quarta-feira, 19 de agosto de 2015

#RPGaDay2015: RPG de Supers Favorito

Apesar de tudo, acho que meu RPG de super-heróis predileto ainda é o GURPS Supers. Mais especificamente, a encarnação deste para a 3ª edição do sistema. Este é um dos primeiros RPGs de supers que eu joguei (o primeirão acho que foi um RPG caseiro chamado “X-Factor” que fiz em conjunto com um vizinho), e ele é cheio de problemas, mesmo assim, penso que ainda fica com a vaga de “favorito”. 

Explico o porque: na minha opinião, um RPG de super-heróis tem de permitir a criação de qualquer conceito de personagem que um jogador seja capaz de imaginar, isso é, simular qualquer tipo de super-poder adequadamente e como concebido pelo jogador. E o GURPS Supers faz isso muito bem, nunca encontrei um super-poder que não fosse possível simular nele. E a preferência entre a encarnação da 3ª edição do GURPS em detrimento da 4ª edição é apenas devido à regra de super força - no GURPS 4ed é praticamente inviável montar um personagem com força nos níveis de Thor, Hulk ou Superman. 

Outro RPG de supers que eu gostei bastante é o Mutants & Masterminds 3ed (que a partir de agora será apenas M&M). A 2ª edição do M&M eu acho parecida demais com o d20 para funcionar direito em um jogo de supers, mas a 3ªed é um jogo muito bom, e a regra de power level resolve vários dos problemas tradicionais de jogos de supers. 

Ainda assim, já encontrei uns três ou quatro conceitos de personagem que não são possíveis montar dentro das regras do M&M, por isso o GURPS Supers ainda fica com o trono.

Um comentário:

  1. Existe um jogo novo denominado "Worlds in Peril" que tem a mesma engine de Apocalipse World e Dungeon World. O jogo é lindo e praticamente todo narrativo, ou seja, é possível criar qualquer tipo de super. Enfim, pena que é um jogo novo pois poderia estar na lista de muitos jogadores, desbancando até M&M e Gurps Supers.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...