazer a história avançar, de preferência, independente das oportunidades que o mestre lhes dá.

Tenho uma preferência clara por campanhas a aventuras one-shot. Simplesmente gosto de histórias que se desenvolvam de forma longa e complexa, e onde haja tempo de desenvolver os personagens (mas não ligo muito que eles morram – isso faz parte da graça do jogo). Para isso, também é importante que o cenário de jogo seja minimamente interessante.

Então, no fim, acho que uma campanha de D&D comigo mestrando e jogadores bem participativos é algo bem próximo do que eu entenderia como um jogo perfeito. Mas a verdade é que qualquer jogo em que todos os envolvidos estejam se divertindo é um jogo ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...