sábado, 10 de outubro de 2015

Bazar das Maravilhas: Cryptex

O termo cryptex foi cunhado pelo autor Dan Brown para o livro O Código Da Vinci, e teoricamente refere-se a um aparato que teria sido idealizado por Leonardo Da Vinci, mas que nunca chegou a ser construido.

Apesar do primeiro cryptex de verdade só ter sido construído em 2004, nada impede que eles existam em  um mundo de fantasia repleto de magos engenhosos e anões e gnomos hábeis.

Abaixo, trago uma descrição do cryptex para ser utilizada no Old Dragon.

Cryptex

Um cryptex é um tipo de cofre portátil. Geralmente consiste de um cilindro de metal contendo cinco ou mais anéis giratórios contíguos e tampas em suas extremidades que tornam impossível ver o que há no interior do cilindro. Os anéis são afixados uns aos outros por uma estrutura metálica delicada, e cada anel é gravado com todas as letras do alfabeto, e como eles são capazes de girar individualmente, podem ser alinhados para formar diferentes palavras.

Um cryptex funciona de forma similar a uma fechadura de combinação, e se os anéis forem alinhados de modo a formar a senha correta, os mecanismos dentro do aparato se alinham e o cilindro se abre.

No interior do cilindro é possível esconder um objeto importante, geralmente um pergaminho, documento ou mapa, mas qualquer item suficiente mente pequeno para caber no cilindro é passível de ser guardado no cryptex.

Alguns modelos possuem um sistema de segurança embutido: uma frágil ampola de ácido que se quebra caso alguém que não conheça a senha correta tente forçar a tampa do cryptex. Se o frasco for quebrado, o ácido dissolverá o objeto guardado, destruindo completamente o que havia dentro, e em alguns casos danificando também o próprio cryptex.

 Um cryptex de madeira mostra que é possível fazê-los com uma infinidade de materiais.

Abrindo o cryptex: Há duas formas de se abrir um cryptex. A mais óbvia e fácil é conhecendo a senha. Caso não se seja o dono original do aparato, uma das maneiras é pesquisar a respeito do verdadeiro dono e através de investigação tentar descobrir qual seria a senha utilizada.

A outra maneira é através do talento Abrir Fechaduras. Um ladrão pode tentar arrombar um cryptex analisando o mecanismo e tentando descobrir a combinação correta. Para isso, é necessário um teste de abrir fechaduras para cada anel/letra do cryptex.

O cryptex só se abre caso todos os testes sejam bem sucedidos, no entanto não é possível saber se uma letra está certa ou errada até se tentar abrir o cryptex. Assim, é necessário sempre ir até o fim do processo para tentar abrir o aparato, e caso não se obtenha sucesso, é preciso começar de novo do início, já que não é possível saber em qual letra está o erro.

Usando o talento de abrir fechaduras, cada letra toma 5 minutos por tentativa, o que pode tornar todo o processo de abrir um cryptex sem conhecer a senha muito demorado.

Custo:

Cryptex, comum: 2.000 po
Cryptex, com armadilha de ácido: 2.050 po

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...