terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O D&D 5ªed Agora é OGL

Sim, depois de muito debate acerca do assunto se a Wizards of the Coast iria ou não disponibilizar uma licença ou não para a publicação de material para a 5ª edição do D&D, e se sim, que tipo de licença seria essa, agora finalmente temos a resposta: o D&D 5ªed é OGL (Open-Gaming License).

A WotC publicou hoje um anúncio onde há o Systems Reference Document (SRD) - um guia de referencia para os aspectos mecânicos do sistema que são liberado através da OGL. Mas essa nem é a maior surpresa.

A grande surpresa mesmo ficou por conta do Dungen Masters Guild, que é uma plataforma de venda online (e na verdade ligada ao sistema da DriveThruRPG/RPGNow, o que é ótimo) para aqueles que desejem publicar de forma autônoma e oficial materiais para o D&D 5ªed.

E para melhorar ainda mais a situação para quem deseja se aventurar a publicar materiais, no Dungen Masters Guild foram disponibilizados gratuitamente um template de formatação para aventuras, mapas e ilustrações coloridas, que podem ser utilizados livremente para a publicação de materiais que utilizem a SRD da 5ªed no Dungen Masters Guild.

A SRD também permite a publicação de materiais utilizando o cenário de Forgotten Realms, mas desde que a publicação seja feita através do Dungen Masters Guild.

Eu confesso que me surpreendi com os anúncios, pois pensava que a WotC não iria liberar uma licença aberta para essa edição. No fim, é uma boa notícia, pois aumenta as possibilidades de publicação de material criativo e de boa qualidade para a edição criado por terceiros.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...