domingo, 6 de dezembro de 2015

Faça Você Mesmo: Dikesha

No cenário de Ravenloft, no domínio de Har'Akir, existe um conjunto de dados chamado Dikesha. Esses dados especiais são utilizados como uma forma de previsão do futuro ou leitura de sorte dentro do cenário.

A boxed set do AD&D Forbidden Lore, de 1992, trazia não só as regras para utilizar o Dikesha em jogo, como também era acompanhada de um conjunto de dados para representar o Dikesha. Infelizmente, uma caixa dessas com o conteúdo completo sai razoavelmente caro nos dias de hoje, o que implica que não é tão fácil conseguir um conjunto Dikesha original.

Considerando isso, e que eu queria usá-los em uma campanha de Ravenloft, eu decidi fazer meus próprios Dikesha!

Materiais:
- 5 dados de seis faces, de cores distintas (branco, vermelho, verde, amarelo e laranja)
- canivete ou estilete
- folha de adesivo transparente
- impressora
- verniz acrílico spray

De acordo com a história fictícia de Har'Akir, cada Dikesha é um dado feito de osso, esculpido com os símbolos específicos de seu tipo (cada dado é diferente entre si), e é tingido de uma cor específica - branco, verde, vermelho, amarelo e laranja.

Os Dikesha originais da caixa Forbidden Lore eram dados brancos de faces completamente lisas, nos quais deviam ser colados adesivos representando os símbolos presentes em cada um dos Dikesha. Cada conjunto de símbolos era desenhado na cor do Dikesha, para identificá-los facilmente. Ou seja, eles eram dados brancos, apenas com os símbolos coloridos.

Os Dikesha originais da caixa Forbidden Lore.

Eu decidi que já que eu iria fazer meus próprios Dikesha, eles seriam das cores corretas, ao invés de brancos.

A primeira coisa a fazer foi encontrar uma imagem escaneada da folha de adesivos dos Dikesha da caixa Forbidden Lore. Feito isso, eu tratei de garantir que a imagem estivesse no tamanho correto para que após impressa cada figura coubesse perfeitamente nas faces dos meus dados. Por fim, como meus dados serão nas cores corretas, tratei de deixar todos os símbolos pretos, ao invés de nas cores dos dados.

O resultado é esta imagem que você pode baixar aqui e imprimir em uma folha de adesivos transparente.

Com os adesivos já prontos, é hora de preparar os dados para recebê-los. É possível comprar dados de face lisa, o que torna todo o trabalho mais simples (afinal, é só colar os adesivos neles). No entanto, pode ser difícil de encontrar dados de faces lisas à venda no Brasil, o que pode tornar o custo um pouco alto. Outro problema pode ser encontrar o dado cor de laranja - por alguma razão obscura, é raro encontrar dados de faces lisas cor de laranja, e mesmo dados numéricos podem ser difíceis de encontrar nessa cor (eu levei alguns meses de procura para encontrar um dado adequado desta cor).

Eu optei por utilizar dados numéricos comuns, opacos, para os meus Dikesha. Para o conjunto ficar bom, é importante tomar cuidado para que todos os dados sejam do mesmo estilo e tamanho - eu optei pelo tipo de dado mais comum justamente para facilitar isso.

Eu utilizei dados similares a estes.

Se utilizar dados numéricos, como eu fiz, será necessário  raspar a tinta que cobre os números. Use a ponta de um canivete ou estilete para fazer isso. Mas cuidado ao fazer a raspagem, para não arranhar o plástico do dado, nem cortar seus dedos. O processo de raspagem dos números é um pouco trabalhoso e vai levar algum tempo, mas não é difícil.

Após todos os dados estarem sem nenhuma tinta em seus números, é hora de recortar os adesivos e colá-los nas faces dos dados. Não existe ordem das faces dentro de um mesmo dado, os adesivos podem ser colados em qualquer ordem. A única coisa que precisa ser obedecida é que os símbolos de um mesmo grupo devem pertencer ao mesmo dado.

Cada grupo de símbolos é relacionado com uma fase lunar, a qual é representada pela marca no canto superior esquerdo de cada símbolo. Abaixo eu relacionarei o conjunto de símbolos com a cor do dado para facilitar:

Dado vermelho, ou Rakesha.

Dado verde, ou Setakesha.
Dado laranja, ou Thothakesha.
Dado branco, ou Horakesha.
Dado amarelo, ou Shukeesha.

Com esse método de utilizar dados numéricos com a tinta raspada, ainda é possível enxergar o baixo relevo dos números sob os adesivos, no entanto não é um problema tão grave quanto aparenta.

Após os adesivos colados, os dados estão prontos para usar em jogo. Se você desejar uma proteção extra, pode aplicar uma camada de verniz spray nos dados, para fixar e proteger os adesivos. Eu fiz isso, principalmente porque usei uma impressora jato de tinta, e não queria que a tinta dos adesivos manchassem ou borrassem caso alguém os pegasse com as mãos úmidas (sabe como é, as garrafas de Coca-Cola geladas durante as partidas de RPG costuma ficar suadas e pingando sobre a mesa).

O meu conjunto Dikesha!

O fato de cada dado ser da sua cor específica ficou muito melhor do que os dados brancos originais,ao menos é essa a minha opinião.

 
Como os adesivos são transparentes, ainda é possível ver a "sombra" dos números abaixo de alguns símbolos.

No entanto, mesmo com esse pequeno "problema", isso não atrapalha em nada seu uso e o conjunto ficou muito bom.

E com esse procedimento simples você pode criar um prop bastante interessante e completamente funcional para entregar aos jogadores em suas aventuras de Ravenloft!

3 comentários:

  1. http://www.ludeka.com.br/Pecas-Fichas-Pedras-Peoes/Cubos-lisos?pages=1-1#p446 na Ludeka só não tem o laranja

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...