segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O Ídolo da Semana

O ídolo desta semana não é inspirado pela obra de David Trampier, na verdade ele é mais velho do que o próprio Trampier:

Slave Girl Comics nº 1, pg. 22

Slave Girl Comics nº 1, pg. 26

As páginas mostradas acima pertencem a uma revista em quadrinhos chamada Slave Girl Comics, publicada pela Avon Periodicals. Apesar do nome um tanto esquisito, a revista até parecia bem interessante, com histórias de um clima bastante sword & sandal (o irmão mais cinematográfico do gênero sword & sorcery).

As páginas reproduzidas acima são da primeira edição da revista (que só veio a possuir duas edições no total, e atualmente estão em domínio público), que foi publicada em Fevereiro de 1949 (para comparação, Trampier só viria a nascer em 1954). Os quadrinhos acima mostram um grande ídolo humanoide de feições bovinas, com chifres, sentado numa posição similar ao ídolo que Trampier desenhou para a capa do AD&D 1ªed.

Na história da revista, um grupo de salteadores do deserto esconde-se em uma dungeon cuja entrada fica sob o pedestal do dito ídolo, que por sua vez fica nas ruínas de uma cidade ancestral. Esse tema por si só é tão cliché no D&D que não é à toa que tem gente que vê essas revistas como uma boa fonte de inspiração para campanhas de RPG.

Será que David Trampier veio a ler essas revistas em sua juventude, deixando seus temas indelevelmente marcados em sua mente, e de certo modo influenciando-o no momento da criação da imagem do ídolo que nos é tão familiar? Nunca saberemos.

2 comentários:

  1. Será que existe alguma referência da cultura do mundo real para esse ídolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente exista sim. Falarei sobre isso em postagens futuras!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...